#JOGAJUNTO

Liga Ouro

“O campeão voltou”

22-06-2018 | 11:46
Por Liga Nacional de Basquete

Com título da Liga Ouro 2018, Corinthians garante vaga no NBB CAIXA e retorna à elite do basquete brasileiro depois de 21 anos

Ao lado da fiel: Corinthians está de volta à elite do basquete brasileiro depois de 21 anos (João Pires/LNB)

A elite do basquete brasileiro terá de volta um verdadeiro gigante: o Corinthians. Com o título da Liga Ouro 2018, o Timão garantiu o direito da vaga no NBB CAIXA 2018/2019 e voltará a disputar uma competição de elite do esporte da bola laranja depois de 21 anos.

A última vez que o clube do Parque São Jorge participou de um campeonato nacional de primeira divisão no basquete foi em 1997, quando tinha no elenco ninguém menos que a lenda Oscar Schmidt. Na época, a competição era administrada pela CBB (Confederação Brasileira de Basketball).

Agora, 21 anos depois, o clube Bicampeão Sul-Americano (1964 e 1969), quatro vezes campeão Brasileiro (1965, 1966, 1969 e 1996) e vice-campeão mundial (1966) está de volta ao lugar que nunca deveria ter saído.

“O basquete brasileiro ganha muito com a volta do Corinthians, sem dúvidas. É um clube de camisa, que está totalmente preparado para estar no NBB. Tem um poder muito grande de atrair mídia e também tem uma torcida imensa, que está em todo canto do país. Nosso basquete precisa de novos adeptos, e um clube como Corinthians agrega muito valor a essa missão”, disse o capitão do Corinthians, Gustavinho.

Desde que o Corinthians anunciou sua volta ao basquete profissional, a expectativa em torno da equipe era enorme. Mas o time do técnico Bruno Savignani soube absorver a pressão da missão de voltar à elite e liderou a Liga Ouro 2018 de ponta a ponta.

Com campanha de 14 vitórias em 16 partidas, o Timão terminou a fase de classificação da Liga Ouro 2018 na liderança. Com isso, a equipe garantiu vaga direta na semifinal. Nela, bateu o Macaé Basquete por 3 a 1 e se credenciou à disputa do título.

Já nas Finais contra o São José Basketball, o clube alvinegro superou uma derrota no Jogo 1 em casa, venceu os três jogos seguintes de maneira duríssima, sendo um deles com incríveis quatro prorrogações, e levantou o troféu de campeão em pleno Ginásio Lineu de Moura ao fechar a série em 3 a 1.

+Estatísticas, fotos, vídeos e a matéria completa do jogo do título do Corinthians

“Desde o primeiro dia de treino a tônica da nossa equipe foi o trabalho coletivo, e hoje não foi diferente. O Bruno (Savignani, técnico) montou uma equipe em que todos os integrantes são capazes de decidir a qualquer momento e foi assim que tiramos vantagem ao longo do campeonato todo. O basquete não se ganha sozinho. Com certeza esse foi o grande mérito dessa conquista”, disse Gustavinho.

Um dos grandes aliados do Corinthians na volta à elite certamente foi – e será – sua torcida. Em todas as partidas da equipe na Liga Ouro 2018, lá estavam os torcedores, gritando, pulando e apoiando, independente da cidade. Na partida do título, para finalizar com chave de ouro, o Timão viu o cronômetro zerar ao som de “ô, o campeão voltou, o campeão voltou…”

“Isso é um sonho de infância que tenho. Todos os times que defendi foram com muito orgulho, mas o Corinthians tem um algo a mais. Desde criança eu me imaginava vestindo esse manto, com um ginásio lotado. Hoje a torcida compareceu aqui no Lineu e fez muito barulho mesmo com a torcida rival lotando o ginásio. Isso é indescritível. Ou melhor, isso é Corinthians”, finalizou o capitão do Corinthians.

Corinthians comemorou o título em pleno Ginásio Lineu de Moura (João Pires/LNB)