#JOGAJUNTO

Mais basquete

Olho nele, NBA!

24-04-2013 | 10:59
Por Liga Nacional de Basquete

Dono do prêmio de revelação da temporada 2009/2010 do NBB, armador Raulzinho se inscreve no Draft da liga norte-americana de basquete

Raulzinho é marcado por Deron William em amistoso entre Brasil e Estados Unidos: duelo se repetirá na NBA? (Colin Foster/Divulgação)

Raulzinho vai tentar uma vaga na NBA. Na noite desta terça-feira, o armador, de 20 anos, teve sua inscrição no Draft (processo de seleção de calouros) da liga norte-americana de basquete confirmada e viverá a expectativa de ser um dos 60 escolhidos no dia 27 de junho, no Madison Square Garden, em Nova York (EUA).

Atualmente no Lagun Aro, time que disputa a primeira divisão do basquete espanhol, o atleta já brilhou no NBB. Na época com apenas 18 anos, o jogador despontou no cenário nacional com a camisa do Icatu/Minas e recebeu o prêmio de revelação da temporada 2009/2010 do maior campeonato do esporte da bola laranja do país. Além disso, Raulzinho fez parte do grupo da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

“Poder estar em Londres foi incrível. Apesar de não ter jogado muitos minutos, aprendi muito com a convivência no grupo, de estar entre jogadores de alto nível. Esta tem sido uma temporada muito dura, com momentos difíceis, mas estou aprendendo a lidar com essas situações cada vez melhor. Participar do Draft vai ser uma experiência muito boa”, disse o armador, que é filho do atual técnico do Minas, Raul Togni.

Raulzinho fez sucesso no Brasil atuando pelo Minas (Luiz Doro/Divulgação)

Mesmo com sua inscrição confirmada, Raulzinho não terá vida fácil para ingressar na NBA. Na atual temporada da Liga Endesa (campeonato espanhol), o atleta soma médias de 8,2 pontos e 2,9 assistências e é um dos destaques de sua equipe na competição.

“Sei que não é fácil ser escolhido, pela qualidade e pela quantidade de atletas que estarão lá, mas quero aproveitar ao máximo os treinos antes para melhorar, para evoluir”, disse.

Prestes a completar 21 anos, Raulzinho não se importa em ter que esperar algumas semanas para receber seu “presente de aniversário”. Apesar de as velinhas serem apagadas no dia 19 de maio, o brasileiro espera fazer a festa mesmo no dia 27 de junho.

“Ser selecionado no Draft, com certeza, seria um grande presente. Mesmo que atrasado, seria o melhor presente de aniversário que eu poderia receber”, finalizou.

Além de Raulzinho, o Brasil terá outro representante no Draft de 2013 da NBA. Trata-se do pivô Lucas Bebê, que também atua no basquete espanhol, no Asefa Estudiantes. Aos 20 anos, o jogador acumula passagens por Seleções Brasileira de base e é tratado como uma das grandes promessas do basquete verde-amarelo.