#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Portas abertas

25-02-2015 | 05:37
Por Liga Nacional de Basquete

Nesta quinta-feira, dois jogos na região Sul do país abrirão as disputas da Liga Ouro 2015; quatro equipes estão na luta pelo título e de olho na vaga para o NBB 8

Remanescentes da última edição, Campo Mourão e Sport se enfrentarão na abertura da Liga Ouro 2015 (Walter Natálio/Divulgação)

Remanescentes da última edição, Campo Mourão e Sport se enfrentarão na abertura da Liga Ouro 2015 (Walter Natálio/Divulgação)

A Liga Ouro é o caminho para as equipes que sonham em chegar ao NBB, a principal competição de basquete país. Na semana de abertura da Divisão de Acesso, a bola subirá na região Sul do Brasil, com duas partidas, nesta quinta-feira, às 20 horas (de Brasília).

Os duelos que abrirão a segunda edição da competição serão entre Campo Mourão Basquete (PR) e Sport Club do Recife (PE) no Ginásio de Esportes JK, no Paraná, e Caxias do Sul Basquete (RS) contra CEUB (DF), que se enfrentarão no Ginásio Vasco da Gama, no Rio Grande do Sul.

+ Confira a tabela de jogos completa da Liga Ouro 2015

“Sport e Campo Mourão são equipes que se enfrentam desde 2011. Antes da criação da Liga Ouro, já tínhamos enfrentados eles algumas vezes na Supercopa Brasil e ao todo são sete jogos, com quatro vitórias para nós e três para eles. São duas equipes com pensamentos muito parecidos e ambos estão buscando seu espaço no NBB. Tenho certeza de que logo de cara faremos um grande jogo contra o Sport”, disse Emerson de Souza, técnico do Campo Mourão.

Com passagens por Palmeiras e Flamengo, Guto liderará o Caxias na Liga Ouro (Fabio Menotti/Ag. Palmeiras)

Com passagens por Palmeiras e Flamengo, Guto liderará o Caxias na Liga Ouro (Fabio Menotti/Ag. Palmeiras)

Ambas as partidas acontecerão novamente no sábado, às 17 horas (de Brasília). De acordo com o regulamento do campeonato, as equipes se enfrentam quatro vezes durante a fase de classificação e o sistema de disputa segue os padrões da primeira edição.

Após todos os times se enfrentarem em jogos de ida e volta, totalizando 12 partidas para cada equipe, o primeiro colocado se classifica direto para a final. O segundo e terceiro fazem uma disputa de playoff e o vencedor vai à final. As duas fases de mata-mata serão disputadas em melhor de cinco jogos.

Em sua segunda edição, a disputa pelo acesso ao NBB traz novidades como a equipe de CEUB (DF), que nessa temporada começou a jogar competições profissionais, o Sport Club Recife (PE) que tem em sua base jogadores sub-22 que vêm representando muito bem a camisa rubro-negra na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) e traz de volta a tradição do basquete do Sul do país com dois representes, Campo Mourão (PR) que na primeira edição foi eliminado na semifinal e o estreante Caxias do Sul (RS).

Experiência e juventude

Experiência e juventude. Esse é o ponto comum das quatro equipes. Nos grupos de jogadores, é possível ver e reconhecer nomes que estiveram recentemente em edições do NBB, além de jovens promessas que buscam reconhecimento e um espaço maior no cenário nacional.

Um dos grandes nomes da competição, Sidão, de 2,15m de altura, será o xerife do garrafão do Sport  (Luiz Pires/LNB)

Um dos grandes nomes da competição, Sidão, de 2,15m de altura, será o xerife do garrafão do Sport (Luiz Pires/LNB)

Nomes conhecidos como o ala Rossi (CEUB), que defendeu a equipe de Brasília nas seis primeiras edições do NBB, o ala Schneider (Campo Mourão), que na primeira parte da sétima edição do NBB esteve na Liga Sorocabana de Basquete, o ala Guto (Caxias do Sul), que tem passagem por Flamengo e Palmeiras e o pivô Sidão (Sport), que com seus 2,15 m e ostenta o titulo de jogador mais alto da competição, esteve na última edição do campeonato nacional na empolgante campanha de Mogi das Cruzes que chegou a quarta posição do NBB.

Na contramão, os jovens que buscam estabilidade no basquete brasileiro e aos poucos vem conquistando esse espaço. Os dois times sulistas trazem em seus elencos atletas bem jovens como os alas de Campo Mourão Elvis e Elton, 16 anos, e no Caxias do Sul o ala armador Henrique, também de 16 anos.

Outros jovens conhecidos e que merecem atenção são o ala Rafa Moreira (CEUB), 23 anos, e o armador Victinho (Spot), 22 anos e grande nome de seu esquadrão na LDB 2014/15. Ambos já disputaram duas edições do NBB e tiveram médias de mais de quinze minutos em quadra.

Pela segunda vez na Liga Ouro, o Sport Club Recife chega com o pensamento de fazer bonito. Depois de participar da primeira edição da competição, a equipe rubro-negra chega mais preparada para 2015, com as contratações de Sidão, Feliz (com passagens por Brasília, Flamengo e Franca), Mafra (ex-Liga Sorocabana) e o ala Castellón, cestinha da última Liga Ouro pelo Campo Mourão. Além disso, a base da equipe é o time Sub-22 que está classificado para a segunda fase da LDB.

“Estamos bem preparados, treinamos forte, temos uma equipe jovem, mas somamos com jogadores experientes que vão equilibrar o nosso grupo. Com muita raça e determinação vamos atrás do nosso objetivo que é a vaga para o NBB”, explicou o comandante do Sport Club, Ricardo Oliveira, que tem um media de 22 anos em seu grupo.

+ Expectativa alta: Sport chega para sua 2ª Liga Ouro com mistura entre jovens da LDB e atleta experientes

Depois de bela passagem pela Liga Sorocabana, Schneider defenderá o Campo Mourão na Liga Ouro 2015 (Carolina Bertolli/Focalize)

Depois de bela passagem pela Liga Sorocabana, Schneider defenderá o Campo Mourão na Liga Ouro 2015 (Carolina Bertolli/Focalize)

Outra equipe que disputa a Liga Ouro pela segunda vez é o Campo Mourão. Na primeira edição, a equipe paranaense foi até as semifinais, mas acabou eliminada pelo então campeão Rio Claro. Agora, para 2015, a equipe apresenta um elenco recheado de caras conhecidas, como Schneider, Luisinho (ex-Rio Claro), Romário (ex-Macaé Basquete) e Wanderson (ex-Minas).

“Nosso desafio é em pouco tempo conseguir explorar o que cada jogador tem de melhor. Estamos com um elenco bastante homogêneo e a expectativa é de fazer o melhor papel possível. Queremos ir longe e ficar com o título para ter a honra de ser a menor cidade a jogar a elite do basquete brasileiro”, disse o comandante paranaense Emerson de Souza.

+ Mais experiente e mais forte: Campo Mourão chega para 2ª edição da Liga Ouro com elenco de respeito

Com o titulo da Super Copa Brasil na bagagem o CEUB (DF) vem para sua primeira tentativa de entrar na elite do basquete nacional e chega com nomes conhecidos como Rossi, Rafa Moreira, o armador Vinícius Gobor (ex-Paulistano e Mogi) e o pivô Adriano Machado (ex-Basquete Cearense e Minas).

“Essa vaga na Liga Ouro é o retorno do trabalho que estamos fazendo há cinco anos e nos últimos dois anos, crescemos bastante e chegamos até aqui. Queremos evoluir nosso time, o projeto, mas também tudo o que nos cerca em relação à estrutura. A competição será muito equilibrada, igual ao ano passado, onde a diferença entre as equipes era mínima. Queremos primeiro atingir os playoffs, para depois pensar nosso grande objetivo que é chegar ao NBB”, explicou o técnico candango Rodrigo Leonardo, o popular “Galego”.

Adriano Machado foi uma das contratações do CEUB para a Liga Ouro 2015 (Orlando Bento/Minas TC)

Adriano Machado foi uma das contratações do CEUB para a Liga Ouro 2015 (Orlando Bento/Minas TC)

Há alguns anos fora do maior campeonato nacional, o Estado do Rio Grande do Sul tem no Caxias a esperança para voltar a figurar no NBB. “A escola de jogadores que saíram do Rio Grande do Sul é enorme e por isso acredito que nosso estado deva estar no grande campeonato que o NBB”, disse o técnico Rodrigo Barbosa

“Trabalhamos em uma estrutura forte para disputar a Liga Ouro, estamos com os pés no chão, pensando em cada fase da disputa. Temos grandes objetivos, mas vamos conquista-los passo a passo, agora nosso principal foco é ficar entre os três melhores para ai sim começar a pensar na conquista da vaga”, completou comandante do Caxias do Sul.

+ RS de volta: Caxias recoloca Estado nas principais competições de basquete do país

Confira as datas e horários dos jogos da 1ª semana da Liga Ouro 2015:

Quinta-feira (26/02)
20h – Caxias do Sul x CEUB – Ginásio Vasco da Gama (Caxias)
20h – Campo Mourão x Sport Club – Ginásio Esportes JK (Campo Mourão)

Sábado (28/02)
17h – Caxias do Sul x CEUB – Ginásio Vasco da Gama (Caxias)
17h – Campo Mourão x Sport Club – Ginásio Esportes JK (Campo Mourão)