#JOGAJUNTO

NBB Caixa

O reencontro

23-01-2013 | 03:50
Por Liga Nacional de Basquete

Rivais na briga por primeiras posições, Uberlândia e Franca se enfrentam em partida que marca o reencontro de Hélio Rubens e Helinho com a equipe francana

Hélio Rubens e Helinho enfrentarão sua ex-equipe, o Franca, do técnico Lula Ferreira, pela primeira vez no NBB (Montagem/LNB)

Além do fato das duas equipes fazerem parte do G4, e estarem empatadas na história do confronto no NBB, outro fator chama a atenção no duelo entre Unitri/Universo e Vivo/Franca. O reencontro da dupla Hélio Rubens e Helinho com a equipe francana, que pela primeira vez, se enfrentarão na principal competição do basquete nacional. A partida será nesta quinta-feira (dia 24/01), no Ginásio Homero Santos, Uberlândia (MG), às 20h00.

Helinho e Hélio Rubens vestiram a camisa do Franca juntos por aproximadamente seis anos, e nesta temporada, voltaram ao Uberlândia, equipe em que atuaram em 2004 e 2005. Para o treinador, a sensação é de missão cumprida com a equipe francana, e disse que está feliz e valoriza apenas o serviço prestado ao basquete.

“Eu não vejo a partida nesse aspecto psicológico, fazemos esporte com respeito, embora adversários, prestamos serviços ao basquete. Como muitos pensaram, eu não encerrei minha carreira lá, não me despedi de Franca, cumpri minha missão com eles. Eu ia dar um tempo no basquete, até fui convidado para ser comentarista, mas fui honrado em receber a proposta do Uberlândia, minhas filhas moram aqui, o Helinho também veio pra cá, então estou muito feliz”, comentou o técnico Hélio Rubens.

O Uberlândia é o vice-líder da temporada, com 11 vitórias e quatro derrotas (73,3% de aproveitamento), e junto com o Flamengo, está invicto jogando em casa. Quem lê esses dados pensa que tudo é festa pelo lado dos mineiros, mas se engana. A equipe do técnico Hélio Rubens vêm de duas derrotas consecutivas, para Mogi das Cruzes e São José, ambas fora de casa. Se perder para Franca, além de ser ultrapassado por eles, pode chegar a sair do G4, contando com vitórias dos outros concorrentes na parte de cima da tabela.

“Nós estamos vivendo a nossa realidade, a ausência de três jogadores (Robby Collum, Valtinho e Léo), aguardando a recuperação deles estamos em processo de ganho de entrosamento, mas o clima é de confiança e de superação. Vai ser um ótimo jogo e vamos em busca de mais uma vitória”, completou o treinador.

Atual técnico do Franca, Lula Ferreira não poupou elogios para falar sobre a história de Hélio Rubens na equipe francana e classifica a trajetória do respeitado treinador como insuperável.

“No livro da história de Franca, o Hélio está em todas as páginas. Ninguém vai conseguir superar isso. Ele contribuiu durante sua vida toda para o basquete da cidade, tanto como jogador quanto como técnico. A história dele aqui em Franca é insuperável e ele é um cara respeitado por todos aqui, incluindo atletas e comissão técnica. Ele tem que ser reverenciado não só no basquete, mas em toda a história do esporte”, comentou Lula.

O Franca é o quarto colocado, com 11 vitórias e cinco derrotas (68,8% de aproveitamento). A equipe vêm de boa vitória contra o Mogi das Cruzes, fora de casa, por 95 a 59, jogo em que a equipe deu mais uma demonstração de sua força defensiva.

O time do interior paulista tem a melhor defesa da competição, com média de apenas 70,8 pontos sofridos por jogo. Além disso, o time comandado pelo técnico Lula Ferreira é o líder em roubos de bola, com média de 9,94 desarmes por partida.

“Vai ser um jogo de alta importância para nós. Lógico que qualquer jogo é importante, mas vamos jogar contra uma equipe que está acima da gente na classificação e que está no grupo dos quatro primeiros. Sabemos que uma vitória vale o dobro e uma derrota também. Eles ainda não perderam em casa, mas vamos atrás de uma vitória, que será muito importante para nós, lá na frente, tentarmos fechar a primeira fase no G-4”, finalizou Lula Ferreira.