#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Pré-lista divulgada

30-10-2017 | 03:27
Por Liga Nacional de Basquete

Com algumas novidades, técnico Aleksandar Petrovic inscreve 24 atletas na pré-lista para partidas diante de Chile e Venezuela, pelas Eliminatórias do Mundial de 2019

Armador de apenas 18 anos, Yago é um dos 24 presentes na pré-lista de Petrovic (Ale da Costa/Portrait)

O novo técnico da Seleção Brasileira, Aleksandar Petrovic anunciou, na última sexta-feira (27/10), os 24 atletas inscritos na pré-lista para as partidas que abrem as Eliminatórias para o Mundial de 2019, entre os dias 24 e 27 de novembro, contra Chile e Venezuela. Em sua lista, o treinador croata mesclou nomes de extrema experiência com jovens promissores. 

Entre as novidades em relação as convocações recentes estão Yago Mateus, jovem destaque do Paulistano/Corpore no último NBB CAIXA de apenas 18 anos; Arthur Pecos, um dos grandes nomes do time da capital paulista na última temporada e agora armador do Flamengo; Jhonatan, outro atleta do CAP, bem mais experiente; e Antonio, jovem ala do Sesi/Franca Basquete. 

Ao todo, 17 dos 24 presentes na lista de Petrovic estarão disputando o NBB CAIXA a partir do dia 04 de novembro. Os outros 12 são: Fúlvio e Lucas Mariano, do Vasco; Alex Garcia, Renan Lenz e Rafael Hettsheimeir, do Sendi/Bauru Basket; Marquinhos e Olivinha, do Flamengo; Léo Meindl, Jefferson William e Rafael Mineiro, do Franca; Lucas Dias, do Paulistano; e Jimmy e Caio Torres, do Mogi das Cruzes/Helbor. 

Recentemente contratado, Petrovic apresentou novidades em relação a listas anteriores em sua primeira pré-convocação (Divulgação/CBB)

Os outros sete convocados se dividem entre equipes da Europa, um representante na NBA e um atleta sem clube no momento. São eles: Anderson Varejão (sem time), Augusto Lima, do Besiktas (TUR), Georginho, do Rio Grande Valley Vipers (NBA G League), Marcelinho Huertas, do Baskonia (ESP), Raulzinho Neto, do Utah Jazz (NBA), Ricardo Fischer, do Bilbao (ESP) e Vitor Benite, do Murcia (ESP). 

Não estão presentes na lista jogadores conhecidos do fã da bola laranja, como Leadrinho e Tiago Splitter, ambos atualmente sem clube, além de nomes presentes na NBA, como Nenê, do Houston Rockets, Cristiano Felício, do Chicago Bulls, Lucas “Bebê” Nogueira e Bruno Caboclo, do Toronto Raptors. 

O duelo de estreia do Brasil será fora de casa, contra o Chile, dia 24 de novembro, em Osorno. Depois, no Rio de Janeiro, dia 27, o rival é a forte Venezuela. O sistema de eliminatórias para o Mundial de 2019 é novidade e contará ainda com mais cinco outras janelas, dividias também entre fevereiro, junho, setembro e novembro de 2018 e fevereiro de 2019.