#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Os escolhidos

30-07-2014 | 11:03
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de boas participações no Sul-Americano, Raulzinho, Luz, Felício e Hettsheimeir são selecionados por Magnano e lutarão por vaga no elenco que irá ao Mundial

Raulzinho foi um dos selecionados por Magnano para lutar por uma vaga no elenco que irá ao Mundial (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Raulzinho foi um dos eleitos por Magnano para lutar por uma vaga no elenco que irá ao Mundial (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Após o término do 46º Campeonato Sul-Americano, Rubén Magnano definiu os nomes que completarão o elenco da Seleção Brasileira que se prepara para a Copa do Mundo da Espanha. Nesta quarta-feira, o treinador do selecionado verde-amarelo anunciou os armadores Raulzinho e Rafael Luz e os pivôs Cristiano Felício e Rafael Hettsheimeir como os escolhidos para treinar e lutar por uma vaga no plantel que disputará a competição que terá início no dia 30 de agosto.

Depois de boas participações no torneio continental, o quarteto se juntará aos dez jogadores – Marcelinho Huertas, Larry Taylor, Alex, Marcelinho Machado, Marquinhos, Guilherme Giovannoni, Tiago Splitter, Anderson Varejão e Nenê – que treinam desde o início da última semana sob a supervisão de Magnano.

Hetthseimeir foi o cestinha brasileiro no Sul-Americano (Samuel Veléz/FIBA Américas)

Hetthseimeir foi o cestinha brasileiro no Sul-Americano (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Logo de cara, os atletas participarão do Super Desafio Bra, competição amistosa que será realizada no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro e contará com a participação de outras duas seleções que também se preparam para o Mundial. Na quinta-feira, os brasileiros atuarão diante da Angola, às 20 horas (de Brasília), ao vivo no SporTV, enquanto que no sábado o duelo será contra a Argentina, às 10 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo.

Para chegarem ao elenco principal da Seleção Brasileira, os quatro atletas tiveram boas participações no Sul-Americano. Hettsheimeir foi o maior pontuador do time brasileiro na competição disputada na Venezuela, com média de 10,4 pontos por jogo. Além disso, o jogador que atuará pelo Paschoalotto/Bauru na próxima temporada do NBB ainda acumulou 5,8 rebotes por partida e estabeleceu a sétima maior média do fundamento de todo o torneio.

Com 10,2 pontos por confronto, Raulzinho foi o segundo maior cestinha do Brasil no Sul-Americano e agora tentará jogar o segundo Mundial de sua carreira. Bastante utilizado como ala/armador no torneio da América do Sul, Luz teve um alto aproveitamento nos arremessos de dois pontos (85,7%) e fechou sua participação na competição com média de 7,6 pontos por jogo. Enquanto isso, Felício foi o principal reboteiro da Seleção e o quinto maior de todo o campeonato, com 6,2 sobras por partida.

Agora, com a chegada dos quatro jogadores, que disputaram a Copa América 2013 pelo time verde-amarelo, Magnano terá 14 atletas à sua disposição para o restante da preparação para o Mundial. Para a competição, o treinador terá que fazer dois cortes, já que apenas 12 atletas poderão defender o país em solo espanhol.

Depois de boas atuações na Venezuela, Luz tentará por espaço na Seleção principal (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Depois de boas atuações na Venezuela, Luz tentará por espaço na Seleção principal (Samuel Vélez/FIBA Américas)

O Brasil está no Grupo A e atuará na cidade de Granada durante a fase de classificação do Mundial. Os adversários na primeira etapa da competição serão: França (30/08), Irã (31/08), Espanha (01/09), Sérvia (03/09) e Egito (04/09). Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam às oitavas de final.

Confira a programação completa da preparação da Seleção Brasileira para o Mundial 2014:

Felício lutará para disputar seu primeiro Mundial pela Seleção (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Felício lutará para disputar seu primeiro Mundial pela Seleção (Samuel Vélez/FIBA Américas)

– Super Desafio BRA
Local: Maracanãzinho (Rio de Janeiro)
31/7 (20h) – Brasil x Angola (SPORTV / Ao vivo)
01/8 (14h) – Angola x Argentina (SPORTV / Ao vivo)
02/8 (10h) – Brasil x Argentina (Tv Globo e SPORTV / Ao vivo)

– Torneio Internacional de Buenos Aires (ARG)
Dia 08/8 – Argentina x Brasil
Dia 09/8 – Brasil x México
Dia 10/8 – Argentina x México

– Amistoso Internacional em Chicago (EUA)
16/8 – Estados Unidos x Brasil

– Torneio Internacional na Eslovênia
21/8 – Brasil x Lituânia
22/8 – Brasil x Eslovênia
23/8 – Irã x Brasil

– 24/08 – viagem para Granada (Espanha)
25 ou 26/8 – Amistoso

– 30 de agosto a 14 de setembro – Copa do Mundo da Espanha
1ª Fase – Grupo “A” (Sede: Granada)
30 de agosto – Brasil x França
31 de agosto – Brasil x Irã
1º de setembro – Brasil x Espanha
3 de setembro – Brasil x Sérvia
4 de setembro – Brasil x Egito