#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Paredões à prova

16-12-2014 | 10:19
Por Liga Nacional de Basquete

Donos de duas das melhores defesas do NBB 7, Franca e Palmeiras medem forças, nesta quarta-feira, no Ginásio Pedrocão, com transmissão ao vivo dos canais SporTV

Com 'paredões' fortes, Franca e Palmeiras verão quem tem a defesa mais forte (Newton Nogueira/Divulgação)

Com ‘paredões’ fortes, Franca e Palmeiras verão quem tem a defesa mais forte (Newton Nogueira/Divulgação)

Nesta quarta-feira (17/12), duas das melhores defesas da edição 2014/2015 do NBB estarão frente a frente no Ginásio Pedrocão. Quarto e terceiro times que menos sofrem pontos na sétima edição do maior campeonato de basquete no país, Franca Basquete e Palmeiras/Meltex farão um interessante duelo, válido pela 11ª rodada, às 21 horas (de Brasília), ao vivo no SporTV.

Atualmente na sexta colocação do NBB 7, com campanha de seis vitórias em dez confrontos, os comandados de Lula Ferreira vem mostrando aplicação em uma das características mais marcantes do basquetebol francano: a defesa, que sofre apenas 75,3 pontos em média, a quarta menos vazada do campeonato nacional.

+Clique aqui e confira o ranking das defesas da temporada 2014/2015 do NBB

Já o Palmeiras, dono da décima posição na classificação, com cinco resultados positivos em dez confrontos até então no NBB (50% de aproveitamento), está provando que se adaptou rapidamente ao estilo do técnico Régis Marrelli, pois sua defesa é a terceira melhor da competição, com média de apenas 75,0 pontos tomados por partida.

“Independente dos números, a defesa para nós é um fator muito importante. Sempre temos como meta abaixar a pontuação do adversário em 20%, o que não é uma tarefa fácil. As diferenças entre as defesas no NBB são muito pequenas, entre a primeira e a última, é coisa de sete ou oito pontos que você toma num jogo. Nós sabemos dessa importância. Os jogos que vencemos foram os que a defesa funcionou. Independente de o Palmeiras ser a terceira defesa e a nossa a quarta a filosofia é abaixar a pontuação do adversário”, destacou o técnico Lula Ferreira, do Franca.

Ambos com prêmio de Melhor Técnico do NBB no currículo, Lula Ferreira e Régis Marrelli possuem filosofias de fortes defesas (Montagem/LNB)

Ambos com prêmio de Melhor Técnico do NBB no currículo, Lula Ferreira e Régis Marrelli possuem filosofias de fortes defesas (Montagem/LNB)

Tanto Régis Marrelli quanto Lula Ferreira tem na defesa um de seus principais trunfos. Ambos já vencedores do Troféu Ary Vidal de Melhor Técnico do NBB (Régis no NBB 4 e Lula no NBB 5), os dois treinadores ainda possuem em seus currículos temporadas à frente de equipes com a melhor defesa de um NBB.

Na temporada 2010/2011, o São José, do atual comandante do Palmeiras, terminou como equipe que menos tomou pontos no NBB 3, com média de apenas 76,69. Já no NBB 5, Lula Ferreira implantou uma nova filosofia à jovem equipe francana e terminou o campeonato com a melhor defesa, média de 71,38 pontos sofridos por jogo, e também com o prêmio de Melhor Técnico daquela edição.

“Sem dúvidas será um jogo bem pegado. Tanto eu quanto o Lula sempre tivemos essa filosofia de defesas fortes, pois acreditamos muito nisso. Será um jogo em que as duas equipes tentarão anular o ataque adversário. O Lula estuda muito o adversário, analisa as jogadas. Franca estará em casa, então acaba jogando com mais confiança, se sentindo mais à vontade. Sabemos que se Franca fizer mais de 75 pontos nossa chance de ganhar é muito pequena”, declarou o treinador do Palmeiras, Régis Marrelli.

“Uma defesa primeiramente depende de um bom condicionamento físico, pois a defesa depende muito de uma boa condição física. Segundo é o time entender que você não marca individual, você marca o seu jogador mas todo mundo é responsável por tudo. O garrafão é de todos, a bola é de todos, então a defesa precisa pensar coletivamente. Temos a felicidade de ter jogadores que entendem isso e se esforçam para fazer isso. Na maioria das vezes que conseguimos sucesso na defesa é pela ação conjunta de todos. A defesa é envolver todos os jogadores em um sentido coletivo, estar preparados bem com os fundamentos de defesa e estar fisicamente ‘na ponta do casco’”, explicou Lula Ferreira.

Léo Waszkiewicz, do Franca

Franca, do piô Léo Waszkiewicz, luta para se manter na briga pelas primeiras posições do NBB 7 (João Pires/LNB)

Caso saia de quadra com a vitória diante do alviverde paulista, o Franca chegará a sete triunfos em 11 jogos (63,6% de aproveitamento), porém, não sairá da sexta posição, até mesmo se o quarto colocado Minas perder para o líder Limeira. Se isso acontecer, as duas equipes ficarão com campanhas idênticas, mas os mineiros levam vantagem por ter vencido o confronto direto contra os francanos, na última rodada, e por isso ficarão com o quinto lugar.

“Será uma partida muito dura e contra um time que vem crescendo. Mas estamos muito bem tanto fisicamente quanto mentalmente e vamos colocar em prática o que treinamos, assim espero que tenhamos êxito. Jogar em casa e ter o apoio da torcida é muito importante para nós, com certeza nos motiva ainda mais a vencer e continuar lutando pelas primeiras posições”, comentou o ala francano Léo Meindl.

+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

Do outro lado, o Palmeiras, que vem de duas vitórias consecutivas como mandante, diante de Paulistano e Liga Sorocabana, pode até subir do nono até para o sétimo lugar e de quebra ultrapassando o próprio Franca Basquete na classificação (se São José perder). Para isso acontecer, o clube de Palestra Itália precisa vencer os francanos e torcer por uma derrota do Pinheiros/SKY para o Paschoalotto/Bauru.

Jhonatan, do Palmeiras, e Guilherme, da Liga Sorocabana

Palmeiras, de Jhonatan, vem de duas vitórias seguidas e pode subir até duas posições (Fábio Menotti/Ag.Palmeiras)

Neste caso, o time do técnico Régis Marrelli ficaria com campanha de seis êxitos em 11 jogos (54,5% de aproveitamento), mesmo rendimento que teria o Franca, que ficaria em desvantagem pela derrota no confronto direto. Ainda em caso de triunfo na Capital do Basquete, o alviverde imponente também teria a mesma campanha do São José/Unimed, oitavo colocado, que por sua vez leva vantagem no desempate por ter vencido o Palmeiras no confronto direto.

“É claro que sempre queremos subir na tabela, estar entre os primeiros, mas a minha cobrança com o time é em evoluir nosso basquete, seguir crescendo. Temos conseguido resultados excelentes, ganhamos tudo que jogamos em casa e sendo que jogamos a maioria dos jogos fora de casa. Quanto mais a gente subir na tabela agora é melhor para chegarmos aos playoffs, que é nosso primeiro objetivo. Tentaremos conseguir as melhores posições possíveis para não chegar lá na frente e classificar aos playoffs em cima da hora”, comentou o comandante do Palmeiras.

Para o confronto desta quarta-feira, o técnico francano Lula Ferreira contará com o retorno do armador argentino Figueroa, que desfalcou a equipe nos últimos quatro jogos. O comandante palmeirense Régis Marrelli, por sua vez, terá a ausência do ala Diego Pinheiro, que ainda cumpre suspensão do STJD por conta de um incidente no duelo contra o Rio Claro na primeira rodada.

“Ter o Figueroa de volta para nosso time é um reforço muito grande porque o time está acostumado a jogar na cadência e no ritmo que ele joga. Ele sempre foi o grande maestro da equipe, pois é um jogador que faz os outros jogarem no seu potencial máximo e isso é um benefício muito grande para o grupo. Ter um jogador dessa qualidade e com a liderança que ele tem vai agregar muito valor às partidas importantíssimas que a gente terá em casa”, afirmou o treinador da Capital do Basquete.