#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Palmas para ele

29-09-2014 | 04:27
Por Liga Nacional de Basquete

Secretário Geral da FIBA Américas, Sr. Alberto Garcia é eleito a Personalidade do Ano pela LNB e recebe homenagem durante Copa Intercontinental

Eleito a Personalidade do Ano pela Liga Nacional de Basquete, o Sr. Alberto Garcia, Secretário Geral da FIBA Américas, recebeu uma homenagem no último domingo, durante o intervalo do histórico Jogo 2 da Copa Intercontinental 2014 entre Flamengo e Maccabi Tel-Aviv (ISR), vencido pelos brasileiros, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ).

Alberto recebeu a placa das mãos do Diretor Institucional e ex-presidente da LNB, Kouros Monadjemi, e do Secretário Nacional de Esportes de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, que por sua vez, foi o premiado na temporada 2012/2013, curiosamente na mesma HSBC Arena, após a decisão do NBB5, entre Flamengo e Unitri/Pilhas Energizer, também vencida pelos rubro-negros.

“Realmente é um prêmio muito importante. Geralmente você trabalha por muitas coisas e não tem um reconhecimento. Criei um sentimento muito grande com a Liga Nacional do Brasil e por isso venho dando toda a ajuda a eles. Me lembro que quando a Liga ainda não existia, propus ao Grego (ex-presidente da CBB e atual presidente da ABASU) e ao Kouros (ex-presidente e atual diretor institucional da LNB) que fosse criada a Liga Nacional de Basquete com apoio meu e da FIBA. Estou muito contente com o agradecimento”, contou Alberto Garcia.

Alberto Garcia recebeu o prêmio das mãos do Diretor Institucional e ex-presidente da LNB, Kouros Monadjemi, e do Secretário Nacional de Esportes de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, dono do prêmio do ano passado (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

Alberto Garcia recebeu o prêmio das mãos do Diretor Institucional e ex-presidente da LNB, Kouros Monadjemi, e do Secretário Nacional de Esportes de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, dono do prêmio do ano passado (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

Desde a fundação da LNB, em 2008, Alberto tem acompanhado e incentivado o basquete brasileiro em suas atividades, sempre trabalhando para que o Brasil tivesse o maior número de times nas competições internacionais, sedes nas mesmas, clínicas para árbitros, entre outras coisas.

Além de tudo isso, o Secretário Geral da FIBA Américas, nascido na Argentina, também estimulou o intercâmbio internacional de funcionários da Liga, como a ida do Gerente Técnico, Paulo Bassul, para o Mundial da Espanha, onde pôde conhecer as instalações e o modo de trabalho da Liga ACB (Espanha) e da Euroliga.

Contudo, o feito de Alberto Garcia que mais se destacou foi a criação da Copa Intercontinental, competição que resgatou a disputa de um título mundial de clubes depois de 17 anos, e ainda possibilitar que as duas edições da mesma fossem realizadas no Brasil – em 2013 em Barueri (SP), com Pinheiros/SKY e Olympiacos (GRE), e em 2014, com Flamengo e Maccabi Tel-Aviv (ISR).

“O Alberto (Garcia) sempre lutou exaustivamente para melhorar e dar mais oportunidade às equipes brasileiras internacionalmente, seja na Liga das Américas, ou em nos garantir a realização da Copa Intercontinental no Brasil. Ele assumiu pessoalmente esse compromisso com a gente para nos dar essa oportunidade. Fomos vistos no cenário internacional e acabamos sendo campeões do mundo. E isso gera um crescimento vertiginoso no nosso basquete. Ele foi o responsável por isso, por nos dar essa oportunidade. Ele, de fato, abraçou o Brasil e está sempre tentando ajudar o basquete brasileiro a crescer”, comentou o diretor institucional e ex-presidente da LNB, Kouros Monadjemi.

Como parte de seus objetivos no basquete brasileiro, Alberto Garcia afirmou que logo mais será aberta uma sede da FIBA em solo verde-amarelo, afim de impulsionar os trabalhos de crescimento da modalidade no país já visando competições futuras que o Brasil virá a disputar, como os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, e a Copa do Mundo de Basquete de 2019.

“A Liga Nacional é muito boa para os jogadores. No entanto, ainda temos muitas coisas por fazer, como trabalhar na base, implantar o trabalho em cada Estado, em cada município. Estamos abrindo uma sede da FIBA no Brasil, e assim daremos sequência, juntamente com a CBB, a todo um programa de evolução do basquete no país. As Olimpíadas de 2016 já estão aí. Temos que pensar pra frente, em 2020, 2024, tem também o Mundial de 2019 chegando. Temos que pensar coisas para o futuro, não para agora”, completou Alberto Garcia.