#JOGAJUNTO

Mais basquete

Os finalistas

06-10-2014 | 10:27
Por Liga Nacional de Basquete

Atuando como mandantes, Limeira e Bauru vencem duelos decisivos das semifinais e avançam à decisão do Campeonato Paulista 2014

Os finalistas do Campeonato Paulista 2014 estão definidos. No último sábado, atuando como mandantes, Winner/Limeira e Paschoalotto/Bauru venceram o quinto e decisivo jogo de suas respectivas séries semifinais e avançaram à grande decisão da competição estadual.

De volta à decisão do Estadual após quatro anos, Limeira terá a vantagem do mando de quadra na série decisiva e atuará em casa nos dois primeiros duelos, além de também sediar um possível quinto e decisivo jogo.. Por sua vez, o atual campeão Bauru será mandante nas partidas de números três e quatro, esta última caso necessária.

Como as duas equipes disputarão a primeira fase da Liga Sul-Americana nas próximas semanas – Limeira jogará entre os dias 14/10 e 16/10 em Montevidéu, pelo Grupo C, e Bauru atuará em casa, entre os dias 21/10 e 23/10, pelo Grupo D – a primeira partida da decisão acontecerá somente no dia 27/10 (segunda-feira), às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Vô Lucato.

David Jackson comandou o triunfo que levou o Limeira à final do Paulista (JB Anthero/Divulgação)

David Jackson comandou o triunfo que levou o Limeira à final do Paulista (JB Anthero/Divulgação)

Depois de ver o Paulistano/Unimed vencer as duas partidas na capital paulista e empatar a série semifinal em 2 a 2, Limeira fez valer o mando de quadra. Com o Ginásio Vô Lucato completamente lotado, a equipe dirigida pelo técnico Dedé Barbosa venceu o duelo derradeiro, pelo placar de 85 a 76, e garantiu sua vaga na grande decisão do Estadual.

Melhor em quadra desde o início, os donos da casa conseguiram ficar na ponta do placar desde o primeiro quarto (17 a 14). No segundo período, a equipe do interior brilhou no ataque, não deu espaços aos rivais do outro lado da quadra e a diferença subiu para 15 pontos (40 a 25). Durante toda a segunda metade da partida, o Paulistano tentou reagir, mas esbarrou em uma boa atuação dos rivais.

Grande parte do triunfo limeirense se deve ao desempenho do norte-americano David Jackson. O MVP (jogador mais valioso) do último NBB foi o cestinha do jogo, com 22 pontos, e ainda assinalou sete assistências e seis rebotes. Pelo lado da equipe visitante, o maior pontuador foi o também norte-americano Kenny Dawkins, autor de 15 pontos.

Alex teve grande participação na vitória do Bauru neste sábado (Henrique Costa/Bauru Basket)

Alex teve grande participação na vitória do Bauru neste sábado (Henrique Costa/Bauru Basket)

Na outra série, Bauru viu Franca ficar à frente do placar durante boa parte do jogo. Mas com boa atuação no último quarto, principalmente nos minutos finais do jogo, os atuais campeões inverteram o cenário, garantiram a vitória por 76 a 69 e fizeram a festa ao lado de sua torcida, no Ginásio Panela de Pressão.

Mesmo atuando fora de casa, os francanos ficaram em vantagem durante praticamente todos os três primeiros quartos da partida e chegaram para os dez minutos finais com um ponto de frente (52 a 51). Foi então que tudo mudou. Sem dar chances aos rivais, os bauruenses dominaram completamente a última parcial e chegaram a abrir 12 pontos. Franca até reagiu, mas não teve jeito e a vaga na final ficou mesmo com os comandados de Guerrinha.

Recém-chegado ao Bauru, o experiente ala Alex Garcia teve sua melhor atuação pela equipe. O jogador que esteve com a Seleção Brasileira na disputa da Copa do Mundo foi o cestinha do jogo, com 23 pontos, garantiu um duplo-duplo ao colecionar 11 rebotes e ainda distribuiu seis assistências. Com 19 pontos e sete rebotes, o pivô Rafael Hettsheimeir, outro reforço do time para a temporada, também teve atuação destacada.

Confira o calendário completo da final do Campeonato Paulista 2014:

Winner/Limeira (1º A) x Paschoalotto/Bauru (2º A)
Jogo 1 – 27/10 (segunda-feira), às 20 horas, no Ginásio Vô Lucato (Limeira)
Jogo 2 – 28/10 (terça-feira), às 20 horas, no Ginásio Vô Lucato (Limeira)
Jogo 3 – 30/10 (quinta-feira), às 20 horas, no Ginásio Panela de Pressão (Bauru)
Jogo 4* – 31/10 (sexta-feira), às 20 horas, no Ginásio Panela de Pressão (Bauru)
Jogo 5* – 02/11 (domingo), às 18 horas, no Ginásio Vô Lucato (Limeira)

*Se necessário

Confira os resultados de todos os jogos das séries semifinais do Campeonato Paulista 2014:

Winner/Limeira (1º A) 3 x 2 Unimed/Paulistano (2º B)
Jogo 1 – Limeira 76 x 73 Paulistano
Jogo 2 – Limeira 72 x 71 Paulistano
Jogo 3 – Paulistano 95 x 71 Limeira
Jogo 4 – Paulistano 85 x 67 Limeira
Jogo 5  – Limeira 85 x 76

Paschoalotto/Bauru (2º A) 3 x 2 Vivo/Franca Basquete (4º A)
Jogo 1 – Bauru 95 x 72 Franca
Jogo 2 –  Bauru 80 x 82 Franca
Jogo 3 – Franca 80 x 77 Bauru
Jogo 4 – Franca 73 x 102 Bauru
Jogo 5 – Bauru 76 x 69 Franca