#JOGAJUNTO

LNB

Parabéns, Kouros!!!

19-06-2016 | 12:15
Por Liga Nacional de Basquete

Primeiro presidente e atual diretor de relações institucionais da LNB, Kouros Monadjemi completa 70 anos neste domingo (19/06); confira matéria especial

Kouros em recente visita à sede da NBA se reuniu com os principais executivos da liga, como o comissário Adam Silver (Michelle Farsi/NBAE via Getty Images)

Kouros em recente visita à sede da NBA se reuniu com os principais executivos da liga, como o comissário Adam Silver (Michelle Farsi/NBAE via Getty Images)

Já diziam os filósofos, que todo grande sonho para se tornar realidade é necessária obstinação e um grande sonhador. Ao nosso querido Kouros Monadjemi, atual Diretor de Relações Institucionais da Liga Nacional de Basquete e também ex-presidente da instituição por dois mandatos, essa qualidade transbordou e, hoje, não só a comunidade esportiva mundial, mas também nós, da LNB, que temos o prazer imenso de compartilhar de suas ideias e caminho, reconhecemos a estória de um homem de sucesso, mas muito mais que isso um ser humano de realização e sonhos.

Kouros nasceu no Teerã, capital do Irã, em 19 de junho de 1945, veio para o Brasil com os seus pais e irmãos com apenas 11 anos e logo se naturalizou brasileiro. A primeira cidade escolhida foi São Paulo, mas pouco tempo depois a família se mudou para a capital mineira, Belo Horizonte. E foi lá, que Kouros cresceu e começou a trilhar seu caminho em busca dos seus sonhos.

Formação e carreira

O atual Diretor de Relações Institucionais da LNB possui duas graduações, Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e Economia pela Universidade de Bruxelas (BEL), além de um MBA (Master Business Administration) realizado na Universidade de Columbia, em Nova York (EUA). Trabalhou durante 13 anos na Usiminas e, atualmente, preside a Siderco Trading, empresa de comércio exterior da área de siderurgia.

LNB e NBA fecham parceria história. (foto: Fotojump)

Kouros participou ativamente da construção do acordo entre LNB e NBA (Fotojump/LNB)

Dividido por duas paixões, os negócios na área de siderurgia e o esporte, Kouros conseguiu equilibrar as duas áreas caminhando e realizando com maestria o que estava no seu caminho e, principalmente, no coração. Sócio do Minas Tênis Clube há mais de 40 anos, integrou a direção do Clube em 1981. Foi diretor de Judô no triênio 1981/1983; diretor de Cursos de Aprendizagem (1984/86); de Basquete (1993/95); de Basquete e Cursos de Aprendizagem (1996/98 e 1999/2001). Ele também exerceu dois mandatos como presidente eleito do Minas, entre 2002/2004 e 2005/2007.

Mas, foi em 01 de Agosto de 2008, que Kouros participou ativamente da construção de um de seus maiores sonhos. Reunindo as principais lideranças e os mais representativos clubes do basquete brasileiro, a Liga Nacional de Basquete (LNB) foi fundada.

À frente do sonho de trazer o basquete novamente ao posto de segundo esporte mais popular do Brasil, atrás apenas do futebol, Kouros foi eleito o primeiro presidente da Liga e, em 2010 reeleito de forma unânime.

Liga Nacional de Basquete

De 2008 adiante, Kouros, como presidente da LNB, foi um dos grandes responsáveis pela parceria com o Ministério do Esporte, Rede Globo e a consolidação da instituição. Esteve à frente dos projetos da Liga de Desenvolvimento e Liga Ouro.

Kouros Monadjemi representa a LNB nas duas principais entidades do basquete das Américas (Luiz Pires/LNB)

Kouros Monadjemi representa a LNB nas duas principais entidades do basquete das Américas (Luiz Pires/LNB)

Após terminar o seu segundo mandato como Presidente da Liga, a coroação do seu trabalho no basquete veio com a inédita parceria com uma das maiores ligas esportivas do mundo: a NBA (National Basketball Association), em Dezembro de 2014.

Em novembro de 2015, a FIBA Américas elegeu a Comissão de Clubes e Ligas para os próximos quatro anos e Kouros, foi eleito o presidente do comitê. Criado com o intuito de promover, desenvolver e regulamentar as competições de basquete interclubes no continente americano, o comitê tem pela primeira vez um presidente brasileiro.

Neste ano, como resultado da construção de credibilidade do NBB CAIXA, Kouros participou, juntamente com a Gerência de Marketing da LNB, das novas grandes conquistas para o campeonato: a efetivação da CAIXA como patrocinadora master do NBB e também dos acordos com SKY e Avianca.

Idealizar e realizar

Mais que sonhar e idealizar é preciso ter visão e vontade. E força de vontade é resultado das paixões que, por sua vez, são o combustível que lança o homem ao seu caminho e dá energia, mas ao mesmo tempo leveza, para a sua realização. Kouros sempre foi apaixonado por tudo o que fez e foi assim que construiu o seu caminho pelos negócios e pelo esporte.

Kouros Monadjemi, diretor institucional da LNB

Kouros Monadjemi, durante coletiva de imprensa do Jogo das Estrelas 2016 (João Pires/LNB)

Energia, alegria, entusiasmo e principalmente humanidade. Kouros é um homem de coração enorme, que abraça com singularidade aquilo em que acredita. Hoje, completando 70 anos de idade, quem o conhece de perto ou nem tanto assim, sabe que o sorriso e energia são o seu cartão de visita. Que, também, não importam as dificuldades, pois claro, elas só existem porque podem ser superadas. E que em detrimento de tudo o que pode ser realizado nesta caminhada que é a vida, não vamos perder tempo, porque sempre há mais motivos para estar seguindo adiante.

Nós, da Liga Nacional de Basquete, parabenizamos o nosso eterno Presidente, por mais um ano de vida e que todas as primaveras completas sejam por vezes multiplicadas em agradecimento por abraçar a nossa instituição e acreditar que nas páginas seguintes é onde estão guardadas as mais preciosas realizações. Feliz Aniversário, Kouros!

Felicitações dos amigos

Arnon de Mello presenteia Kouros com a bola das finais da NBA, durante cerimônia de Premiação dos Melhores do NBB CAIXA 15/16.

Arnon de Mello presenteia Kouros durante cerimônia de Premiação dos Melhores do NBB CAIXA 15/16 (João Pires/LNB)

“Kouros é um abnegado, um apaixonado em tudo o que faz. E foi ele um dos grandes responsáveis pelo crescimento, pela organização e por recuperar a credibilidade do basquete brasileiro na última década. A criação da Liga era um sonho antigo, que não saía do papel. Hoje, vemos um NBB forte e estruturado, a LNB ao lado da NBA numa parceria inédita no mundo, e essa transformação não aconteceria se não fosse à capacidade que Kouros tem de agregar e unir o esporte. Parabéns, ‘eterno presidente  da LNB’, continue mostrando que não existe sonho impossível quando se tem vontade, coragem e caráter. A NBA tem muito orgulho de tê-lo como um parceiro”, Arnon de Mello, Vice-Presidente da NBA para a América Latina.

“Gostaria de aproveitar o aniversário do meu amigo, parceiro, guru e ídolo Kouros, para lhe desejar toda a felicidade e saúde.  É uma das pessoas mais especiais que tive a oportunidade conhecer e o privilégio de conviver. Um homem que consegue realizar a proeza de ser um idealista sonhador e ao mesmo tempo um realizador, tendo como características principais: lealdade, equilíbrio e, sobretudo, integridade. Um grande abraço meu amigo”, Cássio Roque, Presidente da LNB.

Após dois mandatos, Kouros Monadjemi passa a presidência a Cassio Roque (Divulgação)

Após dois mandatos, Kouros Monadjemi passou a presidência a Cassio Roque (Divulgação)

“Kouros, amigo, pai. Sortudos somos nós de poder conviver com pessoa tão boa e atenciosa. Que continue com esse entusiasmo de alegrar sempre as pessoas! Feliz Aniversário!”, João Fernando Rossi, Vice-Presidente da LNB.

“A humanidade sempre necessitou de pessoas que apontem caminhos e inspirem os seus irmãos, principalmente nos momentos de dificuldades. Kouros, certamente é uma dessas pessoas. Sem o seu carácter empreendedor, agregador e inspirador, não haveria Liga Nacional de Basquete nem NBB. É um grande líder, que deve servir de exemplo para todos nós”, Rubens A. Elias Calixto, membro do Conselho Nato da LNB.

Kouros, Fernando Rossi e Rubens Calixto.

Kouros, Fernando Rossi e Rubens Calixto (Divulgação/LNB)