#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

Ponto alto

23-09-2014 | 05:21
Por Liga Nacional de Basquete

Assistente de Magnano, campeão das Américas e bi do NBB: no auge de sua carreira, técnico José Neto vive expectativa de levar Flamengo ao título do Mundial

O tempo vai passando e a crescente na carreira de José Alves Neto vai só aumentando. Desde que decidiu seguir a carreira de técnico, lá no ano de 1992, nas categorias de base do Paulistano, o treinador acumulou diversas conquistas, foi subindo de degrau em degrau, e agora chegou a um ponto extremamente almejado, considerado sonho de grande parte dos treinadores do mundo: a decisão do Mundial de Clubes.

+ Clique aqui e saiba como comprar seu ingresso para os dois jogos da Copa Intercontinental

Ainda relativamente novo, com 43 anos, Neto pode acrescentar ao seu leque de êxitos na carreira uma medalha que, sem dúvidas, seria a mais especial de todas até então: a de campeão do mundo de clubes, feito alcançado somente por Cláudio Mortari, técnico do E.C. Sírio na histórica conquista do Mundial de 1979.

“Eu não gosto de ficar olhando muito para trás, ter referências de coisas passadas. Gosto sempre olhar para frente. Se formos analisar, eu tenho apenas três temporadas do NBB, vou para a minha quarta agora. Tudo que eu já conquistei, principalmente aqui no Flamengo – dois títulos do NBB, uma Liga das Américas – são coisas que fortalecem ainda mais a maneira de trabalhar”, comentou o comandante do Flamengo.

O adversário do Flamengo e de José Neto na disputa pelo título inédito da Copa Intercontinental será o Maccabi Tel Aviv, de Israel, campeão da última edição da Euroliga. Os duelos acontecerão na sexta-feira (26/09), às 21h30, e no domingo (28/09), às 12 horas (de Brasília), ambos na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ), ao vivo no SporTV.

Em franca evolução nos últimos anos, José Neto agora pode alcançar um título que só Cláudio Mortari tem (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Em franca evolução nos últimos anos, José Neto agora pode alcançar um título que só Cláudio Mortari tem (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Ao longo de sua carreira, José Neto foi evoluindo pouco a pouco, mas gradativamente. No início, em 1992, começou como treinador das categorias de base do Paulistano. Já em 2001, o técnico, nascido em Itapetininga (SP), assumiu a equipe principal do clube da capital paulista, onde ficou até 2007, e deu início a sua empreitada no profissional.

Alguns anos mais tarde, após mostrar potencial e conquistar bons resultados pelo alvirrubro do Jardim América, Neto passou a integrar o quadro de treinadores da Seleção Brasileira e se tornou assistente técnico do selecionado principal, na época comandado pelo técnico Lula Ferreira, hoje no Franca.

A função de auxiliar não era a única que José Neto exercia pelo Brasil. Assim como ocorreu no Paulistano em seu início de carreira, o treinador, ainda como assistente da principal, comandou equipes de base da Seleção. Sua primeira conquista com a camisa verde-amarela foi a medalha de bronze na Copa América/Pré Mundial Sub-18 de 2006.

No ano seguinte, com a mesma equipe, que tinha no elenco atletas como Paulão Prestes, do Mogi das Cruzes/Helbor, Betinho, hoje no São José/Unimed, e Rafael Mineiro, atualmente no Winner/Limeira, o técnico levou o Brasil ao honroso e surpreendente quarto lugar do Campeonato Mundial Sub-19 de 2007, realizado na Sérvia.

Como assistente da Seleção principal, participou de três Copas do Mundo (2006, 2010 e 2014), três Copas Américas (2005, 2009 e 2013 – campeão das duas primeiras), do histórico vice-campeonato do Pré-Olímpico de Mar del Plata em 2012, e do quinto lugar dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Já como treinador principal do Brasil, José Neto está, aos poucos, ganhando seu espaço. Em 2013, o técnico do Flamengo comandou a Seleção Brasileira de Novos no Torneio Universíade, realizado em Kazan, na Rússia. Em 2014, Neto esteve à frente do Brasil que conquistou o bronze no 46º Campeonato Sul-Americano, na Venezuela.

José Neto foi o treinador principal da Seleção Brasileira no Sul-Americano da Venezuela (Samuel Vélez/FIBA Américas)

José Neto foi o treinador principal da Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano da Venezuela (Divulgação/FIBA Américas)

Pelos clubes, Neto também acumula passagens pela Ulbra, primeiro São Bernardo (SP) e depois Rio Claro (SP), para depois assumir o Palmeiras. Já na temporada 2011/2012, o treinador foi convidado para comandar o Joinville (SC) e fez sua estreia no NBB, na quarta edição.

Depois de uma temporada em solo catarinense, o treinador foi contratado para assumir o tradicional Flamengo, clube que comanda até hoje e literalmente coleciona títulos. Em sua primeira temporada à frente do clube da Gávea, Neto foi campeão do NBB5, com direito a recorde histórico de partidas invicto na fase de classificação – 20 vitórias nos 20 primeiros jogos.

Já na temporada seguinte, o Flamengo foi arrasador e simplesmente faturou tudo que disputou. Primeiro, veio o Campeonato Carioca, depois a inédita e histórica conquista da Liga das Américas, que os deu o direito de disputar a Copa Intercontinental, e por último, o bicampeonato do NBB.

“Uma coisa muito importante também é o grupo de trabalho que a gente forma. Isso me anima muito, saber que eu não estou sozinho. Temos um grupo muito forte, tanto da parte de preparação física, da parte médica, da parte técnica, dos assistentes, dos jogadores. Conseguimos formar um grupo de trabalho muito forte, e eu acredito que é desta forma conseguir êxito em uma modalidade coletiva como o basquete”, disse Neto.

Neto é nada menos que atual bicampeão do NBB e campeão da Liga das Américas (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Neto é nada menos que atual bicampeão do NBB e campeão da Liga das Américas (Samuel Vélez/FIBA Américas)

NBB, Liga das Américas, Seleção Brasileira, Copa do Mundo, Copa Intercontinental. Em aproximadamente quatro anos, a carreira de José Neto teve um “boom” e, além de poder agregar um título mundial à sua coleção, desfrutará de uma experiência que nenhum técnico tem no Brasil: participar da pré-temporada da NBA.

A convite da própria liga norte-americana, a agremiação rubro-negra embarcará para os Estados Unidos para uma excursão pelo país e fará três partidas amistosas, contra Phoenix Suns (08/10), Orlando Magic (15/10) e Memphis Grizzlies (17/10), algo que nunca aconteceu na história do basquete brasileiro.

“É uma motivação muito grande saber que temos um desafio muito grande pela frente. Tem a Copa Intercontinental agora, depois os jogos da NBA. São coisas históricas que estão acontecendo. E tudo que passou foi muito importante para que agora estivesse preparado para essa oportunidade. Agora é pensar para frente. Temos um desafio também muito grande no NBB. As equipes estão se fortalecendo cada vez mais, o que me deixa muito feliz também. A gente vê o basquete brasileiro investindo, grandes equipes se formando, acho que isso é uma grande motivação para continuarmos trabalhando”, concluiu o treinador do Flamengo”, finalizou José Neto.

A Copa Intercontinental

Realizada entre os anos de 1966 e 1987 – somente entre 1971 e 1973 a competição não foi disputada -, a Copa Intercontinetal chegou a ser revivida em 1996, mas não teve continuidade. Em 2013, a FIBA (Federação Internacional de Basquete) anunciou a volta do torneio e o Olympiacos, da Grécia, venceu o Pinheiros/SKY, em disputa realizada na cidade de Barueri (SP), para ficar com o primeiro título da “Era Moderna” do torneio.

Agora, em 2014, a Copa Intercontinental, popularmente conhecida como Mundial de Clubes, voltará a ser disputada em solo brasileiro e, mais uma vez, colocará frente a frente os atuais campeões de duas das principais competições interclubes do planeta: a Liga das Américas e a Euroliga.

+ Confira todas as informações dos jogos entre Flamengo e Maccabi no Hot Site da Copa Intercontinental

Na HSBC Arena, nos dias 26 e 28 de setembro, no Rio de Janeiro, Flamengo e Maccabi Tel-Aviv (ISR) lutarão pelo troféu de campeão mundial em duas partidas. Em caso de uma vitória para cada lado, a equipe que tiver triunfado pela maior diferença de pontos ficará com o título.