#JOGAJUNTO

NBB Caixa

O último ato

22-12-2014 | 08:50
Por Liga Nacional de Basquete

Em partida isolada nesta terça-feira, Pinheiros e Palmeiras fazem o último jogo do NBB 7 antes da pausa para as festas de fim de ano

Nesta terça-feira, o NBB 7 terá seu ato derradeiro em 2014. Em partida isolada da 13ª rodada, Pinheiros/SKY e Palmeiras/Meltex farão a última partida da temporada 2014/2015 antes das pausa para as festas do final de ano. O duelo acontecerá às 19h30, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), e contará com transmissão ao vivo para todo o Brasil através do canal SporTV 2.

O duelo entre os dois clubes da capital paulista será de extrema importância na briga por posições na tabela de classificação. Até o momento, as duas equipes possuem desempenho bastante parecidos: os pinheirenses venceram cinco dos 11 jogos que realizaram (45,5% de aproveitamento) e ocupam a nona colocação, enquanto que os palmeirenses possuem o mesmo número de triunfos, mas com um jogo a mais (41,7% de aproveitamento), e estão no 10º lugar.

Além da briga direta por posições, Pinheiros e Palmeiras também tentarão reencontrar o caminho das vitórias. Nas duas últimas rodadas, as equipes foram derrotadas pelos mesmos adversários (Paschoalotto/Bauru e Franca Basquete) e uma delas terá a chance de encerrar o ano de 2014 com o gosto de um resultado positivo de volta.

“É um jogo muito importante, para retomarmos o caminho das vitórias. Enfrentaremos um time muito forte, que está muito próximo da gente na tabela de classificação. Vamos em busca do resultado positivo para fecharmos o ano bem”, comentou o ala pinheirense Marcus Toledo, dono de médias de 11,0 pontos e 5,5 rebotes por partida no NBB 7.

Duelo direto e briga para voltar a vencer no NBB 7: quem leva a melhor? Pinheiros ou Palmeiras (Fabio Menotti/Palmeiras)

Duelo direto e briga para voltar a vencer no NBB 7: quem leva a melhor? Pinheiros ou Palmeiras (Fabio Menotti/Palmeiras)

Do lado pinheirense, a equipe luta por uma melhora defensiva para tentar voltar a vencer na competição. Dono do quarto melhor ataque do NBB 7 (82,3 pontos marcados por jogo), a equipe dirigida pelo técnico Marcel de Souza possui a defesa mais vazada até o momento (média de 86,3 pontos sofridos por jogo).

“Temos que colocar em prática o que temos de melhor: uma boa defesa e um conjunto forte. Com isso, temos mais chances de conseguir a vitória e encerrar o ano de forma positiva”, analisou o comandante pinheirense Marcel de Souza.

Enquanto isso, do lado palmeirense, a expectativa é por uma melhora no desempenho como visitante. Neste início de competição, a equipe do treinador Régis Marrelli realizou oito jogos longe de seus domínios e somou apenas uma vitória, conquistada na rodada de abertura do campeonato. De lá para cá são sete derrotas seguidas atuando fora de casa.

Confira informações e curiosidades da partida entre Pinheiros e Palmeiras:

Recuperações
Tanto Palmeiras quanto Pinheiros vêm de derrotas sofridas no interior paulista, ambos para Bauru e Franca.

Vantagem pinheirense
As duas equipes já se enfrentaram quatro vezes na história do NBB, com três vitórias para o Pinheiros e uma para o Palmeiras.

Aqui não!
O Pinheiros nunca perdeu para o Palmeiras jogando em casa na história do NBB. Foram dois jogos e duas vitórias.

De-Já-Vù?
A última partida entre Pinheiros e Palmeiras no Ginásio Henrique Villaboim no NBB também foi transmitida ao vivo pelos canais SporTV. Na ocasião, o clube pinheirense contou com grande atuação de Leandrinho Barbosa, autor de 23 pontos, e venceu, por 98 a 91.

Teve recorde
Na mesma partida, o pivô pinheirense Morro deu oito tocos e igualou o recorde do fundamento na história do NBB, que pertencia ao pivô Adriano Machado, alcançado no NBB 3.

A primeira
A primeira e única vitória do Palmeiras sobre o Pinheiros no NBB aconteceu na última vez em que os dois times se enfrentaram, no segundo turno da edição passada, no Palestra Itália, quando o clube alviverde contou com grandes atuações de Neto (20 pontos) e Stanic (16 pontos e 15 assistências) e venceu os pinheirenses pela primeira vez na história do campeonato.

Carrasco?
O ala/armador norte-americano Joe Smith, do Pinheiros, teve grandes atuações em todos os duelos que fez contra o Palmeiras. O jogador anotou 21, 24, 22 e 18 pontos nas respectivas partidas e possui média de 21,25 pontos contra o clube alviverde.

Desfalque certo
Por causa de uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito, o armador Paulinho, do Pinheiros, está fora de combate. O jogador retornará às quadras apenas na próxima temporada.