#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Passando o bastão

14-05-2016 | 04:39
Por Liga Nacional de Basquete

Ex-jogador Helinho assume comando técnico do Franca Basquete, e Lula Ferreira passará a atuar como manager na área administrativa da equipe

Lula Ferreira será manager e o ex-jogador Helinho virou o técnico do Franca (Divulgação)

Lula Ferreira será manager e o ex-jogador Helinho virou o técnico do Franca (Divulgação)

O Franca Basquetebol Clube tem um novo técnico em seu comando. Helinho, ídolo da Capital da Basquete, assumirá a equipe já no Campeonato Paulista 2016, torneio que deve começar no final de julho.Lula Ferreira, que esteve à frente do time por quatro anos, passará a ser o manager do clube, sendo o responsável pelas áreas administrativas, educativas e sociais da entidade.

O anúncio foi feito na tarde da última sexta-feira, dia 13 de maio, em coletiva de imprensa realizada no Salão Luciano Botto, na ACIF. O evento contou com a presença dos veículos de comunicação, torcida, diretores e conselheiros da Capital do Basquete.

Helinho disse estar muito feliz com a nova fase de sua carreira vitoriosa. “Para mim é uma honra enorme, além de uma responsabilidade muito grande. Eu tenho consciência do quanto é importante ser técnico da maior equipe de basquete do Brasil. Sei o peso dessa tradição, ainda mais por ser um time com uma história de mais de 60 anos ininterruptos e com apenas cinco treinadores em seu comando. Estou orgulhoso de ser a sexta pessoa a assumir esse cargo”, afirmou.

O ex-camisa 10 tem uma história de respeito defendendo as cores do Franca Basquete. São três títulos do Campeonato Paulista (1997, 2006 e 2007), sete do Campeonato Brasileiro (1997, 1998, 1999 e 2006) e um vice-campeonato do NBB (2010/2011). Na última temporada, Helinho assumiu o cargo de gerente executivo do clube e colaborou do lado de fora das quadras.

Já Lula Ferreira, antigo rival da equipe, chegou ao time em 2012 e ficou quatro temporadas como técnico francano, conquistando o carinho e o respeito de toda a cidade e torcida.Diante desse novo desafio, Lula se disse muito confiante e feliz com a oportunidade.

“Estou muito empolgado com o convite da diretoria. Essa função irá abranger aspectos administrativos, a base social dos projetos e a parte técnica da Escola Francana de Formação de Atletas. São muitas facetas para serem cuidadas que obviamente não podem ser dirigidas pelo técnico da equipe adulta. Na minha carreira isso ia acabar acontecendo, agora, ou daqui um ou dois anos, e a diretoria entendeu ser esse o momento ideal. Tenho certeza que vou conseguir dar uma boa colaboração nesse aspecto e viabilizar o melhor caminho possível para que o trabalho desenvolvido pelo Helinho possa florescer e que Franca volte a conquistar títulos”, disse.

Luís Aurélio Prior, presidente do Franca Basquete, acredita que a mudança trará ainda melhores resultados à equipe. “Nossa expectativa é muito positiva. O Helinho nas quadras vai ser fantástico, ainda mais com a retaguarda do Lula e do Hélio, que são ícones do nosso basquete. Acreditamos que já na próxima temporada vamos conseguir uma performance melhor do que obtivemos na última. Entretanto, para isso precisamos sempre do apoio de nossa torcida, que é a base fundamental para o sucesso desse projeto”, finalizou.