#JOGAJUNTO

Mais basquete

Os finalistas

12-09-2014 | 07:16
Por Liga Nacional de Basquete

Estados Unidos e Sérvia vencem semifinais e decidirão título da Copa do Mundo de Basquete no próximo domingo, às 17 horas; França e Lituânia disputam o bronze

A Copa do Mundo de Basquete 2014 já tem seus dois finalistas. Estados Unidos e Sérvia conquistaram tranquilas vitórias na fase de semifinal e garantiram vaga na decisão da competição realizada na Espanha. O duelo que definirá o campeão mundial acontecerá no próximo domingo, no Palacio de los Deportes de la Comunidad, em Madri, às 17 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal SporTV.

O selecionado norte-americano foi o primeiro a assegurar seu lugar na finalíssima do principal campeonato de basquete do planeta. Ainda sem saber o que é perder no Mundial, a equipe comandada pelo técnico Mike Krzyzewski teve dificuldades no primeiro tempo diante da Lituânia e foi para os vestiários com oito pontos de frente (43 a 35). Mas um impecável no terceiro quarto, vencido por 33 a 14, trouxe tranquilidade ao time dos Estados Unidos e a vitória no duelo realizado na última quinta-feira, em Barcelona, foi confirmada com tranquilidade na parcial final.

Os Estados Unidos, do ala Klay Thompson, tenta vencer a Copa do Mundo por duas vezes seguidas pela primeira vez em sua história (FIBA/Divulgação)

Os Estados Unidos, do ala Klay Thompson, tentam vencer a Copa do Mundo por duas vezes seguidas pela primeira vez em sua história (FIBA/Divulgação)

Para sair vencedor, a seleção dos Estados Unidos contou com quatro jogadores com dígitos duplos na pontuação. O cestinha foi o armador Kyrie Irving, com 18 pontos, seguido pelos alas James Harden e Klay Thompson, ambos com 16 tentos anotados. Com 13 pontos, o também armador Stephen Curry completou a lista de cestinhas norte-americanos. Pela Lituânia, o principal pontuador foi o ala Mindaugas Kuzminskas, autor de 15 pontos.

Algoz do Brasil nas quartas de final, a Sérvia voltou a ter um desempenho praticamente impecável e não deu chances à França. Novamente sob a matuta do armador Milos Teodosic, grande destaque da vitória sobre a Seleção brasileira, a equipe do Leste Europeu dominou as ações da segunda semifinal no primeiro tempo, preciso segurar uma reação dos rivais na segunda etapa e venceu, pelo placar de 90 a 85.

Teodosic foi o grande destaque do duelo disputado em Madri, nesta sexta-feira, e deixou a quadra com 24 pontos, sendo 18 deles na primeira metade da partida. Quem também apareceu bem foi o ala/armador Bogdan Bogdanovic, principalmente no último quarto, autor de 13 pontos. Do lado francês, o ala Nicolas Batum teve uma atuação brilhante e marcou expressivos 35 pontos.

O armador Milos Teodosic foi o protagonista a vitória da Sérvia com 24 pontos. (FIBA/Divulgação)

O armador Milos Teodosic foi o protagonista a vitória da Sérvia com 24 pontos (FIBA/Divulgação)

Esta será a primeira vez que a Sérvia disputará uma final de Mundial. Parte da extinta Iugoslávia, dona de quatro títulos mundiais, o país participa da competição pela terceira vez em sua era independente – antes Sérvia e Montenegro – e chega pela primeira vez à decisão. Enquanto isso, os norte-americanos, que foram campeões mundiais em quatro oportunidades, farão a partida derradeira do campeonato pelo oitava vez.

Derrotados nas semifinais, Lituânia e França disputarão a medalha de bronze, neste sábado, às 13 horas (de Brasília). Caso saiam vencedores, os lituanos ficarão com o posto do Mundial pela segunda vez consecutiva, já que em 2010, na Turquia, a equipe ficou com o terceiro lugar. Do outro lado, a França luta para subir ao pódio da competição pela primeira vez na história.