#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Papel fundamental

28-05-2015 | 09:18
Por Liga Nacional de Basquete

Líder histórico do NBB em participações e pontos em Finais, Alex Garcia é peça chave para o Bauru vencer o Jogo 2 e seguir vivo na decisão do NBB 7

O Paschoalotto/Bauru nunca precisou tanto de seu capitão Alex Garcia. Destaque da equipe por toda a temporada, o ala bauruense, que é um dos postulantes ao prêmio de MVP da sétima edição do NBB, terá que colocar em quadra toda a sua experiência, para deixar o Bauru vivo na disputa do título do campeonato nacional.

Depois de ser derrotado pelo Flamengo na primeira partida da série melhor de três jogos da final da temporada 2014/2015 do NBB, pelo placar de 91 a 69, a maior diferença da história de uma partida de Final de NBB (22 pontos), o Bauru não tem outro pensamento a não ser vitória ou vitória no Jogo 2 da Final do NBB 7.

“Não tem segredo para continuar vivo na disputa do título do NBB. Nosso time trabalha muito duro todos os dias, acho que precisamos melhorar a nossa atitude dentro de quadra do primeiro jogo. Nós começamos bem a partida, porém o principal problema foi que não conseguimos ter um bom aproveitamento em nossos arremessos e não reagimos”, analisou o ala Alex Garcia, do Bauru.

Alex, do Bauru, e Meyinsse e Benite, do Flamengo

Autor de 16 pontos, Alex foi um dos destaques do Bauru no Jogo 1 porém seu desempenho não foi o suficiente para dar o triunfo para sua equipe  (João Pires/LNB)

Sem contar com o ala/pivô Jefferson William, que disputou duas finais de NBB mas que está fora da decisão lesionado, Alex Garcia é o único jogador do elenco do técnico Guerrinha com experiência de disputar uma disputa de troféu do NBB.

E não é pouca experiência não. O camisa 10 bauruense disputa a quinta final de sua carreira do NBB e é o recordista da história do principal campeonato do país em número de participações na grande final.

Além disso, Alex Garcia, que é tricampeão do NBB com a camisa do UniCEUB/BRB/Brasília (NBB 2, NBB 3 e NBB 4), procura escrever seu nome mais ainda na história do NBB, já que se for campeão do NBB 7, se tornará o jogador mais vencedor da história do campeonato, com quatro troféus.

JPF_2191

O Bauru chegou a ficar atrás por 2 a 1 na série contra Mogi, porém conseguiu a virada e se classificou para a Final (João Pires/LNB)

Com tantas disputadas de playoff do NBB em sua carreira, Alex já viveu por cinco vezes um cenário em que seu time esteve atrás na série e conseguiu retomar a liderança, sendo que em três destas oportunidades a equipe de Alex conseguiu confirmar a vitória na confrontoe em duas não conseguiu se manter e acabou por eliminada.

“Esse playoff enfrentamos Franca e Mogi, dois adversário complicadíssimos e conseguimos a virada para depois ter a vitória na série. É claro que estamos falando de uma equipe muito mais forte agora (Flamengo), porém a gente tem time para conseguir a vitória, só precisamos focar em nosso trabalho, colocar em prática dentro de quadra aquilo que estamos treinando e vencer a partida”, comentou o capitão do Bauru.

Mesmo com um elenco recheado de estrelas, Alex é peça fundamental para o sucesso do Bauru. O ala de 35 anos está entre os líderes do Bauru em todos os fundamentos principais (pontos – 3º, rebotes – 3º, assistências – 2º, aproveitamento para 3 pontos – 3º, roubos de bola – 3º) e lidera a sua equipe em minutos em quadra e também eficiência.

Um dos candidatos ao prêmio de MVP da temporada 2014/2015 do NBB, Alex é líder histórico do NBB em disputas de Fina e também dono do maior número de pontos em decisões do campeonato nacional, com um total de 261 pontos em 16 partidas de final, média de 16,3 por partida.

Mas seu papel na defesa as vezes chega a ser mais importante que no ataque. Soberano em prêmios de melhor defensor do NBB, com seis conquistas em seis edições do prêmio, Alex tem a função de parar Marquinhos, principal cestinha do Flamengo nos playoffs e que teve atuação importante na primeira partida da final, com 15 pontos em 23 tentados (65,2% de aproveitamento) e seis rebotes.

Marquinhos, do Flamengo, e Alex, do Bauru

Melhor defensor das últimas seis edições do NBB, Alex tem papel importante em parar o ala Marquinhos, cestinha do Flamengo nos playoffs, com média de 16,4 pontos (João Pires/LNB)

Até então com aproveitamento perfeito em conquistas de títulos na temporada, com quatro troféus nas quatro competições que disputou – Campeonato Paulista, Jogos abertos do interior, Liga Sul-Americana e Liga das Américas –, a equipe bauruense precisa de todo jeito fazer valer seu mando de quadra para seguir vivo na disputa do título do NBB.

Porém, não será nada fácil. Além de enfrentar o poderoso Flamengo, que disputa sua terceira final consecutiva e briga para se tornar a equipe mais vencedora da história do NBB, o Bauru terá que mudar um retrospecto totalmente desfavorável para equipes do Estado de São Paulo em partidas de Final do NBB, que possui uma campanha de apenas uma vitória em sete partidas disputadas.

“Se tivermos um aproveitamento melhor em nossos arremessos, podemos mudar a carga e o animo do nosso time do primeiro jogo. Precisamos entrar em quadra no Jogo 2 com muita concentração, foco e disposição para vencer, que é o que o nosso time precisa fazer”, concluiu o líder histórico do NBB de pontos em Final.

Bauru e Flamengo se enfrentam no Jogo 2 da Final do NBB 7 neste sábado (30/05), às 10 horas (horário de Brasília), no Ginásio Neusa Galetti, em Marília (SP), com transmissão ao vivo do SporTV e também da Rede Globo. O Flamengo garante o título do campeonato nacional em caso de vitória, já o Bauru precisa vencer para forçar a terceira e decisiva partida da série, que se necessária, será disputada no dia 06/06, mais uma vez em Marília (SP).