#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Pelo topo das Américas

13-03-2015 | 02:47
Por Liga Nacional de Basquete

Novamente no Ginásio Maracanãzinho, Flamengo, Bauru, Peñarol (ARG) e Pioneros (MEX) iniciam, neste sábado, o Final Four da Liga das Américas 2015

Ginásio Maracanãzinho

Ginásio Maracanãzinho será palco do Final Four da Liga das Américas pelo segundo ano consecutivo (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

Dezesseis equipes iniciaram a Liga das Américas 2015 e, passadas duas fases e 36 partidas, somente quatro sobreviveram na competição. Agora, a partir deste sábado (14/03), Flamengo, Paschoalotto/Bauru, Peñarol de Mar del Plata (ARG) e Pioneros de Quintana Roo (MEX) darão início ao Final Four da maior competição da América Latina e farão a briga direta pelo título e consequentemente pela vaga na Copa Intercontinental.

No Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), o invicto Bauru abrirá as partidas do Final Four enfrentando o Peñarol de Mar del Plata (ARG), às 18 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV. Logo em seguida, às 20h15, também ao vivo no SporTV, o atual campeão e anfitrião do quadrangular final Flamengo mede forças com o Pioneros de Quintana Roo (MEX).

+Clique aqui e saiba como garantir seu ingresso para o Final Four da Liga das Américas 2015

“Nessa fase decisiva, tudo que foi feito antes nas outras etapas tem que ser deixado para trás. Agora é uma nova etapa, quase outra competição, é algo a parte. Devemos nos focar em fazer as coisas bem outra vez. É um desafio muito grande, mas nossa equipe está preparada para alcançar esse objetivo”, comentou Alex Garcia, do Bauru.

“Temos uma equipe experiente e que sabe como jogar em momentos decisivos. Além disso, contamos com uma boa rotação de jogadores, que nos permite jogar com intensidade e qualidade desde o início até o fim de cada partida. Se conseguirmos essa regularidade podemos ter chances de disputar o título dessa importante competição novamente”, falou o técnico do atual campeão Flamengo, José Neto.

Os times que vencerem as duas primeiras partidas farão a grande final da Liga das Américas no sábado (15/03), às 20h15 (de Brasília), novamente com transmissão ao vivo do SporTV. Pouco antes, às 18h15 (de Brasília), as duas equipes derrotadas na primeira rodada estarão frente a frente brigando pelo terceiro lugar da principal competição da América Latina.

Bauru, de Alex, em ação contra o Pioneros (MEX), outro presente no Final Four da Liga das Américas (Etzel Espinosa/FIBA Américas)

Bauru, de Alex, em ação contra o Pioneros (MEX), outro presente no Final Four da Liga das Américas (Etzel Espinosa/FIBA Américas)

Atual campeão sul-americano, o Bauru chega para a fase final da Liga das Américas como único invicto da competição, com seis vitórias nas seis partidas que disputou (100% de aproveitamento). Seu adversário na primeira rodada do Final Four, o Peñarol (ARG), estava invicto até a etapa anterior, quando foi superado pelo Flamengo e ficou com a vice-liderança do Grupo F da fase semifinal.

“Certamente será uma partida muito difícil. O Peñarol é uma equipe com experiência e que sabe como jogador esse tipo de torneio. Sempre foi assim. Temos que ter muito cuidado, jogar com concentração, sem distrações e desenvolver o jogo que mostramos durante toda a temporada, em que estamos conseguir cumprir todos os nossos objetivos”, frisou o bauruense Alex Garcia.

Já o detentor do troféu da Liga das Américas, bicampeão do NBB e campeão da Copa Intercontinental de Clubes, Flamengo, chega para a disputa com a experiência de já ter faturado o título do torneio continental no próprio Maracanãzinho, com direito a final brasileira, contra o Pinheiros/SKY, algo que também pode se repetir caso rubro-negros e bauruenses avancem à decisão.

O Flamengo, de Meyinsse, vai em busca do bicampeonato da Liga das Américas (Marcelo Figueras/FIBA Américas)

O Flamengo, de Meyinsse, vai em busca do bicampeonato da Liga das Américas (Marcelo Figueras/FIBA Américas)

Os cariocas possuem campanha de cinco vitórias nos seis jogos que disputou (83,3% de aproveitamento) até aqui. Seu único revés na Liga das Américas no torneio foi justamente para o Pioneros (MEX), adversário na primeira rodada do Final Four. Na ocasião, os rubro-negros já estavam classificados à fase semifinal e, mesmo com o revés, por 86 a 81, em Cancún (MEX), casa do adversário, ficou com a liderança do Grupo B.

“Estar no Flamengo o obriga a pensar em ganhar, isso é ainda mais forte. Nessa partida (contra o Pioneros) tivemos um bom começo e desenvolvemos um jogo muito bom ofensivamente, mas depois permitimos a reação do Pioneros e isso nos custou a partida. Mas mesmo assim fomos os líderes do grupo e fomos à fase semifinal. Agora nos enfrentaremos de novo e sabemos do poder que eles tem. Temos que ser regulares e buscar a vitória do início ao fim do jogo”, comentou Neto.

Uma curiosidade que joga a favor dos brasileiros na disputa é que sempre que o Brasil colocou dois times no Final Four da Liga das Américas o campeão foi brasileiro. Em 2009, Brasília e Minas foram ao quadrangular final e o título ficou com os candangos. Em 2013, Pinheiros e Brasília foram ao Final Four e os pinheirenses foram campeões com uma rodada de antecedência. E em 2014, quando Flamengo e Pinheiros fizeram a final brasileira no Maracanãzinho e os rubro-negros levantaram a taça de campeão.

Confira a tabela de jogos do Final Four da Liga das Américas 2015:

Sede: Maracanãzinho (Rio de Janeiro – RJ)

– 14/03 (Sábado)
18h – Jogo 1 – Paschoalotto/Bauru x Peñarol de Mar del Plata (ARG) – ao vivo no SporTV
20h15 – Jogo 2 – Flamengo x Pioneros de Quintana Roo (MEX) – ao vivo no SporTV

– 15/03 (Domingo)
18h15 – Disputa de 3º lugar – Perdedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2
20h15 – Final – Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2 – ao vivo no SporTV