#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Partiu Jogo 1

18-05-2018 | 06:09
Por Liga Nacional de Basquete

Após coletiva de imprensa nesta, Mogi e Paulistano abrem disputa pelo título do NBB CAIXA neste sábado, no Ginásio Hugo Ramos

Paulistano/Corpore e Mogi das Cruzes/Helbor darão início à disputa pelo título do NBB CAIXA neste sábado (19/05). No Ginásio Hugo Ramos, às 14 horas, as equipes farão o Jogo 1 das Finais, com transmissões ao vivo de Band e SporTV.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Com a disputa entre as duas equipes paulistas, o NBB CAIXA terá um campeão inédito nesta temporada. Em sua terceira decisão, o Paulistano luta para conquistar seu primeiro título. Do outro lado, Mogi está nas Finais pela primeira vez.

+6 razões para não perder o Jogo 1 das Finais entre Mogi e Paulistano

“São dez anos de NBB, um movimento de união dos clubes que continua forte até hoje. É importante que ressaltar que hoje somos uma das maiores ligas das Américas, respeitada internacionalmente. Essa, com certeza, é uma das temporadas mais disputadas e as Finais serão emocionantes”, disse o presidente da LNB, João Fernando Rossi, durante a coletiva de imprensa oficial das Finais.

Adversários na decisão, Paulistano e Mogi acumulam um grande histórico de rivalidade recente. Só nesta temporada, entre Paulistano, Liga das Américas e NBB CAIXA, as equipes se enfrentaram dez vezes, com seis vitórias do clube da capital, três delas no “Hugão”. No estadual, as equipes fizeram uma das semifinais e o Paulistano levou a melhor por 3 a 2. Já na LDA, o Mogi deu o troco e venceu o confronto que praticamente eliminou os rivais do torneio.

Pelo segundo ano seguido nas Finais, o Paulistano manteve em seu elenco seis jogadores que disputaram a decisão na última temporada – Yago, Lucas Dias, Jhonatan, Eddy, Guilherme e Victão, assim como o técnico Gustavo De Conti, que está em sua terceira finalíssima (todas com o Paulistano).

“Acho que os jogadores do ano passado estão mais maduros com relação à final e isso é natural da vida. Você ganha experiência e vai mudando um pouco sua reação a algumas coisas. Além disso agregamos muitos jogadores importantes, como o próprio Elinho, que agregam não só no rendimento de quadra como também no dia a dia”, disse o comandante Gustavo De Conti.

“A gente provou durante a temporada que está mais pronto. Ano passado tivemos 11 derrotas na fase de classificação e nessa foram só quatro. Fora isso fomos campeões paulistas no começo da temporada e fizemos jogos duros na Liga das Américas”, completou o treinador do Paulistano.

+As armas do Paulistano: defesa, transição, rebote e rotação de elenco
+As armas do Mogi: Big Three, formação leve e “casca grossa”

Do outro lado, Mogi tem apenas dois jogadores que já estiveram na disputa pelo título: Caio Torres, campeão com o Flamengo na temporada 12/13, e Larry Taylor, vice com Bauru na edição 14/15. Além deles, o técnico Guerrinha já esteve na decisão, também com Bauru na mesma temporada de Larry.

“A gente trabalha pra isso. Faz dez anos que estou trabalhando para chegar aqui e isso é fruto de muito trabalho, suor e sangue. Bati na trave duas vezes com o Pinheiros, duas vezes com Mogi e aprendi bastante com essas frustrações. Você vai se acostumando e melhorando sua preparação e foco. Quero escrever meu nome na história do NBB”, disse Shamell, que disputou todas as edições do NBB e agora está nas Finais pela primeira vez.

Equipes treinaram no palco da decisão nesta sexta. Confira imagens:

As Finais do NBB CAIXA colocarão frente a frente o melhor ataque e a melhor defesa da competição. Com média de 83,9 pontos por jogo, o Paulistano é a equipe mais produtiva da temporada. Do outro lado, o Mogi sofre em média apenas 70,2 por jogo e é a menos vazada do campeonato.

Se levarmos em consideração apenas os jogos dos playoffs, a defesa do Mogi é ainda mais efetiva e sofreu em média 66,3 pontos nas oito partidas disputadas. Por sua vez, o Paulistano viu seu ataque cair de produção, mas ainda assim manteve uma média na casa dos 80 pontos (80,4).

+Trajetória do Paulistano: título estadual, queda na LDA e segunda Final seguida
+Trajetória do Mogi: decepções, playoff heroico e Final inédita

“Fizemos uma temporada muito consistente e, mais do que isso, bem fiel ao nosso sistema. Desde o começo acreditávamos que o Paulistano poderia estar aqui nas Finais e agora é a hora de ir buscar o título”, disse o armador Elinho, que disputará as Finais pela primeira vez justamente diante do Mogi, equipe em que atuou nos últimos três anos.

Esta será a sexta vez em que as Finais do NBB CAIXA serão disputadas em uma melhor de cinco jogos e a importância do Jogo 1 é enorme, pelo menos no histórico. Das cinco séries disputadas, quatro foram vencidas pela equipe que venceu a partida de abertura.

LG patrocina pré e pós-jogo no Facebook

As Finais do NBB ganharam reforço de peso dias antes da bola subir. Uma das empresas líderes no mercado de tecnologia, a LG Electronics, irá apresentar as transmissões via streaming dos programetes, de pré e pós-jogo, da série melhor de cinco jogos da decisão entre Paulistano/Corpore e Mogi das Cruzes/Helbor.

Antes e depois dos jogos decisivos, o perfil oficial do NBB no Facebook exibirá um programete ao vivo, diretamente do ginásio, com análises, entrevistas com os personagens da final e presença de convidados ilustres.

SKY fará doações cada ponto nas Finais

Patrocinadora oficial do NBB CAIXA, a SKY terá uma missão social durante as Finais. A cada ponto marcado nas partidas entre Paulistano e Mogi, a operadora de TV a Cabo doará uma bola de basquete para instituições a serem escolhidas em conjunto com os tims finalistas e o Departamento de Responsabilidade Social da SKY.

A ação social tem o objetivo de incentivar a prática do basquete. Ao término das Finais, cada time fará a entrega das bolas referentes aos seus pontos nos locais escolhidos.

Calendário da série

Jogo 1 – 19/05 (sábado), às 14 horas, Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (ao vivo na Band e no SporTV)

Jogo 2 – 24/05 (quinta), às 19h30, Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (ao vivo no SporTV)

Jogo 3 – 26/05 (sábado), às 12h35, Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (ao vivo na Band e no SporTV)

Jogo 4* – 02/06 (sábado), às 14 horas, Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (ao vivo na Band e no SporTV)

Jogo 5* – 09/06 (sábado), às 14 horas, Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (ao vivo na Band e no SporTV)

*se necessário