#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Poder de decisão

15-05-2018 | 04:18
Por Marcel Pedroza

Tá virando rotina: Paulistano segura pressão do Bauru no Jogo 5 e chega às Finais do NBB CAIXA pela terceira vez em cinco anos, a segunda consecutiva

O Paulistano/Corpore tem poder de decisão, literalmente. Nesta segunda-feira (14/05), a equipe segurou a pressão do Sendi/Bauru Basket no Jogo 5 das semifinais, venceu por 80 a 77 e garantiu vaga nas Finais do NBB CAIXA pela terceira vez nos últimos cinco anos, a segunda de maneira consecutiva.

Depois de uma série extremamente equilibrada, o time do técnico Gustavo De Conti chegou a abrir 20 pontos de vantagem no terceiro quarto, mas o final da partida foi dramático. Com uma reação impressionante, o Dragão baixou a diferença no placar de maneira espetacular no período final e o Paulistano precisou segurar a pressão para vencer e chegar às Finais novamente.

A dramática vitória no Ginásio Antonio Prado Junior colocou o clube da capital paulista como terceira equipe que mais vezes chegou às Finais do NBB CAIXA, empatado com Bauru (3), e atrás apenas de Flamengo (6) e Brasília (4). Também já estiveram na decisão: Franca, Uberlândia e São José, uma vez cada, e agora o Mogi, rival do Paulistano neste ano.

“O Paulistano está mostrando solidez nos últimos anos. Chegamos à nossa primeira final do NBB em 2013, depois disputamos Lioga Sul-Americana e Liga das Américas, chegamos à final novamente no ano passado e estamos aqui de novo. Também tivemos o título paulista e isso mostra que o trabalho está sendo bem feito”, disse o comandante Gustavo De Conti.

“Fico muito feliz com o sucesso do Paulistano, de verdade. O clube merece muito, pois nos dá uma condição de trabalho acima da média. A diretoria faz um esforço muito grande para facilitar nosso trabalho, então nada melhor do que retribuir levando o clube a mais uma decisão”, completou De Conti.

Pela terceira vez nas Finais do NBB CAIXA, o Paulistano lutará por seu primeiro título. Na primeira vez em que foi à decisão, acabou derrotado pelo Flamengo (ainda no formato jogo único). Já na última temporada, a equipe chegou a abrir 2 a 0 na série contra o Bauru, mas levou a virada e ficou com o vice-campeonato novamente.

A decisão diante do Mogi terá início neste sábado (19/05), às 14 horas, no Ginásio Hugo Ramos. Depois, as duas partidas seguintes serão realizadas no Ginásio Wlamir Marques (Corinthians), casa escolhida pelo Paulistano novamente para as Finais do NBB CAIXA (confira o calendário completo abaixo).

“Antes do início da competição a gente fez uma promessa que voltaríamos à decisão e queríamos muito isso realmente. Nós sabíamos que ia ser um caminho longo, em que precisávamos estar sempre bem fisicamente. Acho que ninguém se machucou por um longo período, então agradecemos o Diego (Jeleilate, supervisor e preparador físico do CAP) por isso. Em todas as derrotas nós vínhamos treinar cedo no dia seguinte, seriamente. A gente sabia que sempre tínhamos algo a mais para melhorar. Isso é o Paulistano, essa é a nossa família”, disse Lucas Dias.

“Esperamos trazer o título desta vez. Sabemos que vai ser uma decisão muito dura, o Mogi está em uma crescente, eliminou o Flamengo, que sempre tem um grande time, mas espero que tudo certo. Vai ser um duelo de alto nível, sem dúvidas”, completou o cestinha do Paulistano no Jogo 5 das semifinais, com 21 pontos.

Torcida do Paulistano está em festa mais uma vez: clube está nas Finais do NBB CAIXA pela terceira vez (João Pires/LNB)

Dono de grande tradição na modalidade da bola laranja, principalmente na formação de atletas, o Paulistano está virando especialista em Finais não só do NBB CAIXA. Campeão paulista no início desta temporada, a equipe também fez a decisão do estadual em 2013 e 2009.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Confira as datas das Finais do NBB CAIXA 17/18:

Jogo 1 – 19/05 (sábado), às 14 horas, Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (ao vivo na Band e no SporTV)

Jogo 2 – 24/05 (quinta), às 19h30, Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (ao vivo no SporTV)

Jogo 3 – 26/05 (sábado), às 12h35, Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (ao vivo na Band e no SporTV)

Jogo 4* – 02/06 (sábado), às 14 horas, Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (ao vivo na Band e no SporTV)

Jogo 5* – 09/06 (sábado), às 14 horas, Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (ao vivo na Band e no SporTV)

*se necessário