#JOGAJUNTO

Rio 2016

Por uma bola

12-08-2016 | 09:50
Por Liga Nacional de Basquete

Sem anotar última bola da partida, Sérvia trava gigante duelo, mas não conquista vitória contra os Estados Unidos por três pontos de diferença

Parece que os balcãs incorporaram a tática australiana e misturou com sua (sempre atrás no placar para dar o bote no último quarto) e quase deu certo. Seleção dos Estados Unidos travou jogo truncado, contou com o erro sérvio no último lance do jogo e chegou ao seu quarto triunfo, por 94 a 9, nesta quarta rodada do Grupo A na Olimpíada do Rio de Janeiro.

KrXI_-oocEOambFQFlCobw

Paul George foi um dos seis atletas da seleção dos Estados Unidos que anotou mais de dez pontos (Créditos: FIBA)

Põe na conta: Com esta vitória a equipe norte-americana acumula quatro triunfos, soma oito pontos e está na liderança do Grupo A. Enquanto isso, a Sérvia encara a quarta colocação, última dentro da zona de classificação para a próxima fase da Olimpíada.

União faz a força: Seis jogadores anotaram mais de dez pontos pelo time norte-americano e desta vez todo o trabalho foi composto pelo jogo coletivo. Dentre eles: Carmelo Anthony (12); Paul George (12); Kyrie Irving (15); Demar DeRozan (11); Deandre Jordan (13); e Kevin Durant (12).

Ganhou espaço: No primeiro quarto da partida, a Seleção da Sérvia não conteve o grande time norte-americano e, com facilidade em seu jogo corrido, de contra-ataque e muito físico na defesa, abriu vantagem de 12 pontos para cima dos eslavos (27 a 15).

Sempre na espreita: Em todos os jogos que tiveram até aqui nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, uma característica que a Sérvia tem é de ficar perto no placar e não deixar o adversário a abrir uma grande vantagem no placar. Comandados por Raduljica, que anotou 16 pontos até o intervalo, o time balcã usou a estratégia de faltas na seleção dos Estados Unidos, desestabilizou a equipe, truncou o jogo e baixou a vantagem para nove pontos, fazendo 26 a 23 no segundo período (60 a 51 no total).

A hora certa? Mesmo já com problemas nas faltas,  a Sérvia passou a continuar com a estratégia e o jogou passou a ficar mais equilibrado. Aos sete minutos do terceiro quarto, a equipe comandada por Sasha Djordjevic baixou a vantagem para cinco pontos e ficou na rabeira do time dos Estados Unidos. Jokic não desapontou e segurou as pontas, chegando a 13 pontos, quando Raduljica passou a ser poupado.

Fez muito: Faltando seis minutos para acabar o jogo, Raduljica entrou em quadra, anotou dois pontos e rapidamente fez outra falta, que o tirou de jogo e facilitou as coisas para os Estados Unidos. Em 14 minutos, o pivozão acumulou 18 pontos e dois rebotes.

Momento da partida: Durant erra o chute faltando 30 segundos no placar, Teodosic infiltra, leva três jogadores consigo, passa a bola para trás, mas o chute de seu companheiro não cai. O próprio armador vai buscar a bola, consegue o rebote ofensivo e toma a falta. O placar passou a ficar com diferença de apenas três pontos no minuto final da partida. Irving errou a bandeja, Jokic errou o chute de dois pontos, Durant afobou e errou outro chute dos três pontos e a Sérvia conquistou o rebote e ainda perdeu a bola no meio da quadra, mas ainda possuía a posse. Na lateral, a bola é arremessada para Teodosic, Paul George e mais um companheiro fizeram a dobra, o armador brilhante toca a bola para Bogdanovic, na diagonal da esquerda do perímetro, o ala/armador, em um dia ruim, chutou a bola e não converteu para empatar a partida, dando a vitória para os norte-americanos.

GT1Lr43Jh0yJFXCsDJ6_OA

Jokic anotou 25 pontos e foi o cestinha da partida. Demarcus Cousins e Deandre Jordan, pivôs da NBA também, somaram 18 pontos na partida (Créditos: FIBA)

Maestro e seu pupilo: Sem Raduljica, no último período Jokic e Teodosic seguraram o piano pelo lado balcã. Novamente Milos Teodosic deu show quando sua equipe sua equipe mais precisou do armador. Em quase 30 minutos jogados,  o atleta anotou 18 pontos, deu seis passes assistidos e ainda pegou três rebotes. E o jovem Nikola Jokic acumulou 25 tentos, em 11 tiros de 15 tentados, seis sobras e ainda três assistências, em cima dos seus companheiros de NBA.

Números comprovam: O número de perdas de posse de bola acabou com as chances eslavas no primeiro período. O sérvios tomaram 27 tentos logo no início porque perderam nove vezes a bola enquanto o elenco dos Estados Unidos sofreram duas vezes com este erro. Ao total, foram 16 perdas contra 12 da equipe vencedora.

E agora? A seleção dos Estados Unidos enfrenta a França em seu último duelo no Grupo A no domingo, dia 14/08, às 14h15 (horário de Brasília). Enquanto isso, no mesmo dia, a Sérvia confrontará a China, só que às 22h30 (horário de Brasília).