#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Pegou fogo

03-06-2013 | 05:54
Por Liga Nacional de Basquete

Durante semana que antecedeu a Final do NBB5, equipes esquentaram mercado de transferências do basquete brasileiro; veja movimentação dos times

Cestinha do NBB5, norte-americano Holloway defenderá o Paulistano na temporada 2013/2014 (Della Rocca/LSB)

Não foi só a decisão da temporada 2012/2013 do NBB que agitou a última semana no basquete brasileiro. Alheios à Final da maior competição de basquete do país, que terminou com a vitória do Flamengo sobre o Unitri/Universo, por 77 a 70, no último sábado, muitas equipes aproveitaram para começarem a montagem de seus elencos para a próxima edição do campeonato nacional.

Na capital paulista, Pinheiros/SKY e Palmeiras conseguiram manter a base dos times que disputaram a quinta edição do NBB. O clube pinheirense, que já havia acertado a permanência do ala/pivô Rafael Mineiro, renovou os contratos dos norte-americanos Shamell e Joe Smith, do armador Paulinho, e dos pivôs André Bambu e Morro. Enquanto isso, a equipe do Palestra Itália também confirmou a continuidade de seis atletas em seu plantel: o trio de jogadores nascidos nos Estados Unidos, Caleb Brown, Antwaine Wiggins e Tyrone Curnell, o ala Guto e os pivôs Marcão e Tiagão.

Além da manutenção dos principais nomes de sua campanha na temporada 2012/2013, o esquadrão palmeirense também anunciou a contratação do armador Neto, que fez uma boa campanha com a Liga Sorocabana no NBB 5, ao somar média de 13,6 pontos por jogo, além de liderar o ranking de roubadas de bola do campeonato, com 2,11 desarmes por partida.

Se Palmeiras e Pinheiros ganharam destaque por conseguirem manter boa parte de seus elencos, o outro clube da capital paulista confirmado para a sexta edição do campeonato nacional conseguiu acertar com bons nomes para a próxima temporada. Depois de confirmar a contratação do armador norte-americano Kenny Dawkins, ex-Liga Sorocabana, o Paulistano/Unimed acertou com seu compatriota Desmond Holloway, que também atuou pelo time sorocabano no NBB5.

Em sua primeira temporada no Brasil, Holloway foi um dos destaques da competição e fechou sua participação como o maior pontuador de todo o campeonato – média de 20,3 pontos por jogo. Além do cestinha do NBB5, o time dirigido pelo técnico Gustavo De Conti também contratou o ala/pivô César Fabretti, que estava no Tijuca/Rio de Janeiro, e renovou os contratos do ala Pedro e do ala/pivô Renato Carbonari.

Quem também se movimentou bastante na última semana foi o Winner/Kabum/Limeira. Sem perder tempo, a agremiação do interior paulista garantiu as permanências dos armadores Hélio e Ronald Ramon, acertou os retornos do ala/pivô Teichmann e do pivô Bruno Fiorotto, ambos campeões paulistas pela equipe em 2009, e ainda acertou com o pivô Renan Leichtweis, que defendeu as cores do Tijuca no último NBB.

Depois de brilhar no Paulistano, Elinho acertou com o Minas (João Pires/LNB)

E não foi só no Estado de São Paulo que os times se movimentaram no mercado da bola laranja. Depois de comunicar a dispensa do técnico Raul Togni, o Icatu/Minas confirmou seus dois primeiros reforços para a sexta temporada do NBB.

Para a armação, a equipe da capital mineira acertou com Elinho, que se destacou nas duas últimas temporadas da competição nacional com a camisa do Paulistano. Convocado para a Seleção Brasileira de Novos, o atleta somou médias de 11,1 pontos e 3,4 assistências por partida no NBB5.

Outra contratação do clube de Belo Horizonte foi o ala Rafa Moreira, de 21 anos, que chega para compor o elenco do time tanto no NBB quanto na LDB. Além disso, o time minastenista também confirmou a permanência dos jovens Danilo Fuzaro e Leonardo Demetrio.

Ainda em Minas Gerais, o vice-campeão do NBB5, Unitri/Universo, acertou a renovação de contrato de quatro jogadores: Audrei, Cipolini, Gruber e Léo Waszkiewicz.

Enquanto isso, o Basquete Cerarense, que estreou na competição nacional com uma honrosa campanha que teve fim nas oitavas de final, após uma derrota por três a dois na série contra o Paulistano, manteve os principais jogadores do seu elenco.

Ficaram o ala/pivô Felipe Ribeiro, maior pontuador do time nordestino e jogador mais eficiente da fase de classificação do NBB5, o pivô Drudi e o ala/armador André Goés, segundo e terceiro cestinhas da equipe no campeonato, respectivamente, os armadores Matheus e Davi Rossetto e os jovens Victor Gusmão e Rômulo.