#JOGAJUNTO

NBB Caixa

O início

20-04-2015 | 05:22
Por Liga Nacional de Basquete

No Ginásio Vô Lucato, Limeira e Brasília abrem disputa das quartas de final do NBB 7 nesta quarta-feira, com transmissão ao vivo via WEB

Limeira e Brasília farão um confronto inédito na história dos playoffs do NBB (Brito Junior/Divulgação)

Limeira e Brasília farão um confronto inédito na história dos playoffs do NBB (Brito Junior/Divulgação)

O início das quartas de final do NBB 7 será nesta quarta-feira. No Ginásio Vô Lucato, no interior paulista, às 20 horas, Winner/Limeira e UniCEUB/BRB/Brasília se enfrentarão às 20 horas (de Brasília) na partida que marcará a abertura da segunda rodada dos playoffs do maior campeonato de basquete do país. O duelo contará com transmissão ao vivo via WEB (www.lnb.com.br/tempo-real).

Dono da segunda melhor campanha da fase de classificação, o time limeirense avançou direto às quartas de final e fará sua primeira partida na fase de mata-mata nesta quarta. Por sua vez, a equipe da capital federal passou pelo Pinheiros/SKY nas oitavas de final, por 3 a 1, e se garantiu nas quartas do NBB pela sétima vez em sete anos. Esta será a primeira vez na história em que Limeira e Brasília se enfrentarão nos playoffs do NBB.

+ Clique aqui e confira o caminho que as equipes percorrerão até a Final da temporada 2014/2015 do NBB

“A pausa foi boa para nossa equipe. Pudemos fazer alguns ajustes e também recuperar alguns jogadores que tiveram problemas físicos na fase final da fase de classificação. Além disso, pudemos observar nosso adversário e isso claro que ajuda. Mas por outro lado, perdemos um pouco do ritmo de jogo, e principalmente para essa primeira partida temos que estar ainda mais atentos para conter a ansiedade e controlar o ritmo do jogo”, declarou o pivô limeirense Fiorotto.

Pelo segundo ano seguido no G-4, o esquadrão paulista luta para atingir a inédita classificação às semifinais e para isso terá o fator casa a seu favor. Com a vantagem do mando de quadra, o time dirigido pelo técnico Dedé Barbosa atuará ao lado de sua torcida nas duas primeiras partidas da série e ainda sediará um possível quinto e decisivo jogo.

“Mando de quadra é importante. Treinamos todos os dias no nosso ginásio e conhecemos bem os pontos de referência, isso sem falar no apoio da torcida. Mas quando se trata de uma série entre dois times experientes essa vantagem é mínima. Sabemos que o que vai valer é a nossa atitude dentro de quadra, seja jogando no Vô Lucato ou lá em Brasília”, disse Fiorotto.

Limeira, do pivô Fiorotto, venceu 14 das 15 partidas que fez como mandante na fase de classificação (JB Anthero/Divulgação)

Limeira, do pivô Fiorotto, venceu 14 das 15 partidas que fez como mandante na fase de classificação (JB Anthero/Divulgação)

Do outro lado, a agremiação candanga tentará retornar às semifinais do maior campeonato de basquete do país. Tricampeão do NBB (2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012), Brasília foi eliminado nas duas últimas temporadas na fase de quartas de final, ambas as vezes pelo São José/Unimed, e agora lutará para voltar a figurar entre os quatro melhores colocados da competição nacional.

+Clique aqui e confira curiosidades e informações do confronto entre Limeira e Brasília

“Nossa equipe está bastante contente com a vitória na série contra o Pinheiros. Vimos uma evolução boa no time, principalmente na defesa e no jogo coletivo. Nosso time é bastante experiente e queremos continuar com esse espírito bom para esse confronto com Limeira”, disse o pivô Cipolini, do Brasília.

“A expectativa é de os jogos sejam difíceis, principalmente com uma equipe que chegou no segundo lugar na primeira fase. Vamos tentar ganhar uma partida em São Paulo para termos condições de trazer a série para Brasília com alguma vantagem”, concordou o técnico candango José Vidal.

Para vencer o duelo das oitavas frente ao Pinheiros, Brasília conseguiu uma vitória fora de casa logo na primeira partida. Também sem o mando de quadra, a equipe da capital federal iniciou o confronto atuando na capital paulista e triunfou. Depois, mesmo com derrota na segunda partida, saiu vitorioso nos dois duelos na capital federal e conquistou a classificação. Então, o enredo da fase anterior serve de inspiração para as quartas de final frente ao Limeira.

+Clique aqui e confira a tabela de jogos das quatro séries das quartas de final do NBB 7

“Estamos muito focados para esse primeiro jogo. Vimos na série contra o Pinheiros o quanto é importante começar a série com uma vitória fora de casa e vamos encarar esse jogo praticamente como um duelo de ‘vida ou morte’ para nós. Queremos muito a classificação para as semifinais e sabemos da importância de iniciar bem o confronto”, afirmou Cipolini.

“Precisamos diminuir a ofensiva do time de Limeira. Eles têm muitos jogadores de perímetro que gostam de arremessar da linha dos três pontos, algo muito semelhante ao que enfrentamos contra o Pinheiros. Sabemos que nossa defesa fez toda a diferença nas oitavas e queremos continuar assim para as quartas de final”, completou o jogador que anota em média de 14,7 pontos por jogo no NBB 7.

Brasília chega às quartas depois de eliminar o Pinheiros por 3 a 1 nas oitavas (Wander Roberto/Pinheiros)

Brasília chega às quartas depois de eliminar o Pinheiros por 3 a 1 nas oitavas (Wander Roberto/Pinheiros)

Nos dois confrontos entre as equipes na fase de classificação, Limeira levou a melhor. No duelo do primeiro turno, em Brasília, o time paulista abriu boa vantagem logo no primeiro tempo e conquistou a vitória por 87 a 83. Já na segunda partida, no Ginásio Vô Lucato, a vitória limeirense foi mais tranquila, por 83 a 69, em grande noite do dominicano Ronald Ramon (26 pontos) e do norte-americano David Jackson (17 pontos).

“Já nos enfrentamos na fase de classificação, e Limeira venceu as duas partidas, mas sei que isso não significa nada para o momento dos playoffs. Apesar disso, tenho confiança total na minha equipe, que mostrou durante todo o campeonato uma maturidade para apresentar um bom basquete”, afirmou o limeirense Nezinho.

A série que vale um lugar nas semifinais do NBB 7 será emblemática para Nezinho. Depois de defender Brasília por seis anos e ser uma das grandes figuras do tricampeonato nacional conquistado pela equipe, o experiente armador se transferiu para Limeira antes do início da temporada e agora encarará seu ex-time nos playoffs.

“Creio que será uma série muito disputada, principalmente tática e fisicamente. Já temos uma identidade e uma maneira de jogar que foi construída durante toda a temporada, então acredito que devemos manter nosso padrão de jogo que nos trouxe até aqui, com um nível de concentração, atitude e de vontade de ganhar, numa dose ainda maior”, concluiu o experiente jogador.

“Acho que a equipe deu um salto de qualidade no jogo. A gente sabe da qualidade que ele (Nezinho) tem, mas é difícil tentar limitá-lo. Tivemos muitas conquistas juntos, mas agora e cada um defendendo o seu e vamos tentar tirar proveito dessa confiança que a equipe está neste momento para ir bem nos playoffs”, disse Giovannoni sobre seu ex-companheiro.

Agora no Limeira, Nezinho atuará contra sua ex-equipe nas quartas de final do NBB 7 (Brito Junior/Divulgação)

 

Confira a tabela completa da série quartas de final entre Limeira e Brasília:

– Winner/Limeira (2º) x UniCEUB/BRB/Brasília (10º)
Jogo 1 – 22/04 (quarta-feira), às 20 horas, no Ginásio Vô Lucato, em Limeira – ao vivo na WEB
Jogo 2 – 24/04 (sexta-feira), às 20 horas, no Ginásio Vô Lucato, em Limeira
Jogo 3 – 27/04 (segunda-feira), às 20h30, no Ginásio da Asceb, em Brasília – ao vivo no SporTV
Jogo 4* – 29/04 (quarta-feira), às 19h30, no Ginásio da Asceb, em Brasília – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – Data e horário a definir – Ginásio Vô Lucato, em Limeira

*Se necesário