#JOGAJUNTO

NBB Caixa

“Novo, velho” Flamengo

27-09-2016 | 05:03
Por Liga Nacional de Basquete

Espinha dorsal mantida e adição de jovens jogadores ao elenco: atual tetracampeão Flamengo inicia nova temporada de olho em mais um título do NBB CAIXA

O basquete brasileiro vive uma dinastia. Atual tetracampeão do NBB CAIXA, o Flamengo dominou completamente o cenário nacional da modalidade da bola laranja nos últimos anos e ainda conquistou os expressivos títulos da Liga das Américas, e da Copa Intercontinental, o popular Mundial Interclubes, em 2014.

Iniciando mais uma temporada com o status de “time a ser batido”, o clube da Gávea conta com um trunfo importante para sua caminhada: a manutenção de sua espinha dorsal. Presentes em todas as conquistas rubro-negras nos últimos quatro anos, os alas Marcelinho Machado e Marquinhos e o ala/pivô Olivinha irão para a quinta temporada atuando lado a lado com a camisa rubro-negra.

“Nosso time vem com uma força coletiva muito grande nos últimos anos e vamos trabalhar para que isso se mantenha nesta temporada também. Alguns jogadores saíram, outros chegaram e muitos ficaram, então temos que trabalhar bastante para chegar o mais preparado possível para defender nosso posto de tetracampeão no NBB”, disse Marquinhos, eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) da última edição do campeonato nacional.

Uma das referências do Flamengo nos últimos anos, Marquinhos irá para seu quinto ano no Flamengo (Fotojump/LNB)

Uma das referências do Flamengo nos últimos anos, Marquinhos irá para sua quinta temporada no Flamengo (Fotojump/LNB)

Junto da permanência do trio, o Flamengo ainda assegurou o retorno da dupla de garrafão Rafael Mineiro e JP Batista e do ala/armador dominicano Ronald Ramon, que irão para a segunda temporada na equipe. No entanto, algumas peças importantes no último ano saíram. Titularem em boa parte da campanha vitoriosa no NBB CAIXA 2015/2016, o armador Rafa Luz e os norte-americano Jason Robinson e Meyinsse não foram mantidos.

“A gente confia demais na qualidade da nossa equipe. Eu, Marquinhos e Marcelinho estamos aqui há um tempo e participamos de muitas mudanças. Tem também o JP, o Mineiro e o Ramon que já estavam aqui ano passado e vamos tentar passar esse nosso espírito vitorioso para os demais. Espero que a gente tenha o mesmo sucesso das últimas temporadas”, afirmou Olivinha.

Na contramão das perdas, o clube da Gávea foi ao mercado e “rejuvenesceu” seu plantel. Principal contratação da equipe para a temporada 2016/2017, o armador Ricardo Fischer tem apenas 25 anos e ainda é um jovem atleta apesar de já ter se firmado entre os melhores do campeonato. Ex-Paschoalotto/Bauru, o jogador está em fase final de recuperação de uma cirurgia no joelho e deve voltar à ativa nos próximos dias.

“Eu acredito muito na competência e na capacidade dos jogadores mais experientes de potencializarem os mais jovens, que já mostraram seu valor. Estou motivado. A nossa equipe mudou bastante. Não só nossos jogadores, mas a maneira de jogar. Só que isso aconteceu nos últimos anos também. Tivemos desde o primeiro ano do nosso trabalho mudanças a cada temporada. E encaramos nos adaptando. A equipe muda, mas não mudamos nossos objetivos”, afirmou o técnico José Neto.

Ricardo Fischer, do Bauru, e JP Batista, do Flamengo

Agora é Mengão: Ricardo Fischer foi a grande contratação do Flamengo para a temporada 2016/2017 (João Pires/LNB)

Outro reforço flamenguista para a temporada, o ala/armador Humberto completou 21 anos recentemente, assim como o armador Pedrinho Rava, mais uma cara nova no time do técnico José Neto. Outras adições do clube da Gávea, os jovens Lelê e Léo Bispo têm 20 e 19 anos, respectivamente. Quem também deve ganhar espaço no elenco é o prata da casa João Victor, de apenas 17 anos e 2,13m de altura.

“Apesar de termos seis jogadores mantidos em relação ao último ano, precisamos achar uma nova identidade. Temos que tentar ajudar a molecada o máximo possível porque eles vão ser essenciais. Os mais experientes vão ter um volume de jogo maior e todos estão dispostos a dar o máximo para ajudar o Flamengo. Vai ser um desafio bem-vindo e sabemos que não é fácil ganhar cinco anos seguidos, mas vamos dar o máximo para defender nosso título”, declarou o experiente pivô JP Batista.

Antes da estreia no NBB CAIXA 2016/2017, marcada para o dia 05 de novembro, diante do Paschoalotto/Bauru, o Flamengo passará por uma série de testes. O primeiro deles foi com a disputa de um torneio quadrangular no Peru. Depois, a equipe participou do Super Four Rio-Nordeste, em Fortaleza, e duelou com Vasco, Solar Cearense e Universo/Vitória. Outro desafio da equipe na pré-temporada é a disputa do Campeonato Carioca, já em andamento.

“A gente se propôs a ter um elenco mais reduzido do que em anos anteriores, dando oportunidade a jogadores mais jovens. Mas independente disso nossa mentalidade vai ser sempre de vitórias. Nosso time sempre vai ser montado para vencer. Claro que precisamos melhorar algumas coisas, mas estamos em preparação e vamos em busca dos nossos objetivos lá na frente”, declarou o comandante José Neto.

Humberto é uma das novas caras do Flamengo para a temporada 2016/2017 (Stephan Eilert/Solar Cearense)

Humberto é uma das novas caras do Flamengo para a temporada 2016/2017 (Stephan Eilert/Solar Cearense)