#JOGAJUNTO

NBB Caixa

dueloportenho

11-01-2019 | 08:42
Por Felipe Gomes

Luciano Parodi ou Franco Balbi? Clássico das Multidões colocará frente a frente dois dos melhores armadores do NBB CAIXA; veja o que cada um falou sobre o confronto

Com dois dos melhores armadores do NBB CAIXA em quadra, Corinthians e Flamengo realizarão o Clássico das Multidões, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (SP), às 14 horas, com transmissão ao vivo na Band.

Além de tudo que envolve o confronto das duas equipes mais populares do Brasil, um fator importante dentro de quadra chama atenção para a partida: o duelo latino-americano na armação das equipes.

De um lado, o uruguaio Luciano Parodi, recém-chegado ao Corinthians, que se destacou em pouco tempo e conquistou o carinho da torcida. Do outro, o argentino Franco Balbi, que já conquistou dois títulos com a camisa do Flamengo – Estadual e Copa Super 8 – em sua primeira temporada no basquete brasileiro.

 A lesão do armador Ricardo Fischer, justamente no clássico contra o Flamengo, no primeiro turno da competição, fez o Corinthians ir atrás de um substituto para a posição. A solução encontrada foi o uruguaio Luciano Parodi, de 24 anos.

O jogador nascido em Paysandú (URU) teve uma curta passagem pelo basquete europeu (Itália e Israel) antes de desembarcar no Brasil, mas foi em seu país de origem onde mais se destacou. Em ação pelo Maccabi Hebraica, o armador conquistou três títulos da liga uruguaia (2012, 2016 e 2017), com direito ao prêmio de MVP do campeonato e das finais na segunda conquista.

Contratado em dezembro de 2018 pelo Corinthians, Luciano Parodi atuou em apenas quatro oportunidades com a camisa do Timão, mas já conseguiu chamar a atenção pelas belas atuações. A boa recepção por parte dos atletas e da torcida ajudaram na adaptação, segundo o uruguaio.

“Disputei apenas quatro partidas com o time, mas todos os jogadores me ajudaram para eu conseguir me adaptar o mais rápido possível ao campeonato, ao estilo de jogo e à cidade de São Paulo. A torcida do Corinthians me recebeu muito bem, também”, afirmou o jogador.

+Estatísticas completas de Luciano Parodi

Em apenas quatro partidas, Parodi chamou a atenção pelas boas atuações e conquistou a torcida (Beto Miller/Corinthians)

Até agora, o armador uruguaio acumula médias de 15,0 pontos, 4,8 rebotes, 7,3 assistências e 19,3 de eficiência no campeonato. Sua melhor atuação foi na vitória sobre o Sendi/Bauru, por 87 a 83, em que anotou um duplo-duplo de 20 pontos e 12 assistências, com 31 de eficiência.

Na sétima colocação do NBB CAIXA 2018/2019, com seis vitórias em 15 partidas (40% de aproveitamento), Parodi confia na melhora jogo a jogo do Corinthians, para buscar um lugar nos playoffs e surpreender na pós-temporada.

“O objetivo é melhorar jogo a jogo. Jogamos melhor contra o Minas, mas podemos melhorar muito mais. No segundo turno vamos tentar vencer o maior número possível de partidas para conseguir uma vaga nos playoffs. E depois, quem sabe, uma posição melhor para sermos mais competitivos”, disse o camisa 21 do Corinthians.

Decisivo na Copa Super 8, Balbi espera primeira colocação

O argentino Franco Balbi, de 29 anos, jogou por 12 temporadas na liga de seu país antes de se transferir para o Flamengo. Em sua primeira experiência fora de “casa”, o armador vem demonstrando estar à vontade, tanto dentro quanto fora de quadra.

Presente nas 13 partidas do primeiro turno do NBB CAIXA 2018/2019, Balbi é o responsável por comandar e organizar o ataque do rubro-negro carioca, terceiro colocado na competição. As médias do jogador são boas: 7,4 pontos, 6,3 assistências, 3,9 rebotes e 13,0 de eficiência.

+Estatísticas completas de Franco Balbi

“A adaptação está muito boa, estou gostando bastante do basquete brasileiro. Já me sinto muito à vontade no Rio de Janeiro e com a camisa do Flamengo”, disse o armador argentino.

O grande momento do argentino natural de Junín, província de Buenos Aires (ARG), foi na Copa Super 8. Nas três partidas do torneio, vencido pelo Flamengo, Balbi acumulou médias de 14,6 pontos, 4,6 rebotes, 8,6 assistências e 19,3 de eficiência – superiores à da temporada regular.

Balbi foi o cestinha na grande decisão da Copa Super 8, com 20 pontos (João Pires/LNB)

As melhores atuações foram justamente nas duas partidas mais decisivas. Na semifinal, contra o Botafogo, o armador rubro-negro deixou a quadra com um duplo-duplo de 16 pontos e 12 assistências, além de 25 de eficiência.

Já na decisão, contra o Sesi Franca, foram 20 pontos, cestinha da partida, com mais seis rebotes e quatro assistências, totalizando 20 de eficiência.

“Eu acho que além de meu trabalho individual, o time todo fez um grande torneio. Nos preparamos muito bem para vencer o Super 8 e aconteceu”, avaliou Franco Balbi.

Para o segundo turno, Franco Balbi acredita em uma possível classificação para os playoffs na primeira colocação. Segundo o jogador, força para isso o elenco rubro-negro tem, só depende deles próprios para alcançar.

“As expectativas são sempre as melhores, de chegar no mais alto possível. Acredito que o Flamengo tem time para ser o primeiro colocado e isso só depende de nós mesmos”, completou o armador argentino.

Muito respeito entre os armadores

“O jogo contra o Flamengo será difícil, a equipe deles é muito qualificada. Joguei contra o Balbi na Liga Argentina, na temporada passada, e ele é um grande jogador. Teremos que defender muito bem para conseguir anular não só ele, mas toda a equipe do Flamengo para sairmos vitoriosos”, disse Luciano Parodi, do Corinthians.

“Joguei contra o Luciano (Parodi) na Argentina. Ele é um jogador com muitas qualidades, que conhece muito bem o jogo. É um jogador muito importante para o Corinthians, vamos ter que fazer um trabalho bem feito para pará-lo”, disse o armador rubro-negro”, avaliou Franco Balbi, do Flamengo.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.