#JOGAJUNTO

NBB Caixa

O bom e velhoclássico

15-10-2018 | 12:36
Por Liga Nacional de Basquete

Protagonistas de duas Finais, Universo/Brasília e Flamengo voltam a se enfrentar no NBB CAIXA; entenda a história do confronto

Brasília e Flamengo fizeram duas Finais de NBB CAIXA e voltarão a se enfrentar desde 2010 (Alexandre Vidal/Flamengo)

Nada melhor do que um clássico “das antigas” para abrir a primeira semana do NBB CAIXA 2018/2019. Flamengo e Universo/Caixa/Brasília, que protagonizaram as Finais das duas primeiras edições da competição, voltarão a se enfrentar pelo campeonato brasileiro de basquete. O duelo será nesta segunda-feira (15/10), no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF), às 20 horas, com transmissão ao vivo do Facebook do NBB.

História antiga

A história do clássico começou pouco antes da “era NBB CAIXA”, mas a rivalidade se aflorou mesmo nas duas primeiras temporadas do maior campeonato do país. Potências máximas da época, as equipes fizeram as decisões de 2008/2009 e 2009/2010, com um título para cada.

Na primeira edição, o Flamengo levou a melhor na série melhor de cinco contra o Brasília por 3 a 2 e levantou o troféu do primeiro NBB CAIXA da história. Já na temporada seguinte, os dois times voltaram à decisão, mas os candangos deram o troco na mesma moeda ao ganhar o confronto final também por 3 a 2.

Ao todo, os dois times se enfrentaram 26 vezes na história do NBB CAIXA, com uma leve vantagem para o time rubro-negro, que contabiliza 14 vitórias, contra 12 dos brasilienses. Arthur Belchor, ala do Brasília, esteve presente em todas essas temporadas.

Estreias opostas

Universo/Brasília e Flamengo estrearam no NBB CAIXA de maneiras bastante opostas. Também no Ginásio Nilson Nelson, palco do clássico desta segunda-feira, o time candango debutou no campeonato sendo derrotado pelo Vasco da Gama, no sábado, de maneira emocionante, por 77 a 76.

+Estatísticas, vídeos, fotos e matéria de Brasília x Vasco

O destaque da equipe candanga ficou por conta do trio estrangeiro formado pelo ala norte-americano Zach Graham (25 pontos), o pivô venezuelano Windi Graterol (17 pontos) e o ala/pivô portorriquenho Ricky Sanchez (12 pontos), responsável por 71% da produção do time no duelo.

Já o Flamengo foi até Fortaleza (CE) e estreou na 11ª edição do campeonato brasileiro com grande vitória sobre o Basquete Cearense, também no último sábado, na Arena CFO, por 73 a 54.

+Estatísticas, vídeos, fotos e matéria de Basquete Cearense x Flamengo

Com 21 pontos, o atual MVP do NBB CAIXA, o ala Marquinhos, foi o cestinha da estreia rubro-negra. Quem também se destacou pelo clube da Gávea foi o ala Jhonatan, com 15 pontos, e o pivô Anderson Varejão, que deixou a quadra com um duplo-duplo de 12 pontos e 11 rebotes.

Flamengo estreou com vitória sobre o Basquete Cearense, fora de casa (Stephan Eilert/Basquete Cearense)

Fala aí

Zach Graham (Brasília)

“Todos sabem que nosso primeiro jogo foi uma dura derrota. Acho que fomos bem como time e que tínhamos a chance de ter saído com a vitória. A vantagem do nosso esporte é que, uma vez que a temporada começa, os jogos são perto um do outro. Temos que ter uma memória curta sobre a derrota, mas ao mesmo tempo tivemos uma preparação muito boa para a partida. Treinamos bem, assistimos aos vídeos e já começamos a trabalhar no que erramos contra o Vasco. Estou empolgado para ver nosso ginásio lotado com os nossos torcedores”, disse o cestinha do Brasília na estreia no NBB CAIXA.

Deryk Ramos (Flamengo)

“Primeiro é nítido o nível do campeonato, em que o Vasco foi até Brasília e venceu na casa deles, em um jogo super equilibrado. Outro ponto que podemos ver, principalmente no começo do campeonato, será os times se conhecendo e se entrosando ainda, por isso a importância desses primeiros jogos, pois todos podem dar uma base muito importante lá na frente”, falou Deryk.

“Podemos esperar um jogo duríssimo porque eles querem buscar sua primeira vitória, em um projeto novo, isso é muito importante nesse momento. Mas o Flamengo está muito bem preparado e em uma crescente. Cada jogo que passa o entrosamento melhora e vamos com tudo em busca dessa vitória”, concluiu o ala/armador rubro-negro.

Gustavo De Conti (técnico do Flamengo)

“A equipe do Brasília está voltando agora e é muito bom para o esporte. É uma equipe tradicional, de uma cidade que ama basquete e que tem também muitos torcedores do Flamengo. Sempre que o clube vem aqui é muito bem recebido”, declarou o técnico do Flamengo.

“O Brasília foi montado com jogadores experientes e vitoriosos, brasileiros e também estrangeiros de muita qualidade, com uma história muito boa em seus clubes e seleções. A equipe vai pegar conjunto durante a temporada e vai brigar pelas primeiras posições, com certeza. Esperamos um jogo muito duro, pois eles perderam a primeira partida e querem vencer em casa”, finalizou o comandante, duas vezes eleito Melhor Técnico do NBB CAIXA.

Dúvidas

Para a partida desta segunda-feira, o Brasília tem duas dúvidas: o ala Pedro Mendonça, que sofreu uma contratura lombar no jogo contra o Vasco e passará por testes na manhã desta segunda-feira, e o ala/pivô Andrezão, que também será avaliado por conta de um estiramento grau 2 no músculo posterior da coxa direita.

Já o Flamengo irá à quadra com elenco completo, o mesmo que enfrentou o Brasília. Os atletas são: os armadores Davi Rossetto, Franco Balbi e João Matheus (Sub-20), os alas/armadores Deryk Ramos e Kevin Crescenzi, os alas Marquinhos e Jhonatan Luz, os alas/pivôs Olivinha, David Nesbitt e Rafael Mineiro, e os pivôs Anderson Varejão e João Vitor (Sub-20).

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL e Açúcar Guarani.