#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Para cravaro topo

22-03-2019 | 11:35
Por Rodrigo Bussula

Líder por 17 rodadas, Franca garantirá 1º lugar da fase de classificação caso vença Mogi neste sábado: "estamos no caminho certo"

A temporada 2018/2019 do NBB CAIXA demonstra dia após dia que é uma das mais acirradas de todos os tempos. A prova disso é a luta intensa pelo posto mais alto na tabela de classificação, que atualmente tem dono: o Sesi Franca Basquete.

Com a incrível campanha de 21 vitórias em 24 jogos (87,5% de aproveitamento), a tradicional equipe da Capital do Basquete é a que mais venceu até agora e a que mais ficou na liderança no campeonato – 17 rodadas.

Franca é a equipe que mais venceu na atual edição do NBB CAIXA (Igor do Vale/Sesi Franca)

+Tabela de classificação do NBB CAIXA 2018/2019

Agora, para garantir a liderança da competição, o Franca precisará de uma simples vitória no confronto com o Mogi das Cruzes/Helbor, neste sábado (21/03), no Pedrocão, às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band.

“O jogo com o Mogi é de extrema importância para conquistar o primeiro lugar na fase de classificação. Para vencermos, teremos que ter intensidade e, junto a isso, foco e agressividade tanto no ataque quanto na defesa. Com isso, teremos o controle do ritmo do jogo e a vitória ficará mais próxima”, disse o treinador do Franca, Helinho Garcia.

No caso de uma vitória sobre os mogianos, o time comandado por Helinho Garcia, além de garantir a primeira colocação geral, também terá o direito do mando de quadra em todas as fases dos playoffs.

“Encerrar a fase de classificação em primeiro lugar é um dos nossos grandes objetivos na temporada e, até aqui, nossa campanha mostra que estamos no caminho certo. Ter o direito de decidir em casa possíveis jogos extras dos playoffs pode ser de extrema importância lá na frente”, comentou o treinador.

Para Helinho Garcia, classificar para os playoffs na liderança geral será de extrema importância (Divulgação/FIBA)

Em ótimo momento, o Franca figura entre as melhores equipes do basquete nacional. Mas a boa fase não é de agora.

O trabalho começou a dar frutos já no início desta temporada, com o título do Estadual sobre um de seus principais rivais: o Paulistano/Corpore.

Na ocasião, o time da Capital do Basquete levantou a taça na casa do adversário, encerrou um jejum de 11 anos sem títulos e pode soltar o grito de campeão.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Campeão Paulista 2018 🏀

Uma publicação compartilhada por Franca Basquetebol Clube (@sesifrancabasquete) em

E essa não foi a única conquista do Franca nesta temporada. Ainda em 2018, o time francano chegou às finais da Liga Sul-Americana, derrotou o Instituto de Córdoba (ARG) e se sagrou campeão pela primeira vez da competição internacional.

“Ganhar dois títulos nesta temporada (Paulista e Sul-Americana) nos dá moral, confiança e mostra que realmente temos que zelar pelo bom trabalho feito aqui. Mas, é claro, sempre iremos atrás de evoluirmos mais e mais”, frisou o treinador.

Título inédito da Liga Sul-Americana marcou a segunda conquista do Franca na atual temporada (Divulgação/FIBA)

Já no NBB CAIXA 2018/2019, o Franca manteve o mesmo ritmo e, na sexta rodada, assumiu a liderança da competição após a vitória sobre o Universo/Brasília, por 101 a 73.

Daí para frente, a equipe comandada por Helinho Garcia permaneceu praticamente o tempo todo entre os primeiros colocados e, até agora, se manteve no topo em 17 de 24 rodadas disputadas.

Para explicar essa grande campanha os números falam por si só. Atualmente, o Franca detém o melhor ataque da competição, com uma média de 87,17 pontos feitos por jogo.

+Estatísticas completas do NBB CAIXA 2018/2019

Franca é dono do melhor ataque da atual temporada do NBB CAIXA (Newton Nogueira/Divulgação)

Parte desses pontos – 32,50 em média -, são oriundos das bolas de 3, uma das principais armas da equipe francana, que é dona da melhor marca de arremessos de 3 pontos certos da competição – 10,83 convertidas por jogo.

“A bola de 3 pontos sem dúvida é muito importante para nosso time, mas ela também é consequência de outras características, seja de uma batida para dentro, uma defesa forte ou uma chegada rápida. Nesses cenários, os chutes de 3 não saem de jogadas forçadas e sim como sempre devem ser: oriundas de uma jogada leve e trabalhada. Felizmente, nossa equipe faz isso de forma consistente e o nosso aproveitamento tem sido bom”, analisou o treinador francano.

A aplicação no ataque também se converte para a defesa. O time francano é o quinto que menos sofre pontos na competição, com 77,29 pontos por jogo – o líder do quesito é o Flamengo, com média de 70,83 pontos sofridos por partida.

Deu para ver que a liderança não é por acaso. Resta saber onde essa equipe irá chegar no NBB CAIXA. E se depender do desempenho apresentado até agora, parece que será bem longe…

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.