#JOGAJUNTO

NBB Caixa

O Paulista vai começar

16-08-2012 | 11:50
Por Liga Nacional de Basquete

São José, vice-campeão do NBB, e Mogi das Cruzes abrem nesta quinta-feira o principal campeonato estadual do país, em São José dos Campos

Paulistas começam a disputar o título do estadual mais equilibrado do país (Montagem/LNB)

A bola vai subir para as equipes de São Paulo. Começa nesta quinta-feira (16/08) o Campeonato Paulista de Basquete Masculino 2012, considerado o estadual mais forte do país. Separados em duas chaves, 15 equipes vão disputar o título. Dez desses times estão inscritos no NBB: Pinheiros/SKY (atual campeão paulista), São José/Unimed (atual vice-campeão paulista e do NBB), Paschoalotto/Bauru, Vivo/Franca, Paulistano/Unimed, Winner/Kabum/Limeira, LSB (Liga Sorocabana de Basquete), Suzano/Campestre/Instituto Ratto, Mogi das Cruzes/Sanfill e Palmeiras. Completam a competição Metodista/São Bernardo, Inter/Prefeitura de Santos, América/Unirp/Rodobens/Smel/3M, ACBD/Rio Claro e Jacareí Basketball/ABJ.

O jogo de abertura do Paulista será feito por São José e Mogi das Cruzes, em São José dos Campos, a partir das 21h15 desta quinta, válido pelo grupo A. Será a oportunidade de a torcida da cidade do interior paulista rever os jogadores que fizeram uma campanha histórica na temporada 2011/2012 do NBB, levando a equipe à final, sendo batida apenas pelo tricampeão Uniceub/BRB/Brasília. Na estreia, o vice-campeão paulista e do NBB não contará com o MVP da competição nacional, o pivô Murilo, que se recupera de uma cirurgia para curar uma tendinite no joelho esquerdo. Além dele, o ala/pivô Jeferson ficará fora, para tratar um problema lombar.

Será a primeira partida do São José desde a final do NBB, por isso, o técnico Régis Marrelli alertou para os perigos que a equipe joseense pode encontrar na estreia no Paulista e que será fundamental manter a concentração durante todo o jogo, para evitar surpresas desagradáveis.

“Trata-se de uma estreia difícil, pois estamos há dois meses sem jogar e vamos encarar um adversário forte e reforçado, que vem fazendo boas campanhas desde que retornou a elite do basquete, mas nosso pensamento é de vitória, ainda mais jogando em casa. Para que isso ocorra, temos que entrar com o máximo de foco, fazendo prevalecer o mando, fato este que foi uma das virtudes do time nas últimas temporadas”, declarou Marrelli.

Surpreender é exatamente a meta do Mogi das Cruzes, sem perder o respeito pelo adversário. A preparação na pré-temporada foi centrada neste primeiro confronto do Paulista. “O time está bem e, mesmo perdendo os dois últimos amistosos, pudemos dar ritmo a todo elenco e fazer algumas análises importantes, pensando justamente nesta difícil estreia. Trabalhamos forte na pré-temporada, e o nosso objetivo é fazer um bom jogo, encarando com humildade a forte equipe do São José, mas procurando surpreender”, afirmou o técnico do time, Marcelinho Ribeiro.

Além de São José e Mogi das Cruzes, o grupo A tem Pinheiros, Paulistano, Suzano, Palmeiras, Metodista, Palmeiras e Inter de Santos. A chave B é formada por Bauru, Franca, Limeira, Liga Sorocabana, Rio Claro, América de São José do Rio Preto e Jacareí. A estreia de todas as outras equipes, exceto Rio Claro, no Paulista acontecerá neste fim de semana.