#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Preparaçãono apito

27-03-2017 | 05:11
Por Liga Nacional de Basquete

Árbitros selecionados para os playoffs do NBB CAIXA participam de clínica em SP visando bom desempenho no mata-mata

23 dos 39 árbitros do NBB CAIXA foram selecionados para os playoffs (Divulgação/LNB)

Playoff é sinônimo de concentração, foco e preparação em dobro para todos os envolvidos. Na arbitragem não é diferente. Em ação viabilizada através da Lei de Incentivo ao Esporte, o grupo de árbitros selecionado para a fase de mata-mata do NBB CAIXA participou de uma clínica em São Paulo (SP), neste domingo e segunda-feira.

Dos 39 árbitros que atuam na temporada 2016/2017 do maior campeonato do país, 23 foram selecionados para os playoffs. Todos se reuniram para dois dias de dinâmicas, análises de vídeos e muita troca de experiências, tudo sob o comando da coordenadora de arbitragem da Liga Nacional de Basquete (LNB), Flávia Almeida.

“É um trabalho proporcional à evolução da arbitragem. Estamos em constante preparação em busca do melhor desempenho possível. A cada ano que passa o NBB CAIXA fica mais difícil e nos playoffs tudo muda. A evolução da arbitragem vem exatamente através de muito estudo, análises e um trabalho árduo. Esperamos que com essa clínica os árbitros estejam ainda preparados para esses playoffs”, disse Flávia Almeida.

A discussão de conceitos para as mais variadas situações de jogo foi feita através de vídeos das partidas do primeiro e do segundo turno do NBB CAIXA, com o objetivo de induzir os árbitros a interpretarem as determinadas situações da maneira correta e tomarem a melhor decisão e de maneira rápida.

Clínica de Arbitragem da LNB aconteceu domingo (26) e segunda-feira (27) em São Paulo (Divulgação/LNB)

Ainda entraram em pauta temas como análises de corta-luz, lances fora da bola (off the ball), parte administrativa da partida, falta antidesportiva e desqualificante, análise de contato, transição e violações, além de mecânica de trabalho em equipe e decisões individuais e coletivas.

“A cada ano que passa os times vão se estudando mais, e para nós árbitros é bom estudar também, pois ajuda muito na hora de tomar uma decisão. Playoff é um jogo de vida ou morte. O NBB CAIXA está cada vez mais competitivo, desde a primeira até essa o equilíbrio só aumenta. Para nós da arbitragem estudar o que os atletas fazem, como se comportam, na hora de tomar uma decisão é fundamental”, comentou o árbitro Cristiano Maranho (SC), de 43 anos.

Este foi o terceiro encontro entre os profissionais de arbitragem só nesta temporada. O primeiro aconteceu antes do início do campeonato, e o segundo no começo do mês de fevereiro. Para a coordenadora de arbitragem da LNB, Flávia Almeida, a maior constância das reuniões com os árbitros vai de acordo com a evolução da própria arbitragem.

“Essa temporada está diferente, estamos tendo mais clínicas e isso é muito importante, porque precisamos estar sempre estudando, melhorando, discutindo mecânicas. Arbitragem é complicado. Essa clínica é uma das mais importantes. Vamos entrar em um playoff que será bem complicado, pois todas as equipes estão bem niveladas. Por isso é importante discussões e análises de vídeos”, disse o árbitro Fabiano Huber (GO).

Análises de vídeos, trocas de experiências e muito foco: assim foi a dinâmica na clínica (Divulgação/LNB)

“Playoff muda tudo. É outro campeonato. Cada decisão pode ser crucial para um time vencer. Você está ali e tem que decidir tudo na hora, rápido. É muito mais difícil, mas creio que com essa clínica estaremos ainda mais preparados”, concluiu Fabiano, de 31 anos, que esteve presente nas Finais do último do NBB CAIXA.

Um dos árbitros mais novos do quadro dos playoffs, o paranaense Luiz Felipe de Oliveira Silva, de 27 anos, vai para seu segundo mata-mata de NBB CAIXA na carreira. Para ele, a preparação está muito melhor em relação às outras temporadas e as clínicas deixam os árbitros ainda mais prontos para as dificuldades que as séries decisivas oferecem.

“Nunca tivemos essa quantidade de clínicas, isso é muito bom. A preparação desde o começo do campeonato até agora está muito melhor do que em outros anos. Foi muito dinâmico e essa interação dos mais experientes com os mais novos é essencial. Com todos esses vídeos, palestras e dinâmicas certamente chegaremos muito mais preparados nos playoffs”, disse Luiz Felipe.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.