#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Novoepisódio

17-03-2019 | 04:01
Por Liga Nacional de Basquete

Há uma semana o Paulistano eliminava Franca da Liga das Américas em pleno Pedrocão. Nesta segunda-feira, eles voltarão a se encontrar, ao vivo no Facebook do NBB

Paulistano eliminou Franca da LDA em pleno Pedrocão e ainda avançou ao Final Four em 1º do grupo (Divulgação/FIBA)

Uma semana se passou desde um dos episódios mais marcantes da história do “novo clássico” entre Paulistano/Corpore e Sesi Franca Basquete. Agora, oito dias depois, eles estarão frente a frente novamente.

No último domingo (10/03), o CAP eliminou os francanos da Liga das Américas 2019 em pleno Pedrocão lotado ao vencer o confronto da última rodada do grupo semifinal, por 87 a 82. O resultado classificou o time alvirrubro ao Final Four e despachou os donos da casa da “Libertadores do Basquete”.

Agora, um novo capítulo desse duelo de gigantes do basquete brasileiro será nesta segunda-feira (16/03), desta vez pelo NBB CAIXA. A partida será no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), às 19h30, com transmissão ao vivo no Facebook do NBB.

Relembre o episódio

Foi como um pesadelo para o torcedor francano. A equipe, atual campeã da Liga Sul-Americana, precisava de uma vitória simples na última rodada do Grupo E da Liga das Américas sobre o Paulistano no Ginásio Pedrocão para avançar ao Final Four.

O mais curioso é que o CAP, então com duas vitórias em dois jogos na chave, estava praticamente classificado à próxima fase da Liga das Américas e só seria eliminado se perdesse para o Franca por 29 pontos ou mais.

E quem disse que eles ligaram? O time do técnico Régis Marrelli viu o norte-americano Evan Roquemore roubar a cena e calar o Pedrocão lotado com uma atuação antológica: 30 pontos (5/9 nas bolas de 3), seis rebotes e cinco assistências (36 de eficiência).

Com isso, o CAP venceu a partida por 87 a 82, garantiu a liderança do Grupo E e avançou ao Final Four da Liga das Américas pela primeira vez na história. Enquanto isso, o Franca deu adeus ao torneio continental.

+Relembre a vitória do Paulistano sobre Franca na Liga das Américas

Rivalidade não é de agora

A rivalidade entre Paulistano e Franca vem ficando mais forte a cada ano que passa. Tão forte que fez do confronto um novo clássico do basquete brasileiro atual.

Tudo começou nas quartas de final do NBB CAIXA 2016/2017, em que o jovem time do Paulistano, liderado por Yago, Lucas Dias e Georginho, eliminou o Franca ao ganhar o Jogo 5 da série em pleno Pedrocão completamente lotado, por 80 a 67.

Depois disso, foram várias decisões. As equipes fizeram duas finais de Campeonato Paulista seguidas, em 2017 e 2018, com um título para cada lado – ambos conquistados na casa do adversário.

Franca comemorou título do Paulista 2018 na casa do Paulistano e deu o troco pela edição anterior (Wilian Oliveira/Divulgação)

Além disso, os dois times se encontraram também na semifinal da Copa Super 8, torneio de mata-mata realizado no final de 2018 que dá ao campeão uma vaga na próxima Liga das Américas. No Pedrocão, o Franca dominou o CAP, venceu por 79 a 67 e avançou à final contra o Flamengo.

O que está em jogo?

Os dois times ocupam o pelotão de cima da tabela de classificação do NBB CAIXA, mas possuem objetivos um pouco diferentes nessa reta final da primeira fase.

Franca é o líder do campeonato (20 vitórias e três derrotas) e está garantido no G-4, o que confirmou o time direto nas quartas de final – assim como EC Pinheiros e Flamengo.

+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2018/2019

No entanto, a equipe francana precisa vencer para seguir na liderança e ter o mando de quadra em todas as séries de playoff que disputar.

Já o Paulistano é o quarto colocado (15 vitórias e sete derrotas) e luta com o Mogi das Cruzes/Helbor pela última vaga no G-4.

O atual campeão do NBB CAIXA só depende de si para permanecer em quarto e cravar sua ida direta às quartas de final. Porém, qualquer derrota pode colocar o Mogi na frente, já que a equipe tem vantagem em um possível empate com o CAP.

+Entenda melhor a “guerra particular” entre Paulistano e Mogi

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.