#JOGAJUNTO

NBB CAIXA

Possibilidades mil

23-03-2018 | 04:53
Por Liga Nacional de Basquete

Com duas rodadas para o fim da fase de classificação, equipes ainda lutam para confirmar o mando de quadra nas oitavas; Botafogo e Joinville brigam pela última vaga nos playoffs

O meio da tabela de classificação do NBB CAIXA 2017/2018 está equilibrado demais. Com duas rodadas para o fim da primeira fase, apenas o Sendi/Bauru Basket tem o mando de quadra confirmado nas oitavas de final e muitas possibilidades estão em jogo.

Atualmente no quinto lugar, com campanha de 57,7% de aproveitamento (15 vitórias e 11 derrotas), os atuais campeões têm garantido ao menos a sétima posição. No entanto, para confirmar sua colocação atual, o time do interior paulista precisa apenas de um triunfo em suas duas últimas partidas.

+ Confira a tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2017/2018

A partir do sexto lugar está tudo aberto, mesmo. Com campanhas idênticas de 53,8% de aproveitamento (14 vitórias e 12 derrotas), Universo/Vitória e Banrisul/Caxias aparecem na sexta e sétima posições, respectivamente. Com um resultado positivo a menos, o EC Pinheiros é o oitavo, seguido de perto por Solar Cearense e Minas Tênis Clube, ambos com 12 vitórias.

Vitória e Minas farão um confronto direto por posições neste domingo (Maurícia da Mata/EC Vitória)

Diante deste equilibrado cenário, o leque de possibilidades é enorme e até um empate quádruplo pode decidir o posicionamento final das equipes para ser formado o chaveamento dos playoffs. Das cinco equipes citadas acima, apenas três se juntarão ao Bauru como “mandantes” das oitavas de final.

De acordo com o regulamento do NBB CAIXA, as equipes que terminam entre 5º e 8º têm a vantagem de decidir o confronto da primeira fase dos playoffs em um possível Jogo 5 em casa. Além disso, a equipe de melhor campanha será mandante nos Jogos 2 e 3, e a de pior campanha jogará ao lado de sua torcida nos Jogos 1 e 4.

Na 11ª posição, o Vasco da Gama já tem seu lugar nos playoffs garantido, mas matematicamente não conseguirá chegar ao G-8. A melhor posição que o time de São Januário pode chegar é o nono lugar.

Outra briga que agita as duas últimas rodadas da fase de classificação é pela última vaga nos playoffs. Com uma vitória a mais do que o Joinville e a vantagem no confronto direto, o Botafogo precisa de um triunfo ou de uma derrota dos catarinenses para garantir a classificação.

Um olho no peixe, outro no gato: Joinville luta por vaga nos playoffs e também briga para fugir do descenso (Ricardo Bufolin/ECP)

Ainda na luta para chegar ao mata-mata, Joinville também tem outra disputa em seu radar. Por ainda ter um confronto direto com o Campo Mourão, na última rodada, o time do técnico George Salles pode ser ultrapassado pela equipe paranaense e terminar a fase de classificação na 14ª posição, caindo para a Liga Ouro 2019 ao lado da Liga Sorocabana.

Para isso, Campo Mourão tem que vencer o Caxias e torcer para o líder Paulistano vencer o Joinville, em dois jogos da rodada deste domingo. Desta maneira, as duas equipes fariam um jogo de tudo ou nada na próxima terça.

Já na parte de cima da tabela, o G-4 está formado. Paulistano/Corpore e Flamengo ainda disputam a liderança, mas os paulistas precisam de apenas um triunfo nos dois jogos restantes para confirmarem a primeira posição. Por sua vez, Sesi Franca e Mogi/Helbor estão cravados na terceira e quarta colocações, respectivamente.

Confira a tabela completa da reta final da fase de classificação:

– 24/03 (sábado)
14h – Sesi Franca x Vasco da Gama (ao vivo na Band)

– 25/03 (domingo)
11h – Sendi/Bauru Basket x Botafogo
11h – Banrisul/Caxias Basquete x Campo Mourão
11h – Minas Tênis Clube x Universo/Vitória
11h – Flamengo x Solar Cearense (ao vivo no Twitter)
11h – AABJ/Joinville x Paulistano/Corpore

– 27/03 (terça-feira)
19h30 – EC Pinheiros x Liga Sorocabana
19h30 – AABJ/Joinville x Campo Mourão
19h30 – Sesi Franca x Botafogo
19h30 – Sendi/Bauru Basket x Vasco da Gama
19h30 – Minas Tênis Clube x Solar Cearense
19h30 – Flamengo x Universo/Vitória
19h30 – Banrisul/Caxias Basquete x Paulistano/Corpore

– 29/03 (quinta-feira)
20h – Mogi das Cruzes/Helbor x EC Pinheiros

– 30/03 (sexta-feira)
20h – Liga Sorocabana x Mogi das Cruzes/Helbor