#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Passaporte parao futuro

07-02-2019 | 12:13
Por Douglas Carraretto

Oito países na bagagem, fã de farofa e dever com o futuro: Zach Graham se firma como Estrela do NBB CAIXA, mas sua missão vai além de ser cestinha

“Zach Graham, no stepback… bola de 3 dele!”. “Graham gira no fadeaway…outra vez! A técnica de arremesso dele é brilhante…”. “Graham tenta de novo, bem marcado, no fadeaway… impressionante!”. “Zach Graham vai pro arremesso… e cai! Dois pontos antológicos e a falta!”

Pirar com as jogadas de Zach Graham já está virando rotina para os narradores do NBB CAIXA, que precisam abusar e usar da criatividade para arrumar adjetivos para ele.

O ala norte-americano do Universo/Brasília já ocupa topo do ranking dos cestinhas da temporada logo em seu primeiro ano no Brasil, com média de 21,1 pontos por partida.

Não à toa, Zach foi selecionado para defender o NBB Mundo no Jogo das Estrelas 2019 e também disputar o Torneio de 3 Pontos. Você o verá em ação nessas competições nos dias 08 e 09 de fevereiro, em Franca (SP), ao vivo na ESPN e no Fox Sports.

+Saiba tudo sobre o Jogo das Estrelas 2019

Poucos sabem, mas o atleta de 29 anos já rodou o mundo para jogar basquete. Foram oito países ao todo, incluindo Europa e muita história para contar. Mas a principal delas, talvez, seja fora das quatro linhas. Vamos conferir?

De “quase NBA” ao mundo

Natural da pequena Suwanee, no Estado da Geórgia (EUA), Graham foi formado na Ole Miss University, onde teve médias de 9,4 pontos e 3,5 rebotes na primeira divisão da NCAA.

Depois que se formou, o Atlanta Hawks (NBA) demonstrou interesse no atleta, que chegou a assinar com a franquia em 2011, mas acabou sendo mandado embora depois de pouco mais de duas semanas.

“No ano em que me formei foi o mesmo em que a NBA estava no lockout, mas o Atlanta Hawks disse que queria assinar comigo quando esse período acabasse. Aí fui para a D-League jogar no Reno Bighorns, time afiliado ao Atlanta Hawks na época. Depois do lockout eu assinei com os Hawks para a pré-temporada, foi uma ótima experiência, aprendi muito. Naquela época eles precisavam de um armador e um pivô, e na minha posição já tinham veteranos como Tracy McGrady, Joe Johnson e Jerry Stackhouse, então eles me mandaram de volta para a D-League. Tive um ótimo ano por lá e depois disso comecei minha trajetória no exterior, nas Filipinas”, contou Graham.

Como bem disse, depois da tentativa sem sucesso de jogar na NBA, Zach fez as malas e deu início à sua carreira internacional, começando pelas Filipinas, onde foi cestinha da liga local com incrível média de 38,0 pontos por jogo.

Aliás, a lista de países no currículo de Graham é bem vasta: Filipinas (Air 21 Express), Turquia (Maliye Mili Piyango), México (Soles de Mexicali), Porto Rico (Brujos de Guayama), Espanha (Estudiantes de Madrid), Venezuela (Guaros de Lara), Israel (Maccabi Haifa) e agora Brasil (Universo/Brasília). Oito anos, oito países.

Zach Graham foi campeão e MVP da Liga das Américas 2017 com o Guaros de Lara, da Venezuela (Divulgação/FIBA)

Sua passagem mais vitoriosa foi pelo Guaros de Lara (VEN), onde ficou por dois anos e ganhou duas Liga das Américas (uma delas em cima do Bauru, em 2016), com direito a troféu de MVP do título de 2017, além de uma liga local e uma Copa Intercontinental na Alemanha – tudo isso entre 2016 e 2017.

“Tive experiências incríveis e inesquecíveis ao longo desses oito anos. Vitórias e derrota sempre existiram, mas as histórias da minha carreira são baseadas no esforço e dedicação que sempre tive em todos os lugares, e também pelas pessoas que conheci ao longo desse tempo”, disse Zach.

Missão futuro

Em 2016, quando vivia um dos melhores momentos de sua carreira pelo Guaros de Lara, Zach decidiu olhar para o futuro e fundou a Showcase Academy Sports, um projeto em sua cidade natal, Suwandee, no ginásio de seu colégio no ensino médio,

O projeto é voltado para o desenvolvimento de atletas e também boas pessoas, através de treinos, palestras e outras atividades.

“O principal objetivo da Showcase Academy Sports é impactar e estimular nossa comunidade e eventualmente as outras comunidades ao nosso redor. Ajudamos a desenvolver atletas dentro de quadra para crianças desde os oito anos de idade até os mais velhos”, disse Zach.

 

View this post on Instagram

 

Never forget where you came from. #WeRiseByLiftingOthers #HWPO @showcaseacademysports 📸 – @gwinnettdailypost

A post shared by Zach Graham (@showcase32) on

 No entanto, a missão de Zach Graham no projeto não se limita apenas ao que acontece dentro das quatro linhas.

“Também nos dedicamos a ajudar nossa comunidade com entregas de comida e roupas, além de dar palestras em escolas e sempre dar bons exemplos a todos. Queremos ensinar a todos a plantar e colher, sempre por um objetivo maior que nós mesmos”, acrescentou Zach.

Graham ainda manifestou a vontade de um dia trazer seu projeto para o Brasil.

“Esperamos que esse projeto cresça e siga estimulando e inspirando cada vez mais gente. Quero um dia trazer camps, clínicas e eventos em geral aqui para o Brasil, adoraria fazer isso e espero que aconteça”, disse o norte-americano.

“Parça” do Nate Robinson

Alguém aí se lembra do Nate Robinson? Aquele baixinho de 1,75m de altura, ex-New York Knicks, que já pulou o pivozão Dwight Howard em 2009 e foi três vezes campeão do Slam Dunk Contest (torneio de enterradas) da NBA. Pois bem, ele é peça fundamental no projeto de Zach Graham.

Nate é muito amigo de Graham e frequentemente se dispõe a cruzar o país para ir a Suwandee, no Estado da Geórgia, e colaborar nos treinos e clínicas da Showcase Academy Sports.

“Tenho o mais alto nível de respeito pelo Nate, seja como homem, pai, amigo e atleta. Ele é uma das pessoas mais genuínas e humildes que eu já conheci. Com certeza ele tem um papel fundamental na Showcase Academy Sports”, contou Graham, que completou:

“Ele adora interagir com as crianças e fazer coisas pela comunidade. Ele não só dá conselhos e compartilha suas experiências, como vai para dentro da quadra e ensina um por um, sempre pensando em ajudar no desenvolvimento deles. Somos muito gratos por ele atravessar o país para passar alguns dias com as crianças. Para ele pode ser só alguns dias, mas para as crianças significa uma vida inteira”.

Em Brasília, em casa

O Brasil é o oitavo país em oito anos da carreira profissional de Zach Graham. Imagine quantas mudanças e quantos períodos de adaptação ele já não passou. Já pensou? Não deve ser fácil…

Mas, segundo ele, a adaptação a Brasília foi tranquila e positiva, tudo graças a todos do Universo/Brasília, desde companheiros de time até torcedores.

“Estou amando Brasília e o Brasil. Meus companheiros de time, técnicos e diretores fizeram eu me sentir confortável desde o primeiro dia que cheguei aqui. Sempre digo que vitórias e derrotas são comuns, mas as relações e as pessoas que conhecemos são o que realmente importam no fim. Todos eles me ajudaram a ter uma transição muito suave na liga e, por isso, preciso dar todos os créditos do meu sucesso a eles”, disse o cestinha do NBB CAIXA, que completou:

“Tinha ouvido muitas coisas boas sobre o basquete brasileiro desde 2013, mas nunca tinha me imaginado jogando aqui porque me parecia muito longe. Estou gostando muito de jogar o NBB. É uma liga física, com bons jogadores e excelentes torcedores. Estou ansioso pelo restante da temporada”, completou.

E não demorou muito para Graham cair nas graças da fanática torcida do Universo/Brasília.

Cestinha do time e do NBB CAIXA, o norte-americano é um dos atletas mais adorados por lá e, por isso, faz questão de agradecer pelo apoio.

“A torcida do Brasília é incrível. Já joguei em vários times e países diferentes, em grandes arenas e até pequenos estádios, mas os fãs aqui são uns dos melhores e mais leais que eu já tive”, declarou o norte-americano.

“O apoio deles é fundamental em todas as partidas, pois eles acabam sendo outro elemento na quadra, como um sexto jogador mesmo”, completou Zach, que costuma ser bem engajado com os fãs nas redes sociais.

I love Farofa

Quem mora no Brasil sabe que de comida, pelo menos, estamos muito bem servidos. E diante de tanta variedade da nossa culinária, Zach Graham se apaixonou logo pelo que? A nossa boa e velha farofa.

“Eu amo a comida daqui. As carnes são muito bem temperadas e a comida é sempre fresca. Mas uma coisa que nunca havia provado era a farofa. Agora, ponho farofa em praticamente tudo que vou comer, com arroz, carnes, massas, sopas, ovos… É só colocar em cima e comer (risos)”, contou Graham.

O ‘homem de oito países’ aproveitou para elogiar o Brasil como um todo, mas voltou a falar sobre a comida. Parece que ele gostou mesmo, hein?

“Estou gostando muito do Brasil. Aqui tem lindas cidades, pessoas muito legais e, de novo, uma comida muito boa também (risos)”.

Caseiro, Zach contou que não é adepto de baladas e da vida noturna em geral e prefere aderir ao estilo de vida mais pacato no dia-a-dia em Brasília.

“Sou um cara caseiro, não saio muito e nunca fui fã da vida noturna. No meu tempo livre gosto de trabalhar na Showcase Academy Sports e me comunicar com a staff. Gosto também de assistir filmes e séries no Netflix e ouvir música”.

Estrela do Mundo

Cestinha do NBB CAIXA, o Zach Graham foi selecionado para defender o NBB Mundo no Jogo das Estrelas logo no primeiro no Brasil. Além disso, também vai testar a pontaria no Torneio de 3 Pontos.

Além de cestinha (21,1 ppj), o gringo é o líder em bolas de 3 pontos no NBB CAIXA, com média de 2,7 convertidas por partida, com direito a aproveitamento de 44,2% nos tiros tentados.

+Estatísticas completas de Zach Graham no NBB CAIXA

Comemoração especial de Zach Graham para os arremessos de 3 pontos certeiros (Anderson Papel/Divulgação)

No entanto, se engana quem pensa que Zach se identifica com competições de arremessos. Pelo contrário.

Mesmo com “faro” de cestinha, ele nunca havia disputado um Torneio de 3 Pontos na carreira. Agora, terá essa experiência pela primeira vez no Jogo das Estrelas do NBB CAIXA.

“Nunca participei de um Torneio de 3 Pontos na minha carreira. Na verdade, nunca gostei de competições de arremesso em geral e sempre optei por não participar desse tipo de disputa (risos), mas agora é diferente. Estou muito feliz e ansioso por essa oportunidade, tenho certeza que será bem divertido”, declarou Graham

Zach Graham nas Estrelas: cestinha do NBB CAIXA, focado no futuro e jogador do Mundo (Fotojump/LNB)

É de fato uma trajetória e um momento de tirar o chapéu. Bateu a vontade de vê-lo em ação? Então anote na agenda:

Zach Graham entrará em cena na sexta-feira (08/02), no Torneio de 3 Pontos, que acontecerá logo após o Desafio de Habilidades, às 21 horas, com transmissão ao vivo na ESPN e no Fox Sports, e no sábado (09/02), no duelo entre NBB Brasil e NBB Mundo, que será às 14 horas, ao vivo na Band, ESPN e Fox Sports.

“Estou muito ansioso pelo Jogo das Estrelas. Conviver com outros atletas e curtir o ambiente do evento, isso com certeza será espetacular. Espero que seja um grande espetáculo para todos que acompanharem”, finalizou Zach Graham.

O Jogo das Estrelas 2019 é um evento organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a NBA e conta com os patrocínios da CAIXA, Avianca, Nike, Penalty, Infraero, Eurofarma, McDonald’s, TNT Energy Drink e CAOA CHERY e os apoios da FIESP, Algar Telecom, Unimed Franca, Prefeitura de Franca, UNISAL, Açúcar Guarani e Ministério do Esporte e Governo Federal.