#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Novo capítulo

27-03-2015 | 04:48
Por Liga Nacional de Basquete

Duelo que mais aconteceu na história do NBB, Flamengo e São José colocam bons momentos à prova e se enfrentam pela 27ª vez, neste sábado, ao vivo na web

Flamengo e São José/Unimed é um duelo de muita história. Foram 26 partidas entre eles no NBB, duas séries semifinais decididas no quinto jogo e, é claro, emoção de sobra. E neste sábado (28/03), as duas equipes farão o confronto de número 27 entre elas no campeonato nacional, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, às 18 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo via web no site da LNB, no link www.lnb.com.br/tempo-real.

Das 26 oportunidades em que estiveram frente a frente, o clube carioca ganhou 17 e possui ampla superioridade no confronto, enquanto os joseenses levaram a melhor em apenas nove. Se tratando de semifinais, uma vitória para cada lado, ambas por 3 a 2 – São José venceu no NBB 4 e Flamengo no NBB 5. Jogando em casa, o clube da Gávea saiu de quadra vencedor em 11 das 13 partidas frente ao esquadrão do Vale do Paraíba.

+Clique aqui e veja o histórico completo do confronto entre Flamengo e São José no NBB

“É sempre difícil vencer o Flamengo. É uma equipe montada para chegar na final, com um plantel que joga junto a mais de dois anos e de alta qualidade. Mas apesar de tudo isso temos que dar sequência a nossa crescente. Pra vencer o Flamengo é preciso jogar bem, com postura defensiva equilibrada, não deixá-los soltos, ao mesmo tempo com um bom ataque. A natureza do Flamengo é fazer 80, 85 pontos, por isso temos que ter uma boa defesa e um ataque solto. É complicado, não existe fórmula para vencê-los, é preciso jogar muito bem”, comentou o técnico do São José, Luiz Augusto Zanon.

Na última temporada, Flamengo e São José fizeram uma série semifinal muito acirrada (João Pires/LNB)

Na última temporada, Flamengo e São José fizeram uma série semifinal muito acirrada (João Pires/LNB)

Mas se o assunto é o presente, o Flamengo também está com superioridade em relação ao time joseense. Garantido no G-4 e consequentemente nas quartas de final do NBB 7, o clube da Gávea ocupa a terceira colocação, com 46 pontos e campanha de 20 vitórias, sendo nove delas nas últimas nove partidas, em 27 partidas disputadas na competição (74,1% de aproveitamento).

“Nosso time vem de boas atuações e resultados importantes, especialmente por se tratar da reta final da primeira fase, quando as coisas se definem. Por isso, precisamos manter o mesmo foco e jogar com a mesma entrega, visto que estamos lutando para terminar na melhor colocação possível e uma vitória nos mantém na luta por esse objetivo”, disse o ala/armador Vitor Benite, do Flamengo.

Já o São José, que havia perdido dez das 11 últimas partidas, vem de duas vitórias seguidas – sobre Liga Sorocabana e Macaé – e subiu do 11º para o nono lugar, com campanha de 12 vitórias em 27 confrontos (44,4% de aproveitamento). A meta da equipe do técnico Luiz Augusto Zanon agora é tomar o oitavo lugar do Franca, o que acontecerá caso vença o Flamengo neste sábado.

“Essa sequência nos deu um ânimo, mas quando estávamos perdendo tínhamos meta de classificar aos playoffs. Conseguimos isso com a vitória sobre a Liga Sorocabana. Agora nos restam três jogos e vamos buscar a melhor classificação possível. É difícil ficar entre os oito primeiros que tem o mando nas oitavas, mas agora estamos brigando pra isso. Continuar vencendo é importante para resgatar nosso emocional e a confiança. Precisamos seguir evoluindo e ganhando consistência para entrar forte nos playoffs”, falou Zanon.

Marquinhos, do Flamengo, e Betinho, do São José

Marquinhos, do Flamengo, e Betinho, do São José

No primeiro turno da atual temporada do NBB, no Ginásio Lineu De Moura, no Vale do Paraíba, o Flamengo levou a melhor sobre o São José, por 24 pontos de vantagem, placar de 94 a 71. E altas diferenças não tem sido novidade nos últimos duelos entre os dois times. No NBB 6, os rubro-negros venceram fora de casa por 20 pontos de frente (94 a 74) e perderam em casa por 22 (81 a 59).

“Será um jogo muito duro. O Flamengo é uma equipe muito forte, de muita qualidade. Mas ainda estou mais preocupado com a evolução da minha equipe e acredito que o resultado venha junto com isso. Se continuarmos crescendo e jogarmos bem teremos chances de vencê-los”, acrescentou Luiz Augusto Zanon.

Confira informações e curiosidades da partida entre Flamengo e São José/Unimed:

Precisam da vitória
Na reta final da fase de classificação, as duas equipes precisam da vitória por conta da intensa briga por posições. Depois de reassumir o terceiro lugar, o Flamengo ainda necessita vencer suas três partidas restantes para garantir o posto. Por sua vez, São José ainda tem chances de garantir o oitavo lugar e, consequentemente, ter o mando de quadra nas oitavas de final.

Destruíram
Com show dos alas/armadores Benite e Marcelinho Machado, que somaram para 43 pontos, o Flamengo derrotou o São José pelo placar de 94 a 71, no primeiro turno do NBB 7.

É recorde
Flamengo e São José é o confronto que mais aconteceu na história do NBB: total de 26 duelos diretos, sendo 19 deles vencidos pelo clube carioca e sete para a equipe joseense.

Uma pra cada
Na temporada 2011/2012, o São José desbancou o Flamengo, por 3 a 2 na fase semifinal, e garantiu vaga para a grande Final contra o Brasília. Já no ano seguinte, foi a vez dos rubro-negros darem o troco e avançarem à decisão pelo mesmo placar geral, 3 a 2.

No Tijuca, deu Flamengo…
Na última vez em que Flamengo e São José se enfrentaram no Ginásio do Tijuca, os cariocas levaram a melhor, por 83 a 75, em duelo válido pela fase de classificação do NBB 5.

Mas….
Quem venceu o último encontro entre os times em solo carioca, realizado no Ginásio da Gávea e válido pela fase de classificação do NBB 6, foi o São José, ao triunfar por expressivos 81 a 59.

Fator nação rubro-negra
O Flamengo venceu as últimas seis partidas que realizou ao lado de sua torcida fanática no NBB 7, triunfos sobre Paulista, Liga Sorocabana, Minas, Uberlândia, Macaé e Mogi das Cruzes.

Nove no total
Ainda com três vitórias recentes como visitante, a equipe dirigida pelo técnico José Neto soma nove partidas seguidas sem perder no NBB 7.

Representou por lá
O pivô Caio Torres, do São José, atuou no Flamengo durante as temporadas 2011/2012 e 2012/2013 e conquistou o título do NBB 5, no qual faturou o prêmio de MVP (Jogador Mais Valioso) da Final daquela edição, contra o Uberlândia.

Frente a frente
O duelo colocará frente a frente os dois jogadores que faturaram o prêmio de MVP das duas últimas Finais do NBB. Caio, pelo Flamengo, levou o prêmio na temporada 2012/2013, enquanto que o pivô rubro-negro Meyinsse levou o troféu na edição passada.

Paredões
Meyinsse e Caio também protagonizarão o duelo entre dois dos melhores jogadores do NBB 7 no quesito toco. O norte-americano do Flamengo é o terceiro melhor da competição (1,1 por jogo), enquanto que o camisa 13 joseense é o quinto melhor (0,85 por jogo)

Jogando muito
Em sua segunda temporada com a camisa do São José, Caio vem tendo grandes atuações e é o líder de rebotes do NBB 7, com média de 9,6 sobras por jogo. O pivô também é o segundo principal cestinha da equipe, com 14,4 pontos por partida.

Líder nos duplos-duplos
Além de liderar o NBB 7 em rebotes, Caio Torres também é o jogador com mais duplos-duplos na competição até o momento, com oito no total.

On fire
Com os 31 pontos marcados contra a Liga Sorocabana e os 30 pontos anotados diante do Macaé, o ala Jimmy Baxter, do São José, se tornou o primeiro jogador na temporada a anotar 30 ou mais pontos em dois jogos seguidos.

Voltou aos trilhos
No embalo das grandes atuações de Baxter, o São José interrompeu sua sequência de cinco derrotas e chega para o duelo frente ao Flamengo com duas vitórias consecutivas na conta.

Duelo interessante
O confronto marcará o encontro entre dois grandes armadores e que estão bem posicionados no ranking de assistências. Laprovittola, do Flamengo, é o quarto na lista (5,65 por jogo), enquanto que Valtinho, do São José, aparece em sétimo (5,15 por partida).

Melhor do NBB 7
No embalo de Valtinho, São José é o time que mais dá assistências de todo o NBB 7, com 18,6 passes decisivos por jogo. O Flamengo aparece como o quinto melhor, com média de 17,6 por confronto.

Melhor do NBB 7 #2
O time do Vale do Paraíba também é o melhor de toda a temporada 2014/2015 do NBB nos arremessos de dois pontos convertidos, com média de 22,6 acertos por partida. Os cariocas não estão muito atrás e aparecem em terceiro, com 21,3 bolas de dois certeiras por jogo.

Nos 3 pontos é diferente
Já nos arremessos para três pontos, as equipes possuem números bem diferentes. O Flamengo é o segundo time que mais acerta tiros de longa distância (9,8 por jogo), atrás apenas do líder Bauru (11,7 por jogo). Enquanto isso, São José acerta apenas 6,4 tiros longos por partida (6º pior do fundamento do NBB 7).

Desempenhos parecidos
No fundamento rebote, as duas equipes têm desempenhos bem semelhantes. O Flamengo pega em média 36,5 rebotes por jogo (4º melhor do NBB 7) e o São José acumula 35,7 por partida (5º melhor do NBB 7).

Seguem fora
Ainda lesionados, o armador Rafinha e o pivô Rafael Mineiro seguem de fora e serão desfalques para o técnico joseense Luiz Zanon mais uma vez.