#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Os mais valiosos

22-05-2015 | 05:01
Por Liga Nacional de Basquete

Alex (Bauru), David Jackson (Limeira), Hettsheimeir (Bauru) e Marquinhos (Flamengo) são os indicados para o prêmio de MVP do NBB 7

Alex está na briga para conquistar o título de MVP do NBB pela 1ª vez na história (João Pires/LNB)

Alex está na briga para conquistar o título de MVP do NBB pela 1ª vez na história (João Pires/LNB)

Quatro atletas concorrerão ao troféu individual mais desejado do NBB 7. Depois de votação que contou com a participação de técnicos, assistentes e capitão das 16 equipes que disputaram a sétima edição do NBB, além da imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros, Alex Garcia (Paschoalotto/Bauru), David Jackson (Winner/Limeira), Hettsheimeir (Paschoalotto/Bauru) e Marquinhos (Flamengo) são os indicados para o prêmio de MVP (Jogador Mais Valioso) da temporada.

A premiação faz parte do calendário anual da eleição dos Melhores do Ano do NBB, que também premiará Destaque Jovem, Melhor Defensor, Sexto Homem, Melhor Atleta Estrangeiro, Jogador que Mais Evoluiu, Melhor Técnico (Troféu Ary Vidal) e Quinteto Ideal (Armador, Ala/armador, Ala, Ala/pivô e Pivô).

A briga pelo MVP do NBB 7 conta com os dois últimos atletas que venceram este prêmio. Na temporada passada, Jackson se tornou o primeiro estrangeiro a atingir tal feito e Marquinho ficou com o troféu no NBB 5. Enquanto isso, os baurenses Alex e Hettsheimeir lutam pela inédita conquista em suas respectivas carreiras.

+Saiba quem são os indicados para os prêmios de Melhor Pivô do NBB 7
+Saiba quem são os indicados para os prêmios de Melhor Ala do NBB 7
+Saiba quem são os indicados para o prêmio de Melhor Armador do NBB 7
+Saiba quem são os indicados para o prêmio de Melhor Técnico do NBB 7
+Saiba quem são os indicados para o prêmio de Melhor Estrangeiro do NBB 7
+Saiba quem são os indicados para o prêmio de Jogador que Mais Evoluiu do NBB 7
+Saiba quem são os indicados para o prêmio de Melhor Defensor do NBB 7
+Saiba quem são os indicados para o prêmio de Melhor Sexto Homem do NBB 7
+Saiba quem são os indicados para o prêmio de Destaque Jovem do NBB 7

Hettsheimeir é outro bauruense na briga pelo prêmio de MVP (Henrique Costa/Bauru Basket)

Hettsheimeir é outro bauruense na briga pelo prêmio de MVP (Henrique Costa/Bauru Basket)

Com médias de 14,7 pontos e 5,5 rebotes e 4,2 assistências por partidas, Alex foi um dos principais destaques da histórica campanha do Bauru, líder na primeira fase e finalista da competição. Além de concorrer ao prêmio de MVP, o ala, de 34 anos também concorre ao troféu de melhor ala e também defenderá o título de Melhor Defensor, prêmio este que só ele venceu em toda a história do NBB.

Na briga pelo MVP, Alex terá a companhia de seu colega de time Hettsheimeir. Nascido em Araçatuba (SP), o pivô está em sua primeira temporada no NBB, depois de passar mais de oito anos atuando no basquete europeu. E a estreia no principal campeonato de basquete do país não poderia estar sendo melhor para o jogador de 28 anos. Com médias de 16,7 pontos e 6,1 sobras por jogo, Rafael é o cestinha e reboteiro do finalista Bauru.

MVP, melhor ala e melhor estrangeiro do último NBB, Jackson está na luta para defender seus três prêmios nesta temporada. O jogador de 32 anos também somou médias de 16,6 pontos, 3,7 rebotes e 3,2 assistências por partida, além de um aproveitamento de 40% nas bolas de 3, 55,1% nos tiros de 2 e assombrosos 94,8% nos lances livres, o melhor desta edição do maior campeonato do país.

Também na luta pelo bi-MVP, Marquinhos tenta repetir o feito da temporada 2012/2013, quando foi eleito o melhor jogador e levou o Flamengo ao título da competição. Com médias de 16,1 pontos e 4,5 rebotes por partida, Marcus Vinícius Vieira de Souza, o popular Marquinhos, vem sendo o principal destaque do clube da Gávea na atual temporada e teve papel fundamental para levá-lo a terceira Final de NBB consecutiva.

Últimos dois MVP's do NBB, Marquinhos e Jackson estão na disputa nesta temporada (João Pires/LNB)

Últimos dois MVP’s do NBB, Marquinhos e Jackson estão na disputa nesta temporada (João Pires/LNB)

Assim como todas as outras categorias, o vencedor do troféu de MVP do NBB 7 será
conhecido no dia 08/06 (segunda-feira), em São Paulo, na na Festa de Premiação dos Melhores do NBB 7.

Também foram lembrados na votação para MVP do NBB 7:
Guilherme Giovannoni (UniCEUB/BRB/Brasília), Léo Meindl (Franca Basquete), Jamaal (Macaé Basquete), Neto (Palmeiras/Meltex)Ricardo Fischer (Paschoalotto/Bauru), Robert Day (Paschoalotto/Bauru) e Shamell (Mogi das Cruzes/Helbor)

Confira todos os vencedores do prêmio de MVP na história do NBB:

2013/2014 – David Jackson (Winner/Limeira)
2012/2013 – Marquinhos (Flamengo)
2011/2012 – Murilo (São José/Unimed)
2010/2011 – Guilherme Giovannoni (UniCEUB/BRB/Brasília)
2009/2010 – Marcelinho (Flamengo)
2008/2009 – Marcelinho (Flamengo)