#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Preparaçãocompleta

03-04-2018 | 05:24
Por Liga Nacional de Basquete

Com diversos vídeos e temas trabalhados, Clínica de Arbitragem do NBB CAIXA é realizada antes do início dos playoffs

Já tradicional, Clínica foi realizada às vésperas do início dos playoffs (Divulgação/LNB)

Como já é de costume, os árbitros do NBB CAIXA se reuniram antes dos playoffs para uma das Clínicas de Arbitragem mais importantes da temporada. Nas últimas quarta e quinta-feira (27 e 28/03), em São Paulo (SP), os 23 oficiais envolvidos no mata-mata passaram por uma imersão de vídeos, explicações e trocas de ideias com o intuito de chegarem ainda mais preparados para a fase decisiva do campeonato.

“Particularmente acho essa clínica uma das mais importantes da temporada. A competição está afunilando e algumas coisas precisam ser melhoradas. Essa clínica serve justamente para isso, apontar, através de vídeos, aquilo que precisamos melhorar, nas mais diferentes situações”, declarou Fabiano Huber (GO), árbitro do NBB CAIXA.

Ao longo de toda clínica, foram trabalhados diversos vídeos da fase de classificação que puderam ampliar ainda mais o conhecimento e o domínio pelos árbitros dos mais variados temas, como conceitos de faltas, violações, flop/fake e corta luz, além de mecânica do trio de arbitragem e verticalidade.

+Lista completa de transmissões dos playoffs do NBB CAIXA

“Todas as clínicas são muito importantes para dar um norte na nossa arbitragem e esta, talvez tenha uma importância maior, pela dificuldade dos jogos nos playoffs. Não obstante à importância das outras, esta clínica é de suma importância para corrigirmos todos os erros da fase de classificação e chegarmos completamente preparados para fase decisiva da competição”, afirmou Cauan Santos (MG), árbitro do NBB CAIXA.

Além de todas as situações citadas acima, também foram trabalhadas algumas dinâmicas com o enfoque em tomadas de decisão durante uma partida, como comunicação, autocontrole, autoconfiança, consistência e motivação. Com tudo o que foi aplicado na Clínica, os oficiais do apito ganharam ainda mais condições de exercerem o melhor trabalho possível nos playoffs do NBB CAIXA.

“Agora é a fase principal do campeonato e todo ano ocorre essa reunião entre os árbitros, que serve para discutir os pontos principais da fase de classificação. É necessária essa padronização nas atitudes dos árbitros, para cada vez os jogos serem melhores arbitrados”, concluiu Marcos Benito, árbitro do NBB CAIXA.

As clínicas e reuniões de arbitragem antes dos playoffs acontecem desde a primeira edição do NBB CAIXA. Só nesta temporada, é a terceira vez que os árbitros se reúnem para eventos do tipo, o que reforça o compromisso da LNB com a aplicação e constante melhoria dos nossos árbitros.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.