#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Vitória em dobro

24-08-2018 | 12:04
Por Liga Nacional de Basquete

Pinheiros não dá chances ao Paulistano, vence dérby da capital com facilidade e deixa rivais para trás no Paulista; Corinthians e Mogi triunfam fora de casa

Pinheiros, do norte-americano Bennett, venceu o dérby contra o Paulistano de maneira incontestável (Ricardo Bufolin/ECP)

O EC Pinheiros conquistou aquela vitória especial na rodada de encerramento do primeiro turno do Campeonato Paulista. Na noite desta quinta-feira, a equipe venceu o dérby da capital contra o Paulistano/Corpore, por 79 a 61, e conquistou um grande resultado na briga na parte de cima da tabela de classificação.

A vitória sobre seu maior rival fez o Pinheiros se isolar na segunda posição, com sete triunfos em nove jogos, mesma campanha do líder Sendi/Bauru Basket – o Dragão leva a melhor no confronto direto. Já o Paulistano sofreu sua terceira derrota e caiu para a quarta posição, empatado com Sesi Franca (3º) e Mogi das Cruzes/Helbor (5º).

“Terminar o primeiro turno em segundo lugar sinaliza que temos um elenco homogêneo e que precisamos continuar trabalhando firme”, disse o comandante pinheirense César Guidetti

Dominante do início, o Pinheiros contou com grande atuação coletiva para sair vencedor e os cinco titulares pontuaram em dígitos duplos – Bennett (10), Betinho (11), Isaac (16), Ware (12) e Marcus Toledo (12). Do lado do Paulistano, o destaque ficou por conta de Yago, cestinha do jogo, com 17 pontos.

“O importante foi o entrosamento entre os cinco que iniciaram a partida e o suporte que veio com os jogadores do banco. Não viemos pensando no placar, mas em vencer o jogo. Eu fui em todas as bolas que estavam ao meu alcance. Estamos engrenando”, comentou Toledo.

As duas equipes voltam à quadra neste final de semana para o início do segundo turno. O Pinheiros vai até Franca para mais um confronto direto, diante do Sesi Franca, neste sábado. Já o Paulistano recebe o São José, no domingo.

De acordo com o regulamento do Campeonato Paulista, os dois primeiros colocados se classificam direto às semifinais – serão disputadas em uma melhor de 3. Já as equipes que ficarem entre 3º e 6º farão confrontos em jogo único para serem definidos os outros dois semifinalistas (3º x 6º e 4º x 5º).

Mogi e Corinthians vencem

A rodada desta quinta do Estadual teve mais duas partidas. Em uma delas, o Mogi das Cruzes/Helbor foi até São José dos Campos e venceu o time da casa, por 88 a 75. Com a vitória, a equipe igualou as campanhas de Franca e Paulistano e entrou na briga pelas primeiras posições.

Recuperado de uma lesão no tornozelo, o ala Gui Deodato fez sua estreia pelo Mogi em grande estilo e foi um dos destaques da equipe, com 17 pontos – o cestinha foi Shamell, com 18. Já pelo time joseenses, os maiores pontuadores foram os alas Pastor e Pedro, com 18 e 17 pontos, respectivamente.

“O Gui foi muito bem e surpreendeu, nas bolas de três, na eficiência, ele foi importante. Ele aumenta a parte de defesa nossa, altura, o vigor físico. De modo geral, a equipe fez um bom trabalho, já que ganhar aqui não é fácil. Ganhamos um jogo progressivamente; tivemos um pouco de dificuldade e em alguns momentos demos cestas fáceis, o que precisamos evoluir e corrigir, e o ataque vai acontecendo. Com a equipe completa a gente pode revezar muito. Isso foi um dos fatores da nossa vitória”, avaliou o técnico Guerrinha.

Com a mão direita: com ótimo desempenho dos dois lados da quadra, Gui brilhou em sua primeira partida pelo Mogi (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

Quem também venceu nesta quinta foi o Corinthians. Mesmo atuando fora de casa, a equipe alvinegra venceu o Basquete Osasco, com tranquilidade, por 80 a 47, e chegou ao quarto triunfo na competição. A equipe divide a sexta posição com o São José.

Com 22 pontos, o ala/armador Kyle Fuller foi o cestinha do jogo e comandou o triunfo do Corinthians. Vindo do banco de reservas, o armador Gustavinho somou dez pontos e cinco assistências e foi outro a ter boa atuação.

Confira os próximos jogos do Campeonato Paulista:

24/08 (sexta-feira)
18h30, no Panela de Pressão, em Bauru – Sendi/Bauru x América/Unirp/Smel

25/08 (sábado)
18 horas, no Pedrocão, em Franca – Sesi/Franca x EC Pinheiros
19 horas, no Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes – Mogi/Helbor x Liga Sorocabana

26/08 (domingo)
18 horas, no ginásio Antônio Prado Jr. – Paulistano/Corpore x São José