#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Plano traçado

03-05-2018 | 06:29
Por Liga Nacional de Basquete

Após grande vitória em Bauru, Paulistano se apoia em estilo de jogo “próprio” e rotação de elenco para jogos em São Paulo

Ao longo de toda a temporada o Paulistano/Corpore apresentou um estilo de jogo bastante particular, pouco visto por aqui, de defesa forte, saída rápida na transição e altíssimo volume nas bolas de 3 pontos, não importa quanto tempo o relógio de 24 segundos indique.

Foi seguindo essa estratégia que a equipe alvirrubra alcançou 22 vitórias seguidas e terminou a fase de classificação em segundo. Agora, na semifinal, o plano foi o mesmo, e o resultado novamente foi positivo: vitória no Jogo 1 da série contra o Sendi/Bauru em pleno Panela de Pressão, por 78 a 72.

Highlights do Game 1. Que ritmo!⚡🐯⏩🏆 #NoDaysOff #AntecipeOFuturo #OrgulhoPaulistano

Uma publicação compartilhada por Paulistano Basquete (@paulistano.basquete) em

Equipe que mais acerta bolas de 3 pontos no NBB CAIXA, com média de 11,9 tiros convertidos por jogo, o Paulistano usou dessa arma contra o Dragão e acertou 13 arremessos longos em 36 tentativas (36%). Assim, abriu uma importante vantagem ao longo da partida e a partir daí encaminhou sua vitória.

“Esse é o nosso estilo, o time foi montado dessa forma. Gostamos de correr e ter volume de jogo. Na cabeça de outras pessoas que estão assistindo nós exageramos nas bolas de 3, mas é o estilo que escolhemos e vamos morrer abraçados com ele até o fim. Os jogadores estão confiantes e, enquanto eles mantiverem isso, vamos seguir assim”, disse o técnico do Paulistano, Gustavo De Conti.

É com esse plano de jogo estabelecido que os atuais campeões estaduais vão encarar as duas próximas partidas da série em seus domínios, começando pelo Jogo 2, que será neste sábado (05/05), no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), às 14 horas (de Brasília), ao vivo na Band e do SporTV.

Defesa, correria e bola de 3: Paulistano seguirá seu característico plano de jogo para a sequência dos playoffs (João Pires/LNB)

Outra virtude fundamental no sistema do Paulistano é a rotação de seu elenco. O técnico Gustavo De Conti tem nas mãos peças de qualidade em todas as posições, chegando a ter duas e até três opções para cada situação.

As formações variam de acordo com a característica do adversário. De Conti falou sobre as opções de alternar os alas/armadores Kyle Fuller e Deryk Ramos. Além disso, ele explicou a escolha de Du Sommer na vaga de titular antes ocupada pelo pivô Guilherme Hubner na série quartas de final contra o Solar Cearense.

“Essa coisa de titular ou reserva não existe mais, pelo menos na minha cabeça. A gente pensa em situações que possam nos favorecer durante o jogo. O Kyle (Fuller) é um jogador muito forte fisicamente e que defende muito bem. O Deryk, que tem mais velocidade, vem depois com o time mais cansado. E é isso que a gente tenta pensar para montar o plano de jogo”, explicou Gustavinho.

“Na outra série o Guilherme (Hubner) começou de titular porque eles tinham um pivô muito pesado (Leozão) e a gente queria forçar ele a sair do garrafão para marcar o chute do Guilherme. Nessa série contra Bauru optamos pelo Du (Sommer), que tem uma defesa mais pesada, principalmente no Hettsheimeir, e tem versatilidade para marcar um jogador pequeno se precisar”, completou o treinador do Paulistano.

Gustavo De Conti tem peças de qualidade em todas as posições e faz da rotação uma de suas grandes armas (João Pires/LNB)

Uma das provas da versatilidade do elenco do CAP é que o cestinha do time, Deryk Ramos (12,4 pontos por jogo), vem do banco de reservas desde o início da temporada. Além de maior anotador, o camisa 19 é o líder em bolas de 3 pontos do NBB CAIXA, com 2,8 tiros certos por jogo.

+Estatísticas gerais de arremesso do NBB CAIXA 2017/2018

Deryk, por sua vez, revelou através de suas redes sociais uma “motivação extra” para a série contra o Bauru. Antes do primeiro jogo, em sua conta no Instagram, o jogador relembrou que o Dragão foi o time que o eliminou da semifinal do último NBB CAIXA – quando atuava pelo Brasília, por 3 a 1 – e foi também o rival da estreia com a camisa do Paulistano.

“O próximo jogo será muito mais duro do que o primeiro. Sabemos da dificuldade e da intensidade que será. Estaremos prontos, firmes, e vamos com tudo para buscar essa vitória”, disse Deryk. “É um fato curioso para mim pessoalmente (motivação extra contra Bauru), isso mostra o valor do Bauru. Não é uma série fácil, mas vamos fazer de tudo para sair com a classificação”, declarou Deryk.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.