#JOGAJUNTO

Mais basquete

Oportunidade única

28-08-2014 | 03:38
Por Liga Nacional de Basquete

Comitê dos Jogos Olímpicos abre inscrições para o Programa de Voluntários Rio 2016, com vagas específicas para basquete; saiba como participar

campanhavoluntariosalexandreloureiro290702014_303

Comitê dos Jogos Olímpicos no Rio quer ter 70 mil voluntários trabalhando em suas competições em 2016 (Alexandre Loureiro/Divulgação)

Nesta quinta-feira (28/08), foram abertas as inscrições para o Programa de Voluntários Rio 2016. O comitê dos Jogos Olímpicos colocou como meta ter 70 mil voluntários brasileiros e estrangeiros atuantes durante todos os dias dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2016.

As vagas de Voluntários estão divididas em Generalistas (60%), que serão responsáveis pelo credenciamento e bilhetagem, serviços ao espectador, entre outros. Estes candidatos podem se enquadrar em qualquer área dos Jogos. Já os Especialistas (40%) cuidarão dos serviços médicos, idiomas, tecnologia e esportes.

Dentro das vagas para especialistas, serão recrutadas sete mil pessoas para Voluntários específicos do esporte (SSV), dentre eles o basquete. Para concorrer a estes postos, o candidato deverá ser atleta, ex-atleta federado, professor de Educação Física, árbitro, técnico, ou possuir experiência no mundo do esporte.

Rio2016_inscricao_voluntario especialista D - basquete

Sete mil vagas serão destinadas a voluntários para trabalhar com esporte durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2016 (Divulgação)

Os candidatos interessados em trabalhar especificamente com basquetebol devem enviar um email com o currículo resumido para o email paulo.villasboas@rio2016.com. O candidato receberá um código para que possa utilizar na inscrição no site do Rio 2016 e facilitar sua identificação posteriormente.

Para concorrer a qualquer uma das vagas de generalista ou especialistas, os candidatos deverão ter os seguintes requisitos mínimos: dez dias trabalhados, idade mínima de 18 anos em 2016, Ensino Fundamental, acesso à internet e disponibilidade para o processo de seleção e de treinamento (presencial e e-learning).

O principal meio de cadastro para o programa de voluntários é o site Rio 2016 (http://www.rio2016.com/voluntarios/).  Além de utilizar o site, os candidatos a voluntários também podem realizar o cadastro pessoalmente em sedes físicas.

Além do Rio de Janeiro que conta com 52 pontos físicos para inscrições, cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Distrito Federal também possuem pontos de inscrições. Mais informações serão encontradas no site Rio 2016. As inscrições serão encerradas no dia 15 de novembro de 2014.