#JOGAJUNTO

LNB / NBB Caixa

Pelo bem dos números

31-10-2016 | 06:42
Por Liga Nacional de Basquete

Em ação viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, LNB reúne oficiais de estatística do NBB CAIXA para treinamento e apresentação de software para temporada 16/17

Encontro apresentou o novo sistema de estatística para o NBB CAIXA: o FIBA Live Stats (Divulgação)

Encontro apresentou o novo sistema de estatística para o NBB CAIXA: o FIBA Live Stats (Divulgação)

No último final de semana, em São Paulo (SP), a Liga Nacional de Basquete (LNB) promoveu o encontro entre os oficiais de estatística que atuarão na edição 2016/2017 do NBB CAIXA. O evento foi viabilizado através da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte e contou com o patrocínio da SKY, assim como o Encontro do Representantes, realizado também no sábado e domingo.

Com a presença de 59 oficiais relacionados para a competição, a reunião serviu para apresentação do novo software de estatística do NBB CAIXA (FIBA Live Stats), que será utilizado a partir desta edição e foi apresentado pelo Sr. Marcelo Gallicchio, da FIBA, além de atualização de conceitos de fundamentos no olhar estatístico (o que é um rebote, bola perdida, assistência e etc.) e treinamento prático do novo sistema.

+Saiba mais: LNB realiza encontro dos representantes do NBB CAIXA; veja como foi

“A realização desse encontro já demonstra que a LNB reconhece a extrema importância desse trabalho e isso aumenta ainda mais sua credibilidade do campeonato. Tivemos uma atualização de conceitos com um dos maiores especialistas da área, o Sr. Marcelo Gallicio, que passou tudo que a FIBA traz de excelência em estatística, e isso nos dá uma grande reciclagem, confiança e motivação para seguir buscando o mais alto nível”, disse o oficial Luiz Negretti, de São Paulo.

“Houve trocas muito interessantes de conhecimento e experiência, tanto sobre dificuldades quanto sobre soluções. Tudo isso ajudará muito na diminuição das diferenças de interpretação entre oficiais de diferentes praças. Foi muito válido esse encontro e esperamos que tenhamos mais reuniões como essas, pois isso só traz o desenvolvimento contínuo da estatística no Brasil”, comentou o oficial carioca Hugo Bezerra.

O FIBA Live Stats é utilizado em mais de 150 países (Divulgação)

O FIBA Live Stats é utilizado em mais de 150 países (Divulgação)

O novo software de estatística do NBB CAIXA é utilizado em mais de 150 países e na maioria das grandes competições da esfera FIBA do mundo inteiro. Dentre elas estão Copa Intercontinental, Copa América de Seleções, Liga das Américas e Liga Sul-Americana de Clubes, além de ligas importantes ao redor dos quatro cantos do planeta, como na Itália, Argentina, Uruguai, Austrália, Índia e tantos outros.

“A implantação do sistema FIBA foi um avanço muito grande. Com isso o NBB CAIXA entra num hall de grandes ligas também no ramo da estatística. A estatística é um dos cartões de visitas de uma liga. Quando você quer conhecer uma liga, você entra no site e quer ver estatísticas. E agora que o NBB CAIXA tem um sistema internacional como esse, ficou ainda mais positivo”, declarou Hugo Bezerra.

Além de treinar e ensinar os oficiais sobre as novidades para a temporada, o encontro promovido neste final de semana teve como principal objetivo profissionalizar os mesmos e padronizar ainda mais os conceitos aplicados por eles, para que os números estatísticos do NBB CAIXA sejam cada vez mais precisos.

“Os números podem contar histórias de um jogo ou de um campeonato. Sem números a mídia não contaria as histórias com precisão. Isso mostra a importância que um bom trabalho de estatística tem. Um encontro como esse promove uma melhora muito grande na padronização de conceitos e com isso chegamos mais perto do nosso objetivo, que é a excelência. Somos apaixonados pelo que fazemos e, segundo o pessoal da FIBA, somos um dos melhores países no ramo da estatística no mundo”, concluiu Luiz Negretti.

“Neste encontro duas metas que foram atingidas: o treinamento dos oficiais de estatísticas para utilização do mesmo software que é utilizado pela FIBA nas competições internacionais organizadas pela entidade; e atualização dos profissionais em relação ao novo manual da FIBA para coleta de estatísticas”, comentou Paulo Bassul, Gerente Técnico da LNB.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.