#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Os dois dentro!

23-10-2014 | 10:02
Por Liga Nacional de Basquete

Na última rodada do Grupo D, Bauru e Brasília confirmam classificação e garantem todos os times brasileiros na segunda fase da Liga Sul-Americana 2014

Bauru, de Alex, e Brasília, de Giovannoni, estão classificados à segunda fase da Liga Sul-Americana (Marcelo Figueras/FIBA Américas)

Alex, do Bauru, atuou diante do Brasília, sua ex-equipe, pela primeira vez; duas equipes estão classificados à 2ª fase da Sul-Americana (Marcelo Figueras/FIBA Américas)

Paschoalotto/Bauru e UniCEUB/BRB/Brasília estão classificados para a segunda fase da Liga Sul-Americana 2014. Nesta quinta-feira, na última rodada do Grupo D, as equipes asseguraram as duas vagas da chave e aumentaram para quatro o número de equipes brasileiras garantidas na sequência da competição continental.

Antes do início das partidas desta quinta-feira, o Grupo D tinha uma série de possibilidades matemáticas e bauruenses e candangos brigavam com o Defensor (URU) pelos dois lugares na próxima fase. Porém, com a derrota dos uruguaios para o Guerreros de Bogotá (COL) na partida de abertura da rodada, na prorrogação, por 89 a 83, tudo ficou definido antes mesmo do duelo entre os dois brasileiros.

Desta maneira, Bauru e Brasília entraram em quadra para o segundo duelo do dia no Ginásio Panela de Pressão já com as classificações garantidas e o confronto foi apenas para definir quem ficaria com a primeira posição da chave. Atuando em casa, o esquadrão do interior paulista levou a melhor, pelo placar de 88 a 78, e manteve os 100% de aproveitamento na competição (três vitórias em três jogos).

Vitória sobre Brasília deu ao Bauru o 1º lugar do Grupo D (Henrique Costa/Bauru Basket)

Vitória sobre Brasília deu ao Bauru o 1º lugar do Grupo D (Henrique Costa/Bauru Basket)

Com 20 pontos, o ala norte-americano Robert Day foi um dos destaques do triunfo bauruense e deixou a quadra como cestinha da partida. Pelo lado do Brasília, que fechou sua campanha no Grupo D com uma vitória e duas derrotas e superou Defensor e Guerreros nos critérios de desempate, os principais pontuadores foram o ala/pivô Giovannoni e o pivô Cipolini, com 17 e 16 pontos, respectivamente.

+ Clique aqui e confira todas as estatísticas da partida

Além das duas equipes oriundas do Grupo D, os outros dois brasileiros que disputam a Liga Sul-Americana 2014 – os paulistas Mogi das Cruzes/Helbor e Winner/Limeira – também estão garantidos na segunda fase . Junto do quarteto de times do NBB, as demais equipes classificadas são Malvín (URU), Comunikt (ECU), Boca Juniors (ARG) e Argentino de Junín (ARG).

“Isso (todas as equipes brasileiras na próxima fase) mostra a força do nosso basquete. Desde a criação do NBB, que é uma liga muito forte, a modalidade vem se fortalecendo a cada ano e não é à toa que temos quatro times do país classificados. Bauru está pegando essa onda e vamos em frente”, disse o técnico bauruense Guerrinha.

A segunda fase da competição será disputada nos mesmos moldes da primeira etapa. As oito equipes classificadas serão dividas em dois grupos e os dois melhores colocados de cada chave avançarão ao Final Four, ue novamente será disputado em partidas de eliminatórias simples (semifinal e final). Quem ficar com o título torneio garantirá vaga na Liga das Américas, que por sua vez levará seu campeão para a Copa Intercontinental, recentemente vencida pelo Flamengo.

A ABASU (Associação de Basquete da América do Sul) divulgará nos próximos dias o calendário completo, bem como as sedes, da segunda fase da Liga Sul-Americana. O primeiro grupo acontecerá entre os dias 04 e 06 de novembro e a outra chave será disputada na semana seguinte, entre 11 e 13 de novembro.

Bauru e Brasília voltarão a se enfrentar no dia 04 de novembro, novamente no Panela de Pressão, pela primeira rodada do NBB 7. Antes disso, Bauru fará a decisão do Campeonato Paulista diante do Winner/Limeira. A série decisiva do estadual acontecerá em uma melhor de cinco e começará na próxima segunda-feira (27).

Confira todos os resultados do Grupo D da Liga Sul-Americana 2014:

21/10 (terça-feira)
UniCEUB/BRB/Brasília 99 x 107 Defensor Sporting (URU)
Paschoalotto/Bauru 88 x 63 Guerreros de Bogotá (COL)

22/10 (quarta-feira)
Guerreros de Bogotá (COL) 70 x 90 UniCEUB/BRB/Brasília
20h – Paschoalotto/Bauru 94 x 80 Defensor Sporting (URU)

23/10 (quinta-feira)
Defensor Sporting (URU) 83 x 89 Guerreros de Bogotá (COL)
Paschoalotto/Bauru 88 x 78 UniCEUB/BRB/Brasília