#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes / NBB Caixa

Para dar moral

27-09-2013 | 11:03
Por Liga Nacional de Basquete

No penúltimo jogo antes do Mundial de Clubes, Pinheiros leva a melhor sobre Bauru em duelo eletrizante pelo Campeonato Paulista

Shamell foi o principal pontuador pinheirense na importante vitória sobre Bauru (de lima/dubem)

Na noite desta quinta-feira, o Pinheiros/SKY conquistou uma vitória que elevará a moral da equipe para a disputa da Copa Intercontinental de Clubes. No penúltimo jogo antes do duelo pelo título mundial diante do Olympiacos (GRE), o time comandado pelo técnico Cláudio Mortari derrotou o Paschoalotto/Bauru, até então líder isolado do Campeonato Paulista, em um confronto eletrizante, pelo placar de 95 a 91.

A partida realizada no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), foi de tirar o fôlego. Logo de cara, os visitantes colocaram 12 a 3 de frente, mas não demorou para que os anfitriões virassem o placar. Com um alto aproveitamento nos tiros de três pontos, os pinheirenses assumiram a liderança da partida ainda no primeiro quarto. Ainda melhor na partida, o clube da capital chegou a colocar 14 pontos de vantagem durante a segunda parcial, mas Bauru não se entregou.

Ingressos para o Mundial de Clubes serão gratuitos: clique aqui e saiba como garantir seu lugar

Após reduzir o prejuízo para apenas nove tentos antes da chegada do intervalo (50 a 41), a equipe do técnico Guerrinha voltou a assumiu o controle do jogo, durante o terceiro período, e novamente abriu nove pontos (86 a 77). Porém a noite era mesmo do Pinheiros. Graças a uma defesa pressionada e à mão calibrada de seus principais atletas, o atual campeão da Liga das Américas teve força para reverter o cenário mais uma vez e garantir a importante vitória ao lado de seu torcedor que compareceu em bom número.

Paulinho foi decisivo para o triunfo pinheirense (de lima/dubem)

“A nossa equipe tem essa característica de buscar o jogo. Fizemos um grande primeiro tempo e o time de Bauru reagiu. Mas o Mortari pediu tempo, corrigiu algumas coisas e a gente conseguiu virar. É um resultado muito importante, precisávamos de uma vitória como essa”, afirma o armador Paulinho.

Para sair vencedor, o Pinheiros, que duelará contra os gregos pelo troféu de campeão do mundo, nos dias 04 e o6 de outubro, no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, em Barueri (SP), contou com ótimas exibições do ala Shamell, cestinha da equipe, com 21 pontos, e do ala Jonathan Tavernari e do armador Paulinho, responsáveis por 18 e 17 pontos, respectivamente.

“Toda a equipe está de parabéns. Conseguimos buscar um resultado muito importante, que nos dá confiança”, avaliou o técnico Claudio Mortari, ressaltando ainda as boas exibições do ala/armador Joe Smith, autor de 14 pontos, e dos pivôs Toyloy e André Bambu, que marcaram nove e oito tentos, respectivamente.

Mesmo com a derrota, os bauruenses contaram com exibições de gala de seus dois principais jogadores. O pivô Murilo mostrou muita categoria e foi o maior pontuador do duelo, com 29 pontos. Enquanto isso, o armador Larry Taylor teve uma atuação destacada e deixou a quadra com um triplo-duplo: 17 pontos, 12 assistências e 11 rebotes. Outro bom nome da equipe foi o ala Gui Deodato, que marcou 22 pontos.

“Fiz um jogo bom e consegui anotar mais um triplo-duplo, mas perdemos a partida e isso é o que importa. Precisamos tirar as lições dessa derrota para vencer os próximos jogos”, destacou Larry, que já registrou triplo-duplo em três oportunidades no NBB e é o jogador que mais vezes chegou aos três dígitos em três fundamentos na história da competição nacional.

Larry teve um ótimo desempenho, mas não conseguiu evitar o revés bauruense (Caio Casagrande/Bauru Basket)

O Pinheiros ainda fará mais um jogo pelo Campeonato Paulista antes da disputa do Mundial. No próximo sábado, novamente em seus domínios, o clube da capital paulista duelará contra o Rio Claro, às 18 horas (de Brasília).

A equipe pinheirense somou seu nono resultado positivo em 17 partidas realizadas e divide a quinta colocação do Campeonato Paulista com a Liga Sorocabana – ambos somam 26 pontos. Na frente das duas equipes que disputarão a temporada 2013/2014 do NBB está outro time que disputará a próxima edição da maior competição de basquete do país: o Mogi das Cruzes/Helbor, que possui 28 pontos, com 11 triunfos e seis derrotas.

Com o revés, o Bauru chegou aos 29 pontos e momentaneamente caiu para a terceira colocação do estadual. O esquadrão do interior paulista possui o mesmo número de derrotas (três) do que o São José/Unimed, atual líder da competição e dono de uma sequência de nove vitórias seguidas, com 31 pontos, mas fica atrás por ter um jogo a menos (17 contra 16 dos joseenses). A equipe ainda foi ultrapassada pelo Paulistano/Unimed, que soma 30 pontos, com uma campanha de 13 triunfos e quatro derrotas.

Para fechar o grupo dos oito primeiros colocados, Palmeiras/Meltex e Vivo/Franca se encontram juntos na sétima posição, com 25 pontos. O clube alviverde venceu nove dos seus 16 compromissos no campeonato e a agremiação francana, com um jogo a mais, tem uma campanha de oito vitórias em 17 partidas realizadas.

São José, do ala/pivô Jefferson, venceu seus últimos nove jogos e por ora assumiu a liderança do Paulista (João Pires/LNB)