#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Ótima contratação

25-11-2015 | 06:39
Por Liga Nacional de Basquete

Caxias vai ao mercado e acerta chegada do ala/armador Betinho, que disputou todas as temporadas do NBB; jogador deve estrear na próxima semana

Betinho disputou o último NBB pelo São José e agora reforçará o Caxias (Ale da Costa/Portrait)

Betinho disputou o último NBB pelo São José e agora reforçará o Caxias (Ale da Costa/Portrait)

A equipe do Banrisul/Caxias Basquete anunciou nesta quarta-feira (25/11) uma importante contratação para a sequência do NBB. Em sua temporada de estreia na competição nacional, a equipe gaúcha acertou a chegada do ala Betinho, que tem passagem pela Seleção Brasileira e jogou todas as sete temporadas do maior campeonato de basquete do país.

Ao longo de sua carreira no NBB, Betinho vestiu quatro camisas diferentes (Limeira, Paulistano/Corpore, Decisão Engenharia/Minas e São José Basketball). Ao longo das 210 partidas que fez na competição nacional, o jogador tem 12,2 pontos de média.

“Acho que o principal de Caxias é que trata-se uma equipe que está se estruturando para crescer. Além disso, tem jogadores que estão em busca de um lugar de destaque, em busca de serem reconhecidos. Venho pra ajudar o máximo que eu puder, jogar com a garra e com a vontade que joguei em todos os times que passei, em busca de levar Caxias para os playoffs e fazer um grande papel dentro do NBB”, falou Betinho, o mais novo atleta do Caxias.

Betinho, que disputou todas as edições do NBB, vestirá sua quinta camisa na competição

Betinho, que disputou todas as edições do NBB, vestirá sua quinta camisa na competição (Newton Nogueira/Divulgação)

A estreia do jogador deve ocorrer diante do Paulistano, no dia 02/12, no Ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul. Por ser uma partida que teve sua data original adiada, Betinho não poderá atuar pelo Caxias neste sábado, no duelo contra Franca.

Betinho foi aos playoffs do NBB seis vezes, tendo como melhores retrospectos coletivos as quartas de final da competição. Curiosamente a fase foi alcançada em sua primeira e última temporada no campeonato. No NBB 1, com a camisa do Limeira, o atleta foi eliminado pelo time do Joinville por 3 a 1. Mesmo vencendo o primeiro jogo da série, o time limeirense não conteve os catarinenses, liderados por Manteguinha e Sobral.

Seis anos depois, desta vez atuando com o uniforme do São José, o ala voltou às quartas. Em uma série que chegou ao quinto jogo, a equipe paulista caiu diante do Flamengo. O jogador foi peça fundamental na vitória são-joseense no Jogo 2, que aconteceu no Rio de Janeiro. Perdendo a série por 1 a 0, o atleta veio à quadra e anotou 12 pontos, em 17 tentados, com mais seis assistências, o jogador totalizou 17 de eficiência.

Na temporada 2012/2013, o ala teve sua melhor temporada individual na competição.Na fase de classificação, o jogador teve média de 17.1 pontos por partida, e uma eficiência média de 15.91, ao longo dos 33 jogos que disputou. Nos playoffs seus números caíram um pouco. O atleta que na época atuava pelo Minas, teve 15.8 pontos por jogo e eficiência de 13.5, nos jogos decisivos.