#JOGAJUNTO

LDB

Parceria de sucesso

27-06-2014 | 04:59
Por Liga Nacional de Basquete

Após três edições da LDB, os frutos começam a ser colhidos no basquete brasileiro com jovens atletas se destacando aqui e no mundo

Bruno Caboclo, do Pinheiros, e Jimmy, do Basquete Cearense

Aos 18 anos de idade, Bruno Caboclo foi o 20º jogador escolhido no Draft 2014 (João Pires/LNB)

Quando o nome do ala do Esporte Clube Pinheiros, Bruno Caboclo, foi chamado pelo comissário geral da NBA nesta quinta-feira, o basquete brasileiro realizou um feito que vai muito além de uma escolha do Draft. Afinal, dezenas de atletas brasileiros já foram selecionados para atuarem na maior liga de basquete do mundo. No entanto, o caso de Caboclo é mais especial.

O novo prospecto do Toronto Raptors é o primeiro atleta revelado na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), competição nacional de clubes sub-22 criada em 2011 para formar e desenvolver novos atletas. Organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte, a LDB já conseguiu em menos de três anos colocar em evidência alguns nomes que fazem parte da nova geração da modalidade no país.

“A escolha do Bruno Caboclo para a NBA demonstra a importância do investimento na base e sobretudo a necessidade de haver uma política para o desenvolvimento do basquete. O Ministério do Esporte e a Liga, ao identificarem a oportunidade de fazer o basquete avançar, criaram a LDB e, assim, abriram espaço para os novos talentos crescerem na modalidade”, afirmou Ricardo Leyser, secretário do Esporte de Alto Rendimento do governo federal. “Nossos jovens tem muito potencial e o resultado desse trabalho conjunto mostra que, havendo as condições materiais adequadas, o talento sobressai”, completou.

Revelado na LDB, Léo Meindl está na lista de convocados para a Seleção (Gapar Nóbrega/Inovafoto)

Revelado na LDB, Léo Meindl está na lista de convocados para a Seleção (Gapar Nóbrega/Inovafoto)

Mais de 80 atletas que atuaram nas edições da LDB figuram hoje nos elencos principais dos clubes no NBB e na Liga Ouro. Na convocação da Seleção Brasileira que irá disputar o Campeonato Sul-Americano em julho, seis atletas chamados pelo técnico Rubén Magnano se desenvolveram na LDB: Ricardo Fischer, do Bauru, Gegê e Cristiano Felício, do Flamengo, Léo Meindl e Lucas Mariano, do Franca, e Humberto e Bruno Caboclo, do Pinheiros/SKY – os dois últimos convocados como convidados.

“Quando criamos a LDB em 2011, buscávamos dar mais bagagem aos jovens atletas que estavam iniciando suas carreiras no basquete profissional. E esse desenvolvimento está dando resultado. Não foi só o caso do Bruno Caboclo indo para a NBA, mas uma série de jogadores também estão se tornando protagonistas nos times do NBB e, consequentemente, despertam o interesse do mercado internacional. O basquete brasileiro tem, hoje, grandes promessas se tornando realidade”, afirmou Cássio Roque, presidente da Liga Nacional de Basquete.

Nesta última edição do Draft da NBA, outros dois atletas formados na LDB também ficaram bem perto de serem selecionados. Os pivôs Lucas Mariano, do Franca, e Cristiano Felício, do Flamengo, fizeram parte da lista dos principais prospectos, mas acabaram não sendo chamados pelos clubes.

A expectativa para as próximas temporadas é de que mais atletas terão condições de brigar entre os melhores do mundo fazendo com que o basquete brasileiro continue crescendo no cenário internacional.

“O governo federal parabeniza o Bruno e enaltece a parceria com os clubes e a Liga como determinantes para mais esse sucesso do nosso esporte. Essa escolha vai incentivar a garotada a perseverar no esporte e reafirma a decisão do governo de continuar investindo fortemente no basquete brasileiro”, finalizou Leyser.

Cristiano Felício, do Flamengo, acertou arremesso que levou o Flamengo à liderança de 2-1 na semifinal contra o Mogi das Cruzes/Helbor

Peça importante no título do Flamengo, Cristano Felício é um dos grandes nomes da nova geração (Luiz Pires/LNB)