#JOGAJUNTO

Interligas

Oportunidade única

22-03-2012 | 01:09
Por Liga Nacional de Basquete

Jovens revelações do basquete nacional aproveitam Interligas para aprender o máximo com a experiência de disputar um torneio internacional

O Torneio Interligas nasceu com o objetivo de reunir as principais equipes de Brasil e Argentina, criando um intercâmbio entre as duas principais escola do basquete sul-americano. Além disso, tornou-se uma ótima oportunidade para as equipes adquirirem rodagem e experiência em competições internacionais.

A edição 2012 do torneio é a primeira para três jovens promessas do basquete nacional. Pedro Henrique e Davi Rossetto, do Pinheiros/SKY, e Henrique Coelho, do Unitri/Universo.

Pedro, Henrique e Davi

(Célio Messias/LNB)

Dos três, apenas Davi já disputou competições internacionais por um clube. Foi a Liga Sul-Americana de 2011, competição em que o Pinheiros ficou com o vice-campeonato. Aos 19 anos, o pequeno armador de 1,80m tenta aproveitar ao máximo o convívio com algumas das principais estrelas do basquete sul-americano.

“Nessa idade tudo é aprendizado, seja qual for a competição que disputamos. Mas em um torneio internacional, esse aprendizado é maior”, explicou o camisa 5. “Por mais que eles [argentinos] sejam catimbeiros, também são muito técnicos e tem qualidade. É legal medir forças contra uma escola como a argentina”, completou o armador.

Rossetto também apontou a disciplina tática e a paciência como características argentinas que os brasileiros podem se espelhar para evoluir cada vez mais.

Para Pedro Henrique e Henrique Coelho, esta é a primeira vez em partidas internacionais defendendo seus clubes. O ala pinheirense, de 18 anos, está em seu primeiro ano com o time adulto e sabe que ainda não terá muito tempo de quadra, mas quer mostrar seu potencial quando as oportunidades aparecerem.

“É bom estar com o grupo. O time é muito forte e sei que não vou ter muitas chances de entrar agora, mas o que conta é essa experiência. Só de estar aqui já é um grande aprendizado”, comentou.

Dos três, quem vem recebendo mais oportunidades em quadra é o armador Henrique Coelho, que nas duas partidas realizadas neste Interligas foi titular da equipe uberlandense. Com apenas 19 anos, o armador leva nas costas a responsabilidade de substituir o experiente Valtinho, que ainda não está com 100% da condição física.

Contra o Lanús e o Libertad, Coelho somou pouco mais de 43 minutos jogados e, tanto em quadra como no discurso, tem mostrado maturidade incomum para um jogador de sua idade.

“O Valtinho é um grande jogador, mas somos uma equipe e cada um tem que dar um pouquinho a mais para suprir quando ele não está”, comentou.

Em sua primeira temporada com o Unitri/Universo, o armador, que teve passagem pelas seleções brasileiras de base, já se considera praticamente um novo jogador.

“Nesse período, acho que já melhorei uns 100% (risos)”, disse. “Estou mais tranquilo em quadra e confiante. Todo mundo acredita muito em mim aqui, tenho a confiança do treinador e estou trabalhando muito por isso”, completou.

Uberlândia e Pinheiros duelam nesta quinta-feira, às 20h30, no Ginásio Sabiazinho. Quem vencer fica com a vaga na grande final do Torneio Interligas 2012.