#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Novo desafio

26-06-2015 | 06:15
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de duas temporadas no Paulistano, norte-americano Holloway acerta com o rival Pinheiros para a próxima temporada; Renan Lenz e Scaglia também chegam

Casa nova: Holloway defenderá o Pinheiros na próxima edição do NBB (Ale da Costa/Portrait)

Casa nova: Holloway defenderá o Pinheiros na próxima edição do NBB (Ale da Costa/Portrait)

Após duas temporadas vestindo a camisa do Paulistano/Unimed, Desmond Holloway terá casa nova na próxima temporada, mas não precisará deixar a cidade de São Paulo. O ala norte-americano acertou com o também paulista Pinheiros, grande rival de sua ex-equipe, para a disputa do NBB 8 e jogará por seu terceiro time diferente em solo brasileiro – antes de chegar no Paulistano atuou na Liga Sorocabana.

Nascido no Estado de Indianapolis (EUA), Holloway chegou ao Brasil antes do início do NBB 5 e, logo de cara, mostrou seu cartão de visitas. Com média de 20,3 pontos por jogo – 751 no total –, o jogador acabou a competição como o principal cestinha e recebeu o Troféu Oscar Schmidt. No ano seguinte, acertou com o Paulistano e foi um dos principais destaques da campanha que levou o clube da capital ao histórico vice-campeonato do NBB 6, com médias de 18,0 pontos e 5,1 rebotes por partida.

No NBB 7, Holloway atuou em 32 partidas e registrou médias de 14,8 pontos e 4,2 rebotes por jogo. Em suas três temporadas no NBB, o jogador disputou 111 partidas e soma média de 17,8 pontos em sua trajetória no maior campeonato de basquete do país, com direito a aproveitamentos de 55,4% nas bolas de dois pontos, 33,0% nos arremessos de três pontos e 82,1% nos lances livres.

Holloway esteve estre os principais cestinhas de todos os NBB's que disputou (Ale da Costa/Portrait)

Holloway esteve estre os principais cestinhas de todos os NBB’s que disputou (Ale da Costa/Portrait)

“Honestamente, eu sempre quis jogar no Pinheiros. Sempre tentei dar meu máximo em partidas que joguei contra o Pinheiros nos últimos anos justamente porque tinha o objetivo de jogar lá um dia. Agora essa hora chegou e vai ser um momento fantástico na minha carreira”, comemorou Holloway, de 25 anos e 1,92m de altura.

Além da contratação de Holloway, o Pinheiros confirmou mais dois reforços para a próxima temporada: o ala/pivô Renan Lenz, que estreou no NBB na última edição, com a camisa do São José/Unimed, e o ala Gustavo Scaglia, ex-UniCEUB/BRB/Brasília, que também atuará pela equipe Sub-22 do clube paulista na disputa da LDB 2015. Quem também está garantido no elenco pinheirense para o NBB 8 é o pivô Morro, que teve seu contrato renovado.

Outros quatro jogadores garantidos no plantel do Pinheiros para a temporada 2015/2016 são os jovens e promissores Georginho, Humberto, Lucas Dias e Wesley. Depois de brilhar nas duas últimas edições da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), o quarteto terá mais tempo de quadra entre os profissionais. Para o cargo de técnico, a direção pinheirense confirmou a volta do experiente Cláudio Mortari para o lugar de Marcel de Souza.

“Eu gosto muito do estilo do técnico Cláudio Mortari. Ele deixa os jogadores à vontade em quadra e sempre dá o suporte necessário. Espero poder ser um dos líderes da equipe. O Pinheiros tem jovens jogadores de muito talento em seu elenco, como Georginho, Lucas e Humberto, e espero poder ajudá-los de alguma maneira. Quero que nossa equipe ganhe o maior número de jogos possível e espero apresentar o meu melhor basquete para ajudar o time a chegar longe no NBB”, analisou Holloway.

Claudio Mortari, técnico do Pinheiros, faz da casa do basquete carioca, se não brasileiro, seu palco

Depois de uma temporada como supervisor, Mortari voltará a ocupar o cargo de treinado do Pinheiros (João Pires/LNB)