#JOGAJUNTO

LNB

Planejar etransformar

29-04-2019 | 07:09
Por Liga Nacional de Basquete

Em ação inovadora, LNB realiza Encontro de Planejamento e Gestão para discutir rumos e metas da entidade para os próximos 10 anos

A Liga Nacional de Basquete (LNB) deu um passo enorme rumo à transformação. Durante o último final de semana (sexta-feira, sábado e domingo), em São Paulo (SP), foi realizado o primeiro Encontro de Planejamento e Gestão para debater os rumos e metas da entidade para os próximos dez anos.

O encontro, realizado no Esporte Clube Pinheiros, contou com a presença de executivos da LNB, clubes e parceiros, além de atletas, técnicos e árbitros, e foi mediado pelo Instituto Áquila, consultoria internacional de gestão de empresas.

Além destes, convidados especiais marcaram presença, como Eduardo Leite (gerente de Ad Sales da Turner International), Danilo Castro (comentarista da Band), Ricardo Avelar (gerente de projetos do Comitê Brasileiro de Clubes), e Dante DeRose (ex-chefe do Depto. de Educação Física e Esporte da USP).

“Quando a LNB foi fundada houve um trabalho de planejamento estratégico sobre os rumos que tomaríamos naquele momento. Fomos nos estabelecendo ao longo desses dez anos, mas isso aconteceu mesmo depois da parceria com a NBA, que nos ajudou muito. Todo evento precisa de planejamento. Não se pode trabalhar ano a ano sem saber onde estamos e onde podemos chegar. Foi daí que surgiu a ideia. Reunimos os dirigentes dos clubes, parceiros, personalidades e a mídia para nos ajudar. Estabelecemos um plano para os próximos dez anos. A LNB não é nada mais do que os clubes que se reúnem e tomam as decisões, e foi exatamente isso que fizemos. Os clubes pensaram e estabeleceram os parâmetros de uma gestão estratégica para o futuro e isso foi magnífico”, disse o presidente da LNB, Kouros Monadjemi.

No primeiro dia, todos assistiram a uma palestra do Instituto Áquila sobre as constantes transformações que o mundo vem atravessando, com o objetivo de destacar a importância da inovação em todos os aspectos.

Já no segundo dia, na parte da manhã, todos os envolvidos participaram de uma bate-papo riquíssimo com profissionais de extremo renome no mercado da mídia sobre temas relacionados à massificação do basquete. Foram eles: João Palomino (vice-presidente de jornalismo da ESPN), José Colagrossi (diretor executivo do Ibope Repucom), Rafael Plastina (CEO da Sport Track Intelligence), Ivan Martinho (vice-presidente de parcerias comerciais do Fox Sports), Diego Garcia (gerente de marketing da Nike Basketball na América Latina) e Juca Silveira (diretor geral de televisão da Band).

Ainda no segundo dia, na parte da tarde, foi a hora de colocar as ideias no papel. Os envolvidos foram divididos em comissões para “brainstorms” sobre vários assuntos específicos sobre o futuro da LNB e do basquete brasileiro, com um profissional do Instituto Áquila mediando os debates de cada grupo.

Foram debatidos temas como massificação da prática do basquete, percepção de valor da modalidade, criação de ídolos, processos internos da LNB, geração e otimização de receitas, desenvolvimento dos clubes e de todos os profissionais que atuam no NBB CAIXA, além de tantos outros temas. Ao final das discussões, cada grupo apresentou as soluções e metas para seus respectivos assuntos para desenvolver um plano de metas fixo para os próximos dez anos da entidade.

Mesmo que cada grupo tenha debatido sobre temas distintos, todos eles tiveram que tratar de dois pontos em comum: “Que LNB queremos ser nos próximos 10 anos?” e “Qual o papel de cada um nesse ecossistema?”. O mais positivo foi que houve uma unidade muito grande em relação às respostas de cada um, o que mostra que todos estão com uma mentalidade muito próxima e remando para o mesmo caminho.

“Saímos com uma premissa bem construída, dialogada e negociada, e quando você vai para os grupos fica muito mais fácil extrair o melhor de cada um. A soma das partes faz muito mais do que um só. Tivemos uma discussão riquíssima com todos os parceiros e stakeholders, isso é a base para todo o avanço que queremos atingir”, disse Carlos Donzelli, presidente do Conselho do Sesi Franca Basquete e vice-presidente financeiro da LNB.

Depoimentos sobre o Encontro:

Arnaldo Luiz Queiroz – Diretor de Esportes Olímpicos do EC Pinheiros

“O evento foi sensacional. Para nós do Pinheiros foi uma honra ter sediado mais esse evento. O Pinheiros só pensa em planejamento para o futuro, então isso vem a calhar, está dentro do nosso DNA e gostamos muito de ter participado. É como um plano de desenvolvimento de médio prazo, que tem que ser revisado constantemente. Aqui no Pinheiros fazemos isso, com o Plano de Desenvolvimento, que é o PDD. Fazemos as revisitas, as comissões, os comitês e as pessoas que reestudam para que ele sempre esteja atualizado”.

“Estou muito animado com o futuro. Acredito que a Liga vai crescer muito a partir de agora. Passamos por um momento turbulento aqui no Brasil e acho que tudo converge para uma melhoria muito grande. Sabemos o que nós queremos, temos noção daquilo que precisamos melhorar e as cabeças são muito boas. As pessoas querem as mesmas coisas e é só trabalhar é focar que vai acontecer. A Liga vai ser cada vez mais um ícone no esporte nacional”.

Carlos Saraiva – Diretor de Relações Esportivas da Penalty

“O planejamento estratégico é parte integrante das empresas, das grandes companhias. Não foi surpresa pra mim, em função da atual gestão da LNB, ser convidado para esse evento aqui no Pinheiros. Achei extremamente produtivo e positivo, espero que sirva de exemplo para outras entidades esportivas. É através dessa ferramenta que podemos construir o futuro não só da Liga como também de outras companhias”.

“Foi um caminho certeiro, sem dúvidas. A gente adota essa mesma metodologia, depois do briefing, você divide em grupos. Aqui são grupos específicos, lá os temas às vezes são os mesmos, mas você compila os dados para ver o que há de similaridade, depois filtra e coloca em prática através de outras ferramentas, como por exemplo PDCA, como foi citado aqui. Enfim, acho fundamental que isso não se perca ao longo do tempo, que haja solução de continuidade. Só assim você vai tornar suas ideias perenes e, consequentemente, a Liga”.

“Isso é ainda mais desafiador. Chegar até aqui imagino que não foi fácil, a gente participou desde o começo, fomos pioneiros junto com vocês lá atrás. Com certeza os próximos dez anos serão mais desafiadores. Mas não tenho dúvidas que com o pessoal que vocês têm, extremamente qualificados, serão mais vinte anos, esses dez mais os próximos”.

Carlos Donzelli – presidente do Conselho do Sesi Franca Basquete e vice-presidente financeiro da LNB

“Estamos saindo de um patamar em que estamos reconhecendo o que foi feito nos últimos dez anos, mas cientes de que precisamos dar um salto. Não tem como dar um salto se não tratarmos nosso ecossistema como um negócio, e esse evento é um marco para que possamos atingir isso. Todos nós que atuamos no esporte ou na vida privada temos um desejo, que é deixar um legado. A LNB trouxe um legado até aqui e começa a plantar hoje sementes para deixar um legado não só para o esporte, mas para situações que podemos estender para outras esferas da vida pessoal”.

João Palomino – vice-presidente de jornalismo e produção da ESPN

“O exemplo que a LNB dá fazendo esse encontro é espetacular. As grandes ligas brasileiras não se preocupam isso, em parar para discutir qual é sua realidade, sua capacidade de realização, qual suas deficiências e os caminhos que tem que seguir e quais parceiros você pode contar. Isso é fundamental para transformar uma ideia bacana em algo muito maior, e esse exemplo da LNB é espetacular”.

Ivan Martinho – vice-presidente de parcerias comerciais do Fox Sports

“Esse encontro é essencial na busca pela melhoria contínua. É muito bom ver a LNB juntar seus executivos e se reunir de maneira organizada, trazer profissionais do mercado, estar aberta a críticas, olhar pontos diferentes, fazer a somatória das experiencias de cada uma das pessoas envolvidas e colocar nesse ambiente em conjunto, em que todos estão dispostos e com o mesmo propósito. Até sugeri de fazermos mais encontros como esse, porque é tão rico que tenho certeza que uma maior quantidade deles temos chances de evoluir ainda mais do que evoluímos nesses 10 anos”

Juca Silveira – diretor geral de televisão da Band

“É uma iniciativa incrível. Esses 10 anos já foram de um crescimento extraordinário da LNB e essa projeção nos dá certeza que é um produto que estará mais forte e valorizado, cada vez mais importante na vida dos brasileiros. Acredito muito nesse trabalho estruturado que a LNB defende e prega, pois só assim podemos superar as imensas dificuldades que o esporte tem no Brasil. Ter esse nível de planejamento, organização e estruturação que a LNB é o melhor caminho para o crescimento do basquete”.

Felipe Ribeiro – Atleta do Basquete Cearense

“Me senti muito honrado pelo convite da LNB. Foi um evento maravilhoso, uma troca de informações muito válida, palestras ótimas, profissionais de nível altíssimo e um conteúdo incrível que passou das minhas expectativas. Parabéns à LNB, que já está preocupada com os próximos 10 anos. Passamos da fase da implementação e agora é muito bom ver como melhorar. Nada melhor do que pegar quem está dentro da quadra, quem está fora, patrocinadores, mídia, dirigentes e etc. para discutir o futuro da LNB. Foi um final de semana de aprender com os erros e ver o que temos de melhor. Fico muito feliz por ter participado da história do NBB dentro de quadra e agora fazer parte dessa projeção para o futuro. Muito obrigado à LNB e parabéns pela iniciativa”.

Régis Marrelli – Técnico do Paulistano/Corpore

“É uma iniciativa fantástica da LNB, por isso é uma liga diferenciada, considerada a melhor do Brasil, pois sempre pensa lá na frente. Pensar nos próximos 10 anos é muito importante, mas também difícil, pois a LNB chegou num patamar que para inovar realmente precisam fazer coisas diferentes, não só na parte administrativa, mas em todas. Esperamos que surta efeito que desejamos e o basquete cresça junto com a LNB. Trouxeram pessoas de um gabarito fantástico, áreas diferentes, todos pensando diferentes. Realmente isso te abre a mente para coisas que você as vezes nem imagina. Foi um final de semana fantástico para nós, como pessoa e profissional, e para a LNB para seguir sendo ainda mais diferenciada em relação às outras ligas”.