#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

Pensando alto

22-08-2013 | 05:53
Por Liga Nacional de Basquete

Com volta da Copa Intercontinental, FIBA se anima e projeta Mundial de Clubes com participações de equipes de todos os continentes para próximos anos

Alberto García (ao centro) declarou as intenções de futuramente realizar um Mundial de Clubes (Ricardo Bufolin/Divulgação)

A Federação Internacional de Basquete (FIBA) está animada. Depois de concretizar o retorno da Copa Intercontinental de Clubes para este ano, a entidade máxima do basquete mundial já planeja voos maiores para as próximas temporadas e tem a pretensão de organizar um Mundial de Clubes, com a presença de times de todos os continentes do planeta.

Após 17 anos, a FIBA reviveu a Copa Intercontinental. Disputada entre os anos de 1966 e 1987, com uma pequena pausa entre 1971 e 1973, a competição chegou a ser disputada em 1996, mas não teve continuidade. Agora, em 2013, o torneio está de volta e o novo campeão mundial sairá do duelo entre o atual campeão da Liga das Américas, Pinheiros/SKY, e o dono do título da última edição da Euroliga, Olympiacos (Grécia).

“O trabalho das federações, ligas, FIBA, além do apoio da mídia e dos clubes, é absolutamente necessário para chegarmos ao êxito. Há seis anos organizamos a Liga das Américas e estamos caminhando passo a passo. Este ano, temos a oportunidade da realização da Copa Intercontinental e nada melhor do que começar no Brasil”, disse Alberto García, secretário geral da FIBA Américas

Durante o evento que marcou o lançamento oficial do confronto entre os atuais campeões da Europa e das Américas, que será realizado nos dias 04 e 06 de outubro, no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, na cidade de Barueri (SP), García revelou que está nos planos da entidade para os próximos a realização do Mundial de Clubes, e que inclusive dirigentes de outros continentes já manifestaram interesse em participar da competição.

“O presidente da FIBA Ásia me disse que no próximo ano, o campeão asiático quer estar no Mundial. O secretário geral da FIBA África também me disse que quer seu continente representado. Então, sabemos que este ano estamos dando o primeiro passo, com essa disputa entre uma equipe da Europa e outra da América. Provavelmente no próximo ano, com mais tempo para nos organizarmos, poderemos ter a realização do famoso Mundial de Clubes, que é algo muito difícil de fazer”, explicou o mandatário da FIBA Américas.

Além de poder ter a participação de equipes de todos os continentes do planeta, o futuro Mundial de Clubes também poderia contar com equipes da NBA. Mesmo sem adotar as regras da FIBA durante suas partidas, a liga norte-americana de basquete está atenta à criação da Copa Intercontinental.

“Quando saiu a notícia de que a Copa Intercontinental seria realizada, a vice-presidente de assuntos internacionais da NBA me telefonou e me perguntou: ‘o que é essa Copa Intercontinental? Como não teremos times da NBA nisso?’. Temos que ir de pouquinho em pouquinho e em breve também poderemos ter a realização de um Mundial de Clubes, também com a participação de equipes da NBA”, afirmou García.

Para dar sequência ao planejamento de realizar um Mundial de Clubes nos próximos anos, a disputa da Copa Intercontinental nesta temporada é crucial. A disputa entre brasileiros e gregos será transmitida ao vivo para mais de 70 países e a FIBA quer mostrar que a volta da disputa pelo título mundial é algo bastante atrativo.

“Este duelo entre Pinheiros e Olympiacos será transmitido para 70 países e queremos dar uma excelente impressão a todo o mundo. Eu tenho a fé e a confiança de com a ajuda de todos, vamos fazer um evento que seja realmente uma beleza para todo o planeta”, concluiu o mandatário do basquete nas Américas.