#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Pela sobrevivência

17-09-2014 | 01:54
Por Liga Nacional de Basquete

Palmeiras, Liga Sorocabana, Lins e Internacional disputam quadrangular que definirá os dois rebaixados do Paulista 2014; partidas serão no Ginásio Palestra Itália

Não serão só os playoffs que agitarão o os próximos dias do Campeonato Paulista 2014. A partir desta quinta-feira (18/09), Palmeiras/Meltex, Liga Sorocabana, Internacional de Santos e Lins Basquete disputarão um quadrangular que definirá quem fica na elite e quem serão os dois rebaixados para a série A-2 do Estadual. Todas as partidas acontecerão no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo (SP).

As quatro equipes se enfrentarão entre si em turno único, porém, os confrontos de sábado (19/09) e domingo (20/08), dependerão dos vencedores dos duelos da rodada de quinta-feira, entre Liga Sorocabana e Lins Basquete, às 18 horas, e Palmeiras e Internacional, às 20 horas.

Sábado, o ganhador do Jogo 1 medirá forças com o perdedor do Jogo 2, às 18 horas, enquanto o vencedor Jogo 2 entrará em quadra com a equipe derrotada do Jogo1, às 20 horas. Já no domingo, o quadrangular será encerrado com os confrontos entre os perdedores dos Jogos 1 e 2, às 17 horas, e entre os vencedores dos Jogos 1 e 2, às 19 horas.

Ao término do quadrangular, as duas equipes de melhor campanha garantirão sua sobrevivência na elite do Campeonato Paulista, enquanto as outras duas serão rebaixadas e disputarão a série A-2 do Estadual em 2015.

Confira os destaques das equipes que brigam pela sobrevivência no Campeonato Paulista:

Palmeiras e Lins protagonizarão um dos duelos da primeira rodada do quadrangular (Fábio Menotti/Ag.Palmeiras)

Palmeiras e Lins protagonizarão um dos duelos da primeira rodada do quadrangular (Fábio Menotti/Ag.Palmeiras)

Palmeiras – 5º colocado do Grupo A

Dono da casa, o Palmeiras/Meltex lutará pela sobrevivência na elite do basquete paulista com uma novidade no comando. E que novidade. Depois saída do técnico Betão, o clube de Palestra Itália contratou ninguém menos que Régis Marrelli, ex-São José e dono do troféu Ary Vidal de Melhor Técnico do NBB4.

A agremiação verde e branca da capital somou três vitórias e sete derrotas (30% de aproveitamento) nas dez partidas que disputou na fase de classificação do Campeonato Paulista 2014, campanha que os deixou na quinta colocação do Grupo A.

Uma das principais esperanças palmeirenses para o quadrangular contra o rebaixamento é o ala/armador Neto, destaque da equipe na primeira fase do Paulista, com média de 16,3 pontos e 2,7 assistências por partida, seguido de seu companheiro de posição, o argentino Nicolás Gianella, que faz em média 10,9 pontos e distribui 3,0 passes decisivos por duelo.

Lins Basquete – 6º colocado do Grupo A

Atrás do Palmeiras, na sexta e última posição do Grupo A, terminou o Lins Basquete, que conquistou apenas dois resultados positivos nos dez confrontos que fez na primeira fase (20% de aproveitamento). Estes triunfos, por sua vez, foram nas duas últimas rodadas da etapa de classificação, sobre Palmeiras e Paschoalotto/Bauru, ambos na casa do adversário.

Para manter o embalo positivo no quadrangular da sobrevivência, o Lins, que é representado pelos atletas do Basquete Cearense, terá que superar dois importantes desfalques: o do armador Davi Rossetto, líder em pontos e assistências da equipe na primeira fase do Paulista 2014, com médias de 12,6 e 6,0 nos respectivos fundamentos, e do pivô Erick Camilo.

Pensando em suprir as ausências, o esquadrão comandado pelo técnico Alberto Bial apostará suas fichas na mão quente do ala Fernando Fischer, dono da média de 11,0 pontos e do melhor aproveitamento nas bolas de 3 pontos do Campeonato Paulista (18 certas em 33 tentadas – 54,55%).

Na primeira rodada da luta para ver quem fica na elite e quem vai para a segunda divisão do Campeonato Paulista, Palmeiras/Meltex e Lins Basquete se enfrentam, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Palestra Itália, sede de todas as partidas do quadrangular.

Liga Sorocabana e Internacional abrirão as disputas do quadrangular (Murillo Amadei/LSB)

Liga Sorocabana e Internacional farão o primeiro confronto do quadrangular, na quinta, às 18h (Murilo Amadei/LSB)

Liga Sorocabana – 5º colocado do Grupo B

Do outro lado, a Liga Sorocabana, quinta colocação do Grupo B, entrará em quadra no quadrangular da sobrevivência sendo a equipe que mais venceu entre os times que brigam para fugir do rebaixamento do Estadual 2014, com campanha de quatro vitórias e seis derrotas (40% de aproveitamento).

Para conseguir os quatro êxitos na primeira fase, o time Rinaldo Rodrigues contou com grandes atuações do ala Schneider, responsável por 16,9 pontos por duelo, do pivô Guilherme Hubner, reboteiro da equipe e 11º do campeonato, com média de 5,8 sobras por confronto.

Internacional de Santos – 6º colocado do Grupo B

Adversário da Liga Sorocabana na primeira rodada do quadrangular, o Internacional de Santos terminou a primeira fase com duas vitórias nos dez jogos (20% de aproveitamento), uma delas em cima dos próprios sorocabanos.

A principal arma dos santistas para tentar a permanência na primeira divisão do Campeonato Paulista é no ala norte-americano Rashaun, cestinha da competição, com a expressiva média de 24,0 pontos por jogo.

Além do gringo, a agremiação do litoral sul do Estado aposta suas fichas na experiência do pivô Marcão, que disputou as duas últimas edições do NBB pelo Palmeiras, dono da média de 5,2 rebotes por duelo.

O confronto entre Liga Sorocabana e Internacional, que abrirá as disputas do quadrangular da sobrevivência no Estadual, está marcado para esta quinta-feira (18/09), às 18 horas (de Brasília), no Ginásio Palestra Itália.

Ginásio Palestra Itália será o palco das disputas contra o rebaixamento no Paulista (Fábio Menotti/Ag.Palmeiras)

Ginásio Palestra Itália será o palco das disputas contra o rebaixamento no Paulista (Fábio Menotti/Ag.Palmeiras)

Confira a tabela completa do quadrangular pela sobrevivência do Campeonato Paulista 2014

Sede: Ginásio Palestra Itália, em São Paulo (SP)

Quinta-feira (18/09):

Jogo 01 – 18h – Liga Sorocabana x Internacional de Santos
Jogo 02 – 20h – Palmeiras/Meltex x Lins Basquete

Sexta-feira (19/09):

18h – Vencedor do Jogo 01 x Perdedor do Jogo 02
20h – Vencedor do Jogo 02 x Perdedor do Jogo 01

Sábado (20/09):

17h – Vencedor do Jogo 01 x Vencedor do Jogo 02
19h – Perdedor do Jogo 01 x Perdedor do Jogo 02