#JOGAJUNTO

LDB

Potência

29-09-2017 | 03:55
Por Douglas Carraretto

Líder do Estadual Sub-19 e cara de adulto: Paulistano aparece com força na briga pelo título inédito na competição: “vamos chegar longe"

Nomes constantes na equipe adulta, Vitão e Dikembe são alguns dos destaques da equipe Sub-20 do Paulistano (Ale da Costa/Portrait Imagens)

Dando sequência à apresentação das equipes que disputarão o Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2017, o portal da Liga Nacional de Basquete colocará em pauta uma das maiores potências do basquete de base do país: o Paulistano/Corpore, que chegará com força em busca de seu primeiro título na competição.

Encabeçado por nomes de tamanha importância no elenco adulto, como o armador Yago Matheus, de 18 anos, e o pivô Victor André, de 20 anos, a equipe Sub-20 alvirrubra ainda conta com mais três atletas constantes na rotação do time comandado por Gustavo De Conti no Campeonato Paulista 2017: o armador Gemadinha, o ala Alex Dória e o pivô Dikembe.

“A expectativa está muito grande para essa LDB. O clube está dando um apoio muito legal. Temos o slogan de ‘Antecipe o Futuro’ e isso faz parte do nosso objetivo da LDB. Nosso elenco será formado pelo Sub-19, em que somos líderes do Estadual, e ainda contaremos com os garotos que sobem no adulto, como Gemada, Vitão, Alex e Yago. Os meninos estão ansiosos, com uma expectativa muito boa. Vamos firme atrás desse título”, disse o técnico da equipe, Beto Jayme.

Por falar nele, o “menino prodígio” Yago Matheus jogou a LDB 2015 pelo Palmeiras (SP) e deu um belo cartão de visitas ao basquete nacional. Logo na partida de estreia, o baixinho nascido em 1999 fez um jogo de 20 pontos com 100% nas bolas de 3 pontos (6/6) em apenas 16 minutos contra o Praia Clube (MG). No fim, terminou o campeonato com média de 11,3 pontos em 20 partidas, tudo isso com apenas 16 anos quando a LDB ainda era Sub-22. (Confira abaixo Yago em 2015 no quadro #EuSouOFuturo da LNB).

“A LDB foi um dos campeonatos mais importantes que já disputei, por conta da transição que tive aos 16 anos. Nessa época eu só jogava uma categoria acima no Palmeiras e na LDB tive a oportunidade de jogar com atletas de 20, 22 anos, que já jogavam no adulto. Isso me mostrou o que era o basquete e que eu ainda tinha que treinar muito. É uma experiência única para todo mundo. Quando tive a oportunidade de jogar no adulto no Paulistano acabou sendo mais fácil do que eu esperava, e a LDB com certeza me ajudou muito nesse processo”, contou Yago.

Quem também merece destaque no grupo comandado pelo técnico Beto Jayme, assistente de De Conti no adulto, é o armador Beto Fagundes e o ala Raphael Barros, que participaram do Nike Elite NBB Camp, que reuniu as principais promessas do basquete nacional até 23 anos para sessões de treinamentos com estrelas do NBB CAIXA em cada posição.

O Paulistano é o líder do Campeonato Paulista Sub-19, com campanha de oito vitórias em dez partidas, a mesma de EC Pinheiros e Palmeiras, que possuem saldo de cestas menor que o clube alvirrubro. O grande destaque da equipe é o pivô Dikembe André, de 19 anos e 2,06m de altura, dono das médias de 18,3 pontos e 9,8 rebotes. Por sua vez, o gigante nascido em Cotia (SP) dá indícios que pode ser uma das principais surpresas da sétima edição da LDB.

“A expectativa da nossa equipe está muito grande. Esperamos conquistar o título, estamos com um time muito forte, e a chegada do Yago irá acrescentar muito também. Nosso time tem tudo para ser campeão, sempre respeitando todas as equipes. Vamos entrar forte todos jogos e acredito que vamos chegar longe nessa LDB”, disse Dikembe, que também falou sobre a oportunidade de jogar uma LDB.

“Jogar uma LDB é uma grande oportunidade para os jovens. Vejo isso como um grande pontapé para a minha carreira, pois a LDB é como uma preparação para o NBB. Ganhamos muita visibilidade na LDB e isso foi provado com vários jogadores de destaque nos dias de hoje. Estou muito feliz no Paulistano, nossa equipe é muito unida. Vamos entrar forte em todas as partidas para começar a construir o título”, declarou Dikembe.

Apesar de ser um dos clubes sede da LDB 2017, o Paulistano dará seus primeiros passos nesta edição da competição atuando no Ginásio Palácio de Cristal, em Curitiba (PR), entre os dias 22 e 25 de outubro. Os adversários, em ordem, serão Sogipa (RS), Solar Cearense (CE), o dono da casa Curitiba Basquetebol/Círculo Militar do Paraná (PR) e o Praia Clube (MG). Segundo informou a assessoria de imprensa do clube, Yago Matheus e Vitão só irão para esta primeira etapa caso a equipe adulta não vá para a decisão do Campeonato Paulista.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Confira a relação de atletas do Paulistano para LDB 2017:

Armadores:

Beto Fagundes – 17 anos – 1,88m
Daniel Cassiano – 17 anos – 1,77m
Luis Fernando “Gemada” – 20 anos – 1,81m
Yago Matheus – 18 anos – 1,78m –

Alas:

Alex Doria – 20 anos – 2,00m
Anderson Santana – 17 anos – 1,90m
Danilo Penteado – 18 anos – 1,99m
Gabriel Piva – 19 anos – 1,95m
Matheus Bernardo – 18 anos – 1,89m
Rafael Barros – 19 anos – 2,00m
Raphael Barros – 17 anos – 1,94m

Pivôs:

Ariel Drumond – 18 anos – 2,07m
Cristofer Duarte – 18 anos – 2,08m
Dikembe André – 18 anos – 2,06m
Giovani Scapuccin – 19 anos – 2,04m
Pedro Ianguas – 19 anos – 2,09m
Victor Andé “Vitão” – 20 anos – 2,03m