#JOGAJUNTO

LNB / NBB Caixa

Orgulho e expectativa

11-12-2014 | 05:07
Por Liga Nacional de Basquete

Histórica parceria entre LNB e NBA orgulha personalidades do basquete e é vista como grande desafio para crescimento da modalidade

Um marco histórico foi firmado nesta quinta-feira (11/12/2014). Em iniciativa inédita no esporte brasileiro, Liga Nacional de Basquete (LNB) e NBA (National Basketball Association) firmaram uma parceira pioneira de longo prazo que tem como principal objetivo o desenvolvimento da modalidade no Brasil.

O anúncio foi feito em coletiva de imprensa realizada no Esporte Clube Pinheiros, na cidade de São Paulo (SP) e, além da presença de executivos de NBA e LNB, contou com a presença de autoridades e personalidades do basquete brasileiro, como o lendário ex-treinador Hélio Rubens, os ex-jogadores Marquinhos Abdalla, Cadum Guimarães, Marcel de Souza, que hoje é técnico do Pinheiros/SKY, que também foi representado pelo ex-treinador e atual supervisor, Cláudio Mortari.

“Essa parceria com a NBA é um novo marco do trabalho que vem sendo feito pela LNB. Agora a NBA estará presente com seu ‘knowhow’ na nossa liga. Isso significa um grande desenvolvimento para o nosso basquete. É uma coisa que não tem explicação. E nós obrigatoriamente temos que nos organizar ainda agora mais com essa parceria”, disse Hélio Rubens.

A parceria entre LNB e NBA é inédita neste formato entre ligas esportivas no Brasil. As duas entidades trabalharão juntas para atingir um número cada vez maior de fãs e alavancar novos negócios para a LNB, com um planejamento estratégico de marketing que visa valorizar o basquete como produto.

“É um desafio maravilhoso, mas ao mesmo tempo temos uma expectativa sensacional, pois não é qualquer país que consegue uma parceira como essa, e o Brasil conseguiu. Estamos vibrando de alegria e satisfação, mas cientes da enorme responsabilidades que teremos na sequência do nosso trabalho”, completou Hélio Rubens.

Muitos dos técnicos e dirigentes dos clubes do NBB praticamente vivem um sonho. Apesar de terem vivido a época de ouro do basquete brasileiro, os famosos ‘Anos Dourados’ da Seleção Brasileira nos anos 60, 70 e 80, nomes como o dos ex-jogadores Marcel de Souza, hoje técnico do Pinheiros/SKY, e Marquinhos Abdalla, parecem estar vivendo novos grandes tempos no esporte da bola laranja.

“Eu venho de uma época em que eu viajava para Franca com dois carros do meu pai e uma van da prefeitura. Então, para o patamar que estamos hoje imagine o progresso que tivemos. A LNB é muito forte, muito organizada, e todo esse bom trabalho atraiu a NBA. Eles não viriam aqui à toa. A LNB de fato mudou o basquete, e para mim, que vivi naquela época e agora voltei, imagine a felicidade que é isso tudo”, declarou ex-jogador da Seleção Brasileira e agora técnico do Pinheiros, Marcel de Souza.

“Em primeiro lugar precisamos enaltecer o trabalho feito pela LNB. Estamos na sétima edição do NBB e o campeonato está sendo cada vez mais bem organizado, e toda essa força fez com que chegássemos a essa parceria com a NBA. É uma parceria que só tem a somar. A NBA é o maior produto esportivo do mundo e ela deve ter visto alguma coisa muito forte aqui para chegar e fazer uma parceria. O basquete pode tranquilamente voltar a ser o segundo esporte na preferência nacional e, quem sabe, chegar até no futebol. A organização da LNB é maravilhosa, em questão de NBB, da LDB. Então acho que isso será um novo ‘boom’ pro basquete brasileiro”, comentou o ex-jogador da Seleção Brasileira Marquinhos Abdalla.