#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Palavra de quem sabe

27-07-2017 | 08:26
Por Liga Nacional de Basquete

Presentes no 1º Nike Elite NBB Camp, ex-jogadores Eduardo Agra e Danilo Castro elogiam nova safra do basquete brasileiro e apontam nomes favoritos

Eduardo Agra e Danilo Castro auxiliaram os treinamentos do 1º Nike Elite NBB Camp (Caio Casagrande/LNB)

O primeiro dia do 1º Nike Elite NBB Camp contou com as ilustres presenças: os ex-jogadores Eduardo Agra, comentarista de NBA nos canais ESPN, e Danilo Castro, que comenta os jogos do NBB CAIXA na Band. Na tarde desta quinta-feira, os dois deram uma colaboração especial nos treinos dos “técnicos” Jefferson, Murilo, Shamell, Larry Taylor e Fúlvio.

“Achei muito válida a iniciativa desse camp. Foi uma grande iniciativa da LNB e da Nike, que tem costume de fazer isso fora do país. É muito legal ver a garotada disposta a escutar e aprender com esses atletas renomados, que dispensam apresentação. Os toques dados foram muito bem recebidos e vão agregar muito ao jogo deles”, comentou Danilo Castro, um dos maiores ídolos da história do basquete de Mogi das Cruzes.

“Fazia muita falta um camp desses”, disse Eduardo Agra (Caio Casagrande/LNB)

A clínica reuniu os 22 melhores atletas do basquete brasileiro entre 16 e 22 anos e os dividiu por posição em cinco equipes, cada uma delas comandada por uma estrela do NBB CAIXA da mesma posição. Em todos os treinamentos eles auxiliaram na mecânica dos exercícios e até mesmo em alguns toques aos jogadores.

“É uma experiência extremamente válida para os garotos, pois aprenderam de perto com atletas de altíssimo nível. É um camp muito bem organizado pela LNB e pela Nike. Pude ver de perto um cara como Jefferson ensinando garotos de 18, 19, 20, 21 anos. Fazia muita falta camps como esse para ajudar no desenvolvimento do futuro do nosso basquete. Fiquei feliz com o convite e bastante satisfeito com o que vi”, disse Eduardo Agra, campeão mundial em 1979 com o Sírio.

Tanto Danilo Castro quanto Eduardo Agra se surpreenderam com o potencial físico dos selecionados para o Nike Elite NBB Camp. Em especial, os pivôs. O grupo dos gigantes contou com João Victor França (2,13m), Adriano Big (2,09m), Michael Uchendu (2,05m), João Pedro Demétrio (2,05m) e o menino de 16 anos Vinícius Lúcio (2,12m).

“Aqui pude ver que temos um material humano muito bom. Temos alguns alas bem altos, como Lucas Dias, que é de uma posição que está em falta no Brasil. Mas fiquei assustado mesmo com os pivôs. Todos são grandes, ágeis, e isso mostra que os treinamentos dos clubes também estão muito bons. Fiquei encantado com o nível atlético, técnico e intelectual desses garotos”, analisou Danilo Castro.

Danilo Castro escolheu seu “time dos sonhos” do camp: Yago, Ruivo, Danilo Sena e João Victor e Adriano Big (Caio Casagrande/LNB)

Os dois ex-jogadores aproveitaram para dar suas opiniões sobre a garotada e escolheram seus “quintetos ideais” do Nike Elite NBB Camp. Eduardo Agra optou pelos mais consagrados e consolidados em suas equipes adultas. Já Danilo Castro foi na contramão e apontou cinco atletas mais jovens. Mas somente um atleta esteve nos dois “Dream Teams”: Yago Matheus.

“Escolho Lucas Dias, Georginho, Yago e Jaú, todos eles fizeram grandes aparições nos playoffs e atuam efetivamente no adulto em suas equipes. Com certeza são os que mais chamam a atenção. Mas um menino que também me chama a atenção e eu gosto muito é o Du Sommer, que veio para o Paulistano. Para mim são esses os que podem ter mais destaque no futuro”, apontou Agra.

“Já que o Agra escolheu os já consagrados, vou optar por escolher atletas mais novos. Gostei muito do Ruivo, que foi muito bem na série contra Bauru e merece uma chance maior na rotação do Pinheiros. Escolho também o João Victor, 18 anos e 2,13m de altura, corre muito bem a quadra. Danilo Sena, que ouço falar muito bem. Yago, um garoto que conheço desde os 13, 14 anos de idade e que brilhou nos playoffs do último NBB. Adriano Big, que é um monstro, um cavalo, muito grande e muito forte”, finalizou Danilo.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Eduardo Agra e Danilo Castro