#JOGAJUNTO

NBB Caixa

PIN x UBR:Imperdível

20-11-2018 | 12:37
Por Liga Nacional de Basquete

Franco-atiradores, 1x1 americano e equilíbrio instalado: 3 motivos para não perder Pinheiros x Brasília nesta quarta-feira, ao vivo no Twitter do @NBB

O feriadão prolongado chegou ao fim, mas o NBB CAIXA não para. Na noite desta quarta-feira, EC Pinheiros e Universo/CAIXA/Brasília estarão frente a frente no Ginásio Henrique Villaboim, na capital paulista, às 20 horas, com transmissão ao vivo pelo Twitter do NBB (@NBB).

E você deve estar se perguntando: por que um jogo entre o quarto e o 14º colocado é interessante?

Pois é, acredite se quiser, esse duelo promete ser de arrepiar. Quer saber o porquê? Dá uma olhada:

Os melhores ataques

Esqueçam as defesas, pois o assunto aqui é ataque. Tanto Pinheiros quanto Brasília estão no Top 5 dos melhores ataques da atual temporada do NBB CAIXA: os paulistas em terceiro (82,0 ppj) e os candangos em quinto (80,9 ppj). São números quase idênticos.

+Ranking completo dos ataques do NBB CAIXA 2018/2019

Além disso, os dois também estão entre os cinco times que mais acertam bolas de 3 pontos: Pinheiros é o segundo (10,8 convertidas por jogo) – atrás apenas do Sesi Franca (11,0 por jogo) -, enquanto que o Brasília é o quarto (10,1 por jogo).

Pinheiros, do cestinha Bennett, tem o 3º melhor ataque do NBB CAIXA (Allan Conti/Divulgação)

E adivinha qual é o diferencial entre eles, tendo em vista que os ataques são tão parecidos? A defesa. Os brasilienses têm a pior defesa do NBB CAIXA, com 91,0 pontos sofridos por jogo de média, enquanto que os pinheirenses cedem aos adversários em média 78,8 pontos por jogo e são donos da quinta pior defesa.

+Ranking completo das defesas do NBB CAIXA 2018/2019

Ou seja, esse Pinheiros x Brasília tem tudo para ser daqueles duelos entre franco-atiradores, de placar alto, com mais de 20 bolas de 3 pontos, lindos lances e tudo mais. Vai perder?

1×1 americano

Uma partida que tem o cestinha do campeonato já é interessante por si só, independente do adversário. Zach Graham, ala do Brasília, tem média de 21,9 pontos por jogo e é o maior pontuador da competição. Ele está barbarizando as defesas adversárias…

Do outro lado temos o também norte-americano Corderro Bennett, maior pontuador do Pinheiros na temporada, com 14,7 pontos de média. No entanto, o que está em pauta não são nem os pontos de cada um.

+Ranking dos cestinhas do NBB CAIXA 2018/2019

Bennett é, sem dúvidas, um dos melhores defensores do NBB CAIXA e muito provavelmente será um dos responsáveis por marcar Zach Graham – assim como Isaac, outro exímio defensor do Pinheiros. Imaginem como será esse duelo particular?

Zach Graham, do Brasília, é o cestinha da atual temporada do NBB CAIXA, com 21,9 pontos por jogo (Anderson Papel/Divulgação)

Graham está em sua primeira temporada no NBB CAIXA e já mostrou força na briga pelo troféu Oscar Schmidt de cestinha do campeonato. Já Bennett é um cara que se sobressai dos dois lados da quadra, faz bandejas inacreditáveis e defende como poucos.

Vai sair faísca desse duelo aí, hein…

O tal do “equilíbrio”

A palavra ‘equilíbrio’ é a que manda no dicionário do NBB CAIXA. É um ganhando do outro, que ganha do um, que perde do outro e por aí vai…

No momento, Pinheiros e Brasília possuem campanhas completamente opostas – os pinheirenses estão no G-4, enquanto os candangos estão na lanterna.

Porém, contudo, todavia, entretanto… os últimos jogos de ambos apontam a probabilidade altíssima de uma partida equilibrada nesta quarta-feira. Vamos explicar o porquê:

+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2018/2019

O Brasília vem de sua primeira vitória na temporada diante de ninguém menos que o Botafogo, com propriedade, por largos 82 a 64.

O Fogão, por sua vez, tinha acabado de bater o atual vice-líder Paulistano/Corpore e também já havia vencido times como o líder Sesi Franca e o terceiro colocado Mogi das Cruzes/Helbor. É mole?

Já o Pinheiros vem de vitória duríssima sobre o então lanterna Basquete Cearense, na prorrogação, por 88 a 86. Antes disso, o time pinheirense havia perdido para Life Fitness/Minas e o vice-líder Paulistano, este que também perdeu para o Botafogo, que perdeu para o Brasília.

Nossa senhora… até embaralhou a cabeça. Mas, resumindo: na temporada 2018/2019 do NBB CAIXA, qualquer time pode jogar de igual para igual com todos os outros, e inclusive ganhar, seja dentro ou fora de casa.

E como diria o narrador das partidas do #NBBnoFacebook e #NBBnoTwitter, Guilherme Maia: “Isso, amigão, isso é NBB!”.

+Seleção da Semana #5: veja os destaques do NBB CAIXA na semana anterior

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.